DE FAYOL A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

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Transcrição da apresentação:

DE FAYOL A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS FACULDADE FORTIUM GRUPO EDUCACIONAL Prof : MICHEL BIDJANG Disciplina: PRINCIPIOS DE ADMINISTRAÇÃO

TEMAS DO ESTUDO Henri Fayol Teoria Clássica de Administração; Criticas a Teoria clássica Elementos da administração Cientifica Organização racional do trabalho (ORT) conclusão sobre Taylor HENRI FAYOL (Teoria Clássica Administrativa - 1916) AS 6 FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA

Temas do estudo Princípios universais da Administração para Tayol;

DE FAYOL A TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS A Teoria Clássica da Administração representa, hoje, a conquista de uma longa história, no campo do conhecimento humano que despontou no início do século XX, no quadro da 2ª Revolução Industrial.

DE FAYOL A TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS Com a 2ª Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais.

Henri Fayol No campo específico da administração das empresas, coube a um engenheiros o lançamento do fundamento de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração. 

Grego de nascimento, porém educado na França - foi o também conhecido engenheiro Henri Fayol (1841/1925), com seu trabalho “Administracion Industrielle et Generale”, publicado em 1916, e que, como o livro de Taylor, ganhou um prestígio extraordinário.

Assim, a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional.

Teoria Clássica da Administração Surgiu na França o pilar da Escola Clássica, comandado por Henry Fayol -  engenheiro -, nascido na Grécia e educado no França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos. Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.

A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina). A experiência administrativa de Fayol começa como gerente de minas, aos 25 anos e prossegue na Compagnie Comantry Fourchambault et Decazeville, aos 47 anos, uma empresa em difícil situação, que ele administra com grande eficiência e, em 1918, entrega ao seu sucessor em situação de notável estabilidade.

Fayol sempre afirmou que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregara. Exatamente como Taylor, Fayol procurou demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, os resultados desejados podem ser alcançados.

Sua teoria da Administração está exposta em seu famoso livro “Administração Industrial e Geral”, publicado em 1916 e, basicamente, está contida na proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funções, a saber: 

Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.  Funções comerciais, relacionadas com a compra e venda. Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.

Funções contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços e estatísticas. Funções administrativas, relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

Nenhuma das cinco funções essenciais tem o encargo de formular o programa geral da empresa. Essa atribuição compete à 6ª função, a função administrativa que constitui, propriamente, a Administração.

Para deixar claro essa função coordenadora, Fayol assim define o ato de administrar  Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Organizar: constituir o duplo organismo da empresa, material e social. Comandar: dirigir e orientar o pessoal

Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Segundo Fayol, a Administração não se refere apenas ao topo da organização: existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não é privativa da alta cúpula, mas, ao contrário, se distribui por todos os níveis hierárquicos. Segundo ele, tudo em Administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso. Os princípios que regulam a empresa devem ser flexíveis, maleáveis e não rígidos.

São princípios fundamentais de Fayol:  divisão de trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção;

subordinação dos interesses individuais ao interesse geral; remuneração justa ao pessoal; centralização; linha de autoridade; ordem;

equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa e; espírito de equipe.

A Teoria Clássica de Fayol concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem. Assim, a estrutura e a forma de organização marca a essência da Teoria Clássica, como concebida por Fayol.

Críticas A maior crítica relativa à influência negativa que os conceitos Taylor e Fayol tiveram na gestão de empresas - mais especificamente nas indústrias – pode ser claramente observado no filme de Carlitos: "Tempo Modernos".

Dessa forma, tanto as teorias desenvolvidas por Taylor, como as de Fayol, sofreram críticas por serem eminentemente mecanicistas e, até mesmo, motivadas no sentido da exploração do trabalhador, como se fora uma máquina. Principalmente a partir da contribuição de psicólogos e sociólogos, iniciada com Elton Mayo e Mary Parker Follet, surgem outras escolas de Administração, a começar pela Escola de Relações Humanas.

A partir daí, as teorias de Taylor são vistas como distorcidas, do ponto de vista do trabalhador, considerado uma simples peça no processo de produção e submetido a uma supervisão policialesca. Por outro lado, não corresponde à verdade o conceito genérico de que o trabalhador não tem outros interesses e motivações senão os representados pela recompensa financeira.

Da mesma forma se estendem as críticas às teorias de Fayol, às quais se nega a comprovação da validade dos princípios estabelecidos, pela ausência de trabalhos experimentais.

ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA Para Taylor. os elementos da Administração Científica são: 1.estudo de tempo e padrões de produção; 2.supervisão funcional; 3.padronização de ferramentas e instrumentos; 4.planejamento das tarefas;

5. o princípio da exceção; 6 5. o princípio da exceção; 6.a utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo; 7.fichas de instruções de serviço;

8.a idéia de tarefa, associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente; 9.sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufatura; 10.sistema de delineamento da rotina de trabalho.