REDESIST GOVERNANÇA, APRENDIZAGEM E INVOÇÃO LOCALIZADAS : ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Renato Ramos Campos.

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REDESIST GOVERNANÇA, APRENDIZAGEM E INVOÇÃO LOCALIZADAS : ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Renato Ramos Campos

Considerando este contexto de mudanças: a) Esgotaram-se as possibilidades de políticas industriais típicas do modelo de industrialização por substituição de importações b)A noção de sistema de inovação fornece um importante instrumento de política para o crescimento sustentável na medida em que destaca: A criação de competências, superando a noção de políticas voltadas para “falhas de mercado” A articulação de políticas: macroeconômicas, comércio exterior, tecnológica, educacional, industrial O ambiente no qual ocorrem os processos, destacando as instituições e a dimensão espacial, sugerindo a importância do local e de políticas descentralizadas

A noção de sistemas de inovação fundamenta-se nos seguintes aspectos: Inovação como um processo sistêmico e aberto Conhecimento e informação Conhecimento codificado e conhecimento tácito Natureza social e interativa dos processos de aprendizagem Instituições ( rotinas, normas, organizações) Proximidade (geográfica e institucional) Território como um espaço cognitivo

Os elementos de um Sistema Nacional de Inovação: Sistema de Ciência e Tecnologia Sistema produtivo: a organização das firmas, as relações inter-firmas e as relações com o Sistema de C&T As relações entre o sistema financeiro e o processo de inovação O sistema educacional e de treinamento O papel do setor público (políticas públicas) O ambiente nacional (história, linguagem, cultura)

Outras delimitações de um sistema de inovação: Regiões específicas Tecnologias específicas Setores produtivos específicos Os sistemas produtivos e inovativos locais como um instrumento de política industrial, tecnológica e regional

Procura-se analisar como as diversas características organizacionais e instituicionais em sistemas produtivos localizados afetam as possibilidades de aprendizagem e de capacitação para a inovação, através da observação dos seguintes elementos: As características da estrutura produtiva no local A características da geração e difusão do conhecimento no local   A referência analítica toma por base a literatura sobre sistemas de inovação e o enfoque de sistemas produtivos e inovativos locais desenvolvido pela RedeSist

O contexto institucional do sistema de produção:  Considera a organização territorial da produção e os modos de governança no local :   a) As características da divisão do trabalho na cadeia produtiva no local; b) Os modos de governança predominantes no local e suas formas complementares

O contexto institucional do sistema de produção   Divisão do trabalho Baixa/ Poucas complementaridades Alta/ Muitas complementaridades Principalmente MPMes Grandes firmas e presença de MPMes Formas predominantes de governança Predominância de redes (Tipo 1) Predominância de hierarquia (Tipo 2) (Tipo 3) (Tipo 4) Formas cmplementares de governança Cordenação Pública/privada (associações industriais) Redes de subcontratação MPMes Redes de subcontratação Grandes empresas.

Geração e difusão do conhecimento no local: As características da infra-estrutura educacional e tecnológica Os mecanismos de aprendizagem nas empresas. 1)Infra-estrutura educacional e tecnológica a) Não estruturada b) Estruturada. 2) Fontes do conhecimento e mecanismos de aprendizagem a)Papel passivo na geração de novos conhecimentos, as fontes de informação são principalmente externas às firmas, e os esforços dirigem-se principalmente para mudanças incrementais em produtos e processos b) Papel ativo na geração de novos conhecimentos, as fontes de conhecimentos são externas e também internas às firmas, e existem formas mais complexas de aprendizagem nas firmas

Características do sistema de conhecimento no local Estrutura educacional e tecnológica (infra estrutura para o conhecimento) Não-estruturado Estruturado Mecanismos de aprendizagem Intra-firmas Restrito e passivo Aberto e ativo Tipo 1   Infra-estrutura de conhecimento inexistente/reduzida e fracos mecanismos de aprendizagem intra-firma Tipo 2 Infra-estrutura de conhecimento inexistente/reduzida e presença de mecanismos mais complexos de aprendizagem intra-firma Tipo 3 Existencia de Infra-estrutura de conhecimento e fracos mecanismos de aprendizagem intra-firma Tipo 4  Existência de Infra-estrutura de conhecimento e presença de mecanismos mais complexos de aprendizagem intra-firma

Alguns casos da experiência brasileira: a) Rio Grande do Sul Arranjo fumageiro no Vale do Rio Pardo, Arranjo vinícola na Serra Gaúcha Arranjo coureiro-calçadista no Vale dos Sinos b) Santa Catarina: Arranjo têxtil-confecções no Vale do Itajaí Arranjo de software no município de Joinville.

Características institucionais e organizacionais dos sistemas de produção e de conhecimento

Reflexos sobre as capacitações produtivas e inovativas

Uma política de estímulo à arranjos/sistemas produtivos locais deve considerar: c) A replicação de modelos de sucesso é impossível. a) Há uma grande variedade de padrões nas configurações e no modo de funcionamento dos sistemas produtivos e inovativos localizados b) Essa variedade está relacionada não apenas às características do setor produtivo, mas principalmente aos contextos institucionais que são específicos da organização da produção e do conhecimento em determinados espaços locais. c) A política pode dirigir-se à uma ou mais dimensões específicas: estratégias de aprendizagem das firmas, estímulos às interações inter-firmas, infra-estrutura de conhecimento, modos de governança, adensamento da cadeia. d) As relações com o ambiente externo ao arranjo (cadeias globais, mercado nacional, etc...)