Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade de biodiesel da Petrobras
Advertisements

DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
CVRD e Petrobras Distribuidora
Alunorte A Alunorte é uma refinaria que produz alumina, principal insumo para a produção do alumínio. Trata-se de uma etapa intermediária na cadeia produtiva.
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
PROJETO DE PESQUISA Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB): o contraste entre os objetivos propostos e o desempenho verificado no período.
Logística Vale Bienal dos Negócios da Agricultura
Mecanismos de Colaboração Financeira para Meio Ambiente
AGRONEGÓCIO.
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
Biomassa.
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Banco do Brasil e o Agronegócio
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Potencial de investimento na cadeia da Silvicultura
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
LINHAS DE CRÉDITO PARA A SILVICULTURA OUTUBRO 2005 Guaíba Rogério Augusto de Wallau Vice-Presidente da CAIXARS SENAR/FARSUL-ARACRUZ.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
9 – Os complexos agroindustriais
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Contexto geral áreasalteradas  Cerca de 280 mil km 2 de áreas alteradas na Amazônia brasileira (26 mil km 2 só em )  Considerando que 20-25%
Restauração de Habitats
Responsabilidade Social no Walmart Brasil
Iniciativas tecnológicas Vale para redução de consumo de combustíveis e emissões Piracicaba 13/12/2013.
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
Energia Renovável Biomassa.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
JOÃO JOSÉ MAGALHÃES SOARES
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
O Setor Sucro-alcooleiro
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
1.Escolha da Instituição Financeira Os recursos do Programa A B C podem ser solicitados por produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas.
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
VITÓRIA DA CONQUISTA Poções Água para Todos Perfurados sete poços no período de , com investimento de R$ 110,5 mil Construídas 91 cisternas no.
Gás Natural: Estudo da arte e perspectivas
Incentivo às Construções Sustentáveis nos financiamentos da CAIXA
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
Apresentação do Relatório de Sustentabilidade De acordo com as diretrizes GRI.
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Baixa emissão de carbono
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
GESTÃO DE MATERIAIS Ganhos e Resultados na
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Plataforma Mineira de Bioquerosene “Farm to Fly” Value Chain.
Zoneamento da Cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Cuiabá – 06 de outubro de 2009.
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 1º semestre de 2008 Superintendência de Abastecimento Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2008.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Energia Eólica Junho / 2016.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Ângelo Bressan Filho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply) Agosto de 2007 Os Biocombustíveis.
Transcrição da apresentação:

Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009

Por que investir na produção própria de biodiesel: Sustentabilidade: operações sustentáveis com a utilização de biocombustível Garantia de suprimento: minimizar a vulnerabilidade em relação ao fornecimento e preço dos insumos pelo mercado Matriz de produção do biodiesel no Brasil sustentada pela soja Preço do biodiesel no mercado com fortes indicações de manutenção em níveis elevados, correlacionado ao preço da soja Fonte: BiodieselBR – dez / 08

Trem Flex (em teste) Características: Testes com a mistura Gás Natural + Diesel em locomotivas Construção de protótipos em locomotivas GE e EMD para testes em 2009 Confecção de tanques criogênicos para armazenamento de gás para as locomotivas Benefícios: Com o uso futuro do gás nas locomotivas das ferrovias Vitória a Minas e Carajás, deixarão de ser emitidas 73 mil toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera. Isso corresponde a 32 mil carros por ano.

Projeto Biodiesel Características Gerais: Investimento Vale: US$ 305 milhões Produção de 160 mil toneladas de biodiesel para atender a Estrada de Ferro Carajás e máquinas e equipamentos de grande porte das minas de Carajás Plantio em 60 mil hectares de terras, em consórcio com a Biopalma, em uma área total de cerca de 130 mil hectares Localização do empreendimento em 5 municípios: Moju, Tomé-Açu, Acará, Concórdia, Abaetetuba Início da produção de biodiesel: 2014

Benefícios Social - Geração de 6 mil empregos diretos Implantação do “Projeto Pequeno Produtor” beneficiando 2 mil famílias de pequenos produtores rurais com: Assistência técnica Garantia de aquisição dos frutos produzidos Financiamento junto ao Banco da Amazônia Fornecimento de sementes pela Embrapa Diminuição do êxodo rural, promovendo a inclusão social e favorecendo o ciclo da economia sustentável

Autogeração de energia a partir de biomassa Benefícios Ambiental Não haverá desmatamento para o plantio Do total de 130 mil hectares, 70 mil ha compreendem a reserva legal e as áreas de preservação permanente, sendo protegidos e recuperados pelo consórcio Redução das emissões atmosféricas com a utilização do biodiesel: 12 milhões de toneladas de CO2 equivalente durante a vida útil do projeto. Isso equivale às emissões de mais de 200 mil carros no mesmo período Autogeração de energia a partir de biomassa

Biodiesel na Vale – linha do tempo Implantação da 2ª unidade extratora Plantio em 15.000 hectares Implantação da 4ª unidade extratora Produção do Biodiesel Continuidade do desenvolvimento do projeto Biodiesel na Vale Plantio em 12.500 hectares 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Utilização de B20 nas locomotivas EFVM e EFC Desenvolvimento do projeto de produção de Biodiesel na Vale Estabelecimento do Consórcio Vale Biopalma para produção do óleo de palma (insumo principal para Biodiesel) Plantio em 5000 hectares Implantação da 1ª unidade extratora de óleo Plantio em 12.500 hectares Início de colheita dos primeiros frutos e produção do óleo Implantação da 3ª unidade extratora Plantio em 15.000 hectares

O Consórcio Vale Biopalma 59% 41% Garantia de continuidade do projeto em parceria com empresa global, de forte presença e conhecimento local Objetivos de negócio não conflitantes entre as consorciadas Parceiro experiente em relação à produção de óleo de palma Propriedades já adquiridas pela Biopalma em regiões estratégicas, minimizando riscos Consórcio Vale Base Agrícola Unidades Extratoras de óleo Produção Biodiesel Distribuição Mistura Produção de 500 mil toneladas de óleo de palma Produção de 160 mil toneladas de Biodiesel/ano

Consumo Vale Brasil e Sistema Norte * Entende-se como Sistema Norte: minas de Carajás, Estrada de Ferro Carajás, Terminal Portuário de Ponta da Madeira e Usina de Pelotização de São Luís. * O consumo tende a crescer nos próximos anos