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Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Teoria da Atividade “A minha própria existência é atividade social.” Karl Marx © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Contexto histórico Rússia pulou do feudalismo ao comunismo Necessidade de teoria educacional em consonância com os ideais marxistas Ascenção da psicologia mecanicista © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Reflexo especular Psicologia Mecanicista Estímulo Resposta © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Mediação Psicologia Sócio-histórica Signo Significação Refração Estímulo Resposta © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Aprendizado social 1.Bebê balança braço para pegar objeto 2. Mãe traz um brinquedo próximo 3. Bebê aprende a apontar (sentido social) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Do que é composta uma atividade? Pessoas © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Análise da atividade Cuidado intensivo de bebês prematuros Photo © 2000 Vilma Vainikainen Baseado em Korpela (2004) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

O que elas compartilham? Pessoas Objeto © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Porque elas fazem isso? Pessoas Objeto Resultado © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Objeto: a saúde do bebê Resultado: criança saudável, mãe feliz Photo © 2000 Vilma Vainikainen © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Com que meios elas fazem? Instrumentos Pessoas Objeto Resultado © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Quem são essas pessoas? Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Características culturais da equipe © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Como se organizam essas pessoas? Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Regras Divisão do Trabalho Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Meio de coordenação entre as ações Ator Ação Instrumento Objeto compartilhado © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Sistema da Atividade Engeström (1999) Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Regras Divisão do Trabalho Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Que outras atividades estão conectadas? Preparação / Design de Ferramentas Cuidado Intensivo Reuniões de equipe © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade O resultado de uma atividade se torna o objeto de outra Meio de conexão entre as atividades Photo © 2000 Vilma Vainikainen © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Como a organização é imposta? Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Regras Divisão do Trabalho Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Como as pessoas reagem à organização? Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Regras Divisão do Trabalho Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Qual o impacto da introdução de cada novo artefato nesse ecossistema? © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Relações sociais são complexas © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Mudanças se propagam em rede © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

O que impulsiona a mudança? Seria a necessidade a mãe da invenção? © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Qual a necessidade de um garfo? © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

E de uma torradeira como esta? George Watson © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

E da água com intenção aprovada pelo Dr. Emoto? © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

A frustração com as coisas leva ao desejo de ter novas coisas. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Ao contrário da necessidade, desejos e frustrações não são necessariamente lógicos. Podem ser contraditórios. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade A dialética pode ajudar a trabalhar com contradições... ou confundir ainda mais! © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Tudo está em constante mudança... © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

E o que impulsiona a mudança é a contradição. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Steve Jobs na MacWorld 2007 © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Crise no sistema Clay Spinuzzi Blackberry pessoas objeto resultado regras divisão do trabalho comunidade Botões não se adaptam aos múltiplos objetos © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Teclado on-screen do iPhone © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Reconfiguração Clay Spinuzzi O teclado OnScreen é impreciso iPhone pessoas objeto resultado regras divisão do trabalho comunidade O teclado OnScreen é impreciso © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Perguntas para Sistema da Atividade Qual é a atividade em questão? Quem são as pessoas? Qual o objeto compartilhado da atividade? Qual o resultado esperado da interferência no objeto? Quais são os instrumentos utilizados para transformá-lo? Como elas dividem o trabalho para fazer isso? Quais são as regras das interações? Quais são as características dessa comunidade? Que contradições estão mais tensas, prestes a disparar mudanças? Que outras atividades se conectam com essa atividade? © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Checklist para avaliação de artefatos numa atividade Atende aos objetivos dos usuários? Suporta a solução de conflitos? A linguagem utilizada é adequada para a situação? É considerado importante para a atividade? Está integrado com outros recursos necessários ou desejáveis? Representa claramente a atividade que suporta? Suporta a representação/manipulação do objeto a ser transformado na atividade? O usuário pode obter vantagens significativas por se tornar um expert no uso? É capaz de evoluir junto com a atividade? Contribui significativamente para a evolução da humanidade? Kaptelini e Nardi (2008) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Tipos de contradição Física Técnica Administrativas (humana) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Método TRIZ Genrich Altshuller (1946) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Ação Situada Lucy Suchman (1988) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Generalizações não resolvem contradições humanas. Aliás, não vale à pena tentar resolvê-las, pois... © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Quanto mais tensa está uma contradição, mais perto está a inovação. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Terceira Lei da dialética: mudanças quantitativas acumulam até o ponto em que há uma mudança qualitativa. A água passa do estado líquido ao gasoso após 100 ˚C. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Quer inovação? Então esquente o caldo. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Investimento quantitativo Amplie as fontes de informação Desenvolva várias idéias ao mesmo tempo Permita o aprofundamento Incentive a especialização © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Investimento qualitativo Promova encontros informais Estimule o fluxo emocional Rodízio de equipes e cargos © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Inovação técnica Inovação formal Inovação social © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Três fatores cruciais para a Inovação Social © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Diversidade Quanta gente estranha... © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Serendipidade Finalmente encontrei alguém parecido comigo nesta granja! © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Criatividade E aí, vamos bolar um jeito de fugir daqui? © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

Design Baseado na Atividade é uma atividade política. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade Dúvidas? www.usabilidoido.com.br twitter @peidomental © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade