Sistema Viário.

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Transcrição da apresentação:

Sistema Viário

Geometria A geometria do sistema viário deve ser adequado ao movimento dos veículos de transporte público que transitam nas ruas, de modo a proporcionar um deslocamento seguro e confortável

Prioridade para os coletivos Tipos de prioridade Requisitos Exigências Faixa exclusiva para os coletivos junto à calçada Mínimo de 25 coletivos por hora, grande fluxo do tráfego geral, pontos de parada no trecho, mais de 2 faixas para o tráfego geral Faixa de 3,25 a 3,50m, sobrelargura nas curvas, não estacionamento junto à calçada, carga e descarga noturna, regulamentação da conversão à direita e de entrada e saída de garagens, separação da faixa com tachões Faixa exclusiva para os coletivos junto ao canteiro central Mínimo de 25 coletivos por hora, largura do canteiro suficiente para os pontos de parada, grande volume de conversão à direita, necessidade de permissão de estacionamento e/ou carga e descarga junto à calçada, vias de duplo sentido Faixa de 3,25 a 3,50m, canteiro central nos pontos de parada com largura de 3 m (mínimo de 2 m), condições adequadas para a travessias de pedestres entre o canteiro central

Prioridade para os coletivos Tipos de prioridade Requisitos Exigências Faixa exclusiva para os coletivos no contrafluxo junto à calçada Mínimo de 20 coletivos por hora, via de sentido único, largura da via entre 9 e 12 m Faixa acima de 3,25 m, separação física da faixa que permite ultrapassagem em emergências, regulamentação da conversão à esquerda Faixa segregada (canaleta) para os coletivos no centro da via Mínimo de 30 coletivos por hora e por sentido , via com duplo sentido, via com largura superior a 21 m Faixa acima de 3,50 m, barreira isolando a canaleta com no mínimo 1 m de largura, canteiro para os pontos com largura de 3 m (mínimo de 2m), condições adequadas para a travessia de pedestres entre as calçadas e a canaleta

Prioridade para os coletivos Tipos de prioridade Requisitos Exigências Via exclusiva para os coletivos Área densamente ocupada, restrição de espaço na via Possibilitar o acesso de veículo de emergência e carro forte, carga e descarga fora do pico, acesso a garagens Zona exclusiva para os coletivos Grande concentração de pessoas, área densamente ocupada, zona com vias saturadas e estreitas, áreas centrais de grandes cidades Permitir o acesso de táxis, bom atendimento da região por transporte público

Vantagens e desvantagens Tipos de prioridade Vantagens Desvantagens Faixa exclusiva para os coletivos junto à calçada Maior segurança para os passageiros devido ao acesso direto aos pontos de paradas, pode ser implantadas somente em horários críticos Dificulta a conversão a direita, embarque e desembarque, carga e descarga e entrada e saída de garagens, exige constante fiscalização para evitar invasão e estacionamento irregular Faixa exclusiva para os coletivos junto ao canteiro central Não prejudica carga e descarga, embarque e desembarque, entrada e saída de garagens e conversão à direita, permite estacionamento junto a calçada, emprego de semáforo só para os coletivos Menor segurança para os clientes devido a travessia da via que pode ser contornado com o emprego de semáforos, passarelas ou túneis para pedestres

Vantagens e desvantagens Tipos de prioridade Vantagens Desvantagens Faixa segregada (canaleta) para os coletivos no centro da via Maior velocidade dos coletivos, maior facilidade para priorização dos coletivos nos semáforos, semáforo só para coletivo, segregação com túneis e viadutos Utilização de grande largura da via, restringindo o espaço para o tráfego geral Faixa exclusiva para os coletivos no contrafluxo junto à calçada Diminuição do percurso dos coletivos, maior respeito da faixa pelos demais veículos, permite estacionamento junto à calçada da direito do fluxo normal ou a adoção de faixa exclusiva no sentido oposto Riscos para os pedestres que esquecem dos coletivos no contrafluxo, menor segurança para o transito em geral

Vantagens e desvantagens Tipos de prioridade Vantagens Desvantagens Via exclusiva para os coletivos Maior facilidade de tráfego para os coletivos, pedestres e táxis Restrição do acesso de carros pode prejudicar o comércio, necessidade de vias alternativas para o tráfego geral e carga e descargas Zona exclusiva para os coletivos Descongestionamento de áreas críticas absoluta para o transporte coletivo, facilidade para de terminais