O caso do RS e do ASPIL vitivinícola da Serra Gaúcha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório Gestão
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
A Indústria Australiana de Vinho
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
APRESENTAÇÃO apresentação.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
APL – Arranjos Produtivos Locais
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento audiência pública/uva e vinho Brasília 03/12/2008.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Projeto Extensão Industrial Exportadora
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Movimento Brasil Competitivo
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Estratégia Empresarial
Plano de Negócio Elber Sales.
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Panorama da Vitivinicultura
Fabiano André Vergani
Sociedade da Informação no Brasil
Instituto Nacional de Tecnologia Domingos Manfredi Naveiro

O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
Estruturação e implantação de um Centro Vocacional Tecnológico junto ao APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul: sucesso em soluções ambientais, tecnológicas.
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
© Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. IBRAVIN – Wines From Brazil.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
ARRANJO PRODUTIVO DE CALÇADOS DO CARIRI, CEARÁ.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
A Aprovale A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos foi fundada em 15 de fevereiro de 1995 por seis empreendedores vinícolas.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

O caso do RS e do ASPIL vitivinícola da Serra Gaúcha Coordenação: Ana Lúcia Tatsch (UNISINOS) Pesquisador: Sérgio Wesner Viana (UNISINOS e IFRS) Pesquisador Colaborador: Cláudio Farias (IFRS) Rio de Janeiro, 05 de julho de 2011

APL vitivinícola da Serra Gaúcha Cerca de 90% da produção nacional de vinhos está concentrada no RS, notadamente na Serra Gaúcha Especialmente nos municípios de Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Farroupilha, Caxias do Sul, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, São Marcos e Antonio Prado

A cultura/produção do vinho no RS pode ser dividida em 4 grandes momentos: a) de 1875 a 1915 - produção de produtos da uva destinada ao consumo familiar e local; b) a partir de 1915 - a inauguração da estrada de ferro permitiu o escoamento de produtos coloniais para as principais localidades do estado e do país; c) as décadas de 60 e 70 foram marcadas pela entrada de empresas internacionais como Chandon, Maison Forestier, Martini, National Distillers, Chateau Lacave, Welch Foods (Suvalan), entre outras, na produção e comercialização de vinhos e sucos; d) a partir dos anos 90, a tecnologia se disseminou, chegando até às pequenas vinícolas, que começaram a controlar as fermentações, a utilizar leveduras e enzimas e usar tanques de aço inoxidável, ampliando a qualidade e a competitividade das firmas gaúchas

Segmento vinícola do APL vitivinícola Fomento: representação, promoção e apoio Financiamento Fornecedores de Máquinas, Equipamentos e Insumos enológicos Ensino, Pesquisa e Laboratórios

Estrutura do APL Quanto às empresas, três segmentos distintos: Empresas com grande capacidade de produção, que atuam principalmente na produção de vinhos finos e espumantes grandes empresas de capital nacional Pequenas vinícolas e cooperativas, porém responsáveis por mais de 50% da produção de vinhos do arranjo Grande parte se dedica à produção de vinhos comuns, e apenas nos últimos anos têm iniciado a produção de vinhos finos Pequenas cantinas familiares, que têm se especializado na produção de vinhos finos e conquistado nichos do mercado nacional

Fomento: representação, promoção e apoio Governo Estadual SEDAI: Apoio a SLPs/APLs Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS: EMATER GTP – APL

União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA) Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE) congrega vinícolas que produzem vinhos finos conta com 31 vinícolas associadas e 39 associados não produtores de vinho, entre hotéis, pousadas, restaurantes, artesanatos, queijarias e outros Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA) que busca representar os produtores de Garibaldi Central de Compras para os associados União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA) Associação dos Produtores dos Altos Montes (APROMONTES), Associação dos Produtores de Monte Belo (APROBELO), Associação Gaúcha de Vinicultores (AGAVI), Associação dos Produtores de Vinhos de Montanha (ASPROVINHO), e Federação das Cooperativas Vinícolas (FECOVINHO) .....

importante papel na governança do APL Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) importante papel na governança do APL 700 empresas participantes pertencentes aos diversos elos da cadeia produtiva ações no sentido de ampliar a comercialização dos vinhos nacionais no mercado interno, bem como fortalecer a imagem do vinho nacional nos mercados internacionais em parceria com a APEX, lançou, em 2002, o consórcio “Wines From Brazil”, que conta com a participação de 38 vinícolas, sendo 34 delas localizadas no APL ações de marketing através de outras campanhas institucionais, como: “Vinhos do Brasil, uma boa escolha” e "Abra e se abra. Abra sua cabeça, abra um vinho brasileiro"

Sebrae RS Sebrae Serra Gaúcha (Caxias do Sul e Bento Gonçalves) tem importante papel no APL, ações desde 2005/2006 Programa Visão 2025: “diretrizes, metas e ações para o desenvolvimento do Setor Vitivinícola do RS” Juntos para Competir com SENAR e FARSUL Até 2009, os consultores do Sebrae atuaram em associações e com grupos de empresários. Em 2010, há uma mudança na abordagem de atuação do Sebrae RS atuação junto às associações não é mais realizada e a figura do consultor deixa de existir O foco são de fato as MPEs Nessa nova abordagem, foram construídas “trilhas de capacitação”, nas quais os empresários participantes do APL capacitam-se em gestão.

Projeto Desenvolver a Fruticultura em Caxias do Sul e Campestre da Serra duração de 2 anos objetivo geral aumentar a produção e comercialização de frutas das propriedades rurais, através do desenvolvimento de ferramentas administrativas Projeto Fortalecer o Setor Vitivinícola da Serra Gaúcha duração de 3 anos, tem como foco de ação a produção de vinhos na Serra objetivos são: aumentar o volume de vendas e promover a melhoria na qualidade dos produtos vitivinícolas chamada pública, no formato de edital, para divulgar tal projeto e atrair as empresas para participar. Ao todo são 98 empresas participantes do projeto

Ensinos, Pesquisa e Laboratórios IFRS (Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves 1959 CEFET) UCS Embrapa Uva e Vinho FEPAGRO Laboratório de Referência Enológica (LAREN)

Fornecedores de Máquinas, Equipamentos e Insumos enológicos

Financiamento A região conta com uma grande variedade de instituições Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal BB Giro APL O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal linha de crédito: PROGER - Programa de Geração e Renda, com recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). No caso do APL de vinho, a linha mais utilizada é o PROGER turismo.

Desafios, Oportunidades e Ações Agendas produtores: vinhos finos e espumantes, vinhos comuns, e produtores de uva O setor vitivinícola tem sofrido com a pressão dos produtos importados Em 2010, foram importados 75 milhões de litros de vinhos finos, o que representa 75% do comercializado no Brasil Mesmo com todo o investimento realizado visando melhorar a qualidade nacional, a produção brasileira tem participação muito pequena no próprio mercado doméstico Isso se explica especialmente pelos preços dos vinhos importados que são inferiores aos dos similares nacionais

Para a reversão desse quadro, não bastam os investimentos em inovações tecnológicas, é também necessária uma política tributária mais adequada O quesito qualidade hoje não interfere na hora do consumidor comprar um vinho nacional ou importado “nossos vinhos já estão com um padrão de qualidade muito mais elevado que a dez anos atrás, porém o preço é um dos problemas que o setor ainda enfrenta” O conjunto das tributações incidentes sobre o vinho brasileiro supera a 40% do preço ao consumidor, já nos principais países concorrentes - Argentina, Uruguai e Chile - este valor fica em torno de 20% Cenário às empresas vinícolas brasileiras perda de capacidade competitiva, tanto para vender o produto nacional no exterior quanto para se manterem competitivas no próprio mercado interno

Oportunidade do enoturismo serviços relativos Em que pese este cenário, o setor está investindo no aumento da qualidade dos vinhos e na promoção de indicações geográficas buscando a valorização do produto pelos valores territoriais e culturais Inúmeras empresas (vitícolas e vinícolas) vêem investindo no incremento de seus negócios originais, indo para além da produção de uvas e vinhos agregando valor às suas marcas através de uma série de produtos, tais como restaurantes, pousadas, hotéis, cosméticos etc. Oportunidade do enoturismo serviços relativos

Divulgação do vinho nacional Falta de mão de obra Capacitação enólogos Pesquisa tecnológica junto à produção da uva Divulgação do vinho nacional Falta de mão de obra Capacitação enólogos produção familiar gestão empresarial serviços vinculados ao enoturismo

sucos de uva Em anos recentes, a agroindústria de suco conseguiu se destacar pela qualidade e singularidade do produto elaborado, conquistando também mercados internacionais exigentes A demanda doméstica por suco de uva tem crescido Merenda escolar Há atualmente um forte apelo, no mundo todo, pelo suco natural e orgânico; o que abre um importante nicho de atuação para as empresas do APL

espumantes Outro segmento que tem ganhado destaque é o de espumantes Valorização da qualidade dos espumantes nacionais A produção gaúcha tem sido completamente absorvida dada suas características e sua elevada qualidade Em 2010, os espumantes brasileiros apresentaram aumento de 68,42% no volume exportado e 284,73% no valor dessas exportações