8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSCRIÇÕES OBQ OBQjunior - 8º ou 9 º ano do ensino fundamental e
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQ SP
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Regulamentação dos eventos da Brasil Júnior
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
5º Telecongresso Internacional de Educação 17 e 18 de outubro /2007.
MEDALHA PAULO FREIRE.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Cidadania Participativa nas
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
FEBRACE É uma Feira Brasileira de Ciências e Engenharia de estimulo à cultura, envolve a educação básica - EF e EM. Tem como objetivo estimular: novas.
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Maratona de Programação
CAOP-Consumidor (MPPE)
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Secretaria de Educação Básica
CAOP-Consumidor (MPPE)
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
reunião DE PAIS SEJAM BEM VINDOS
INSCRIÇÕES OBQ OBQjunior - 8º ou 9 º ano do ensino fundamental e
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
XIiI JOGOS ARI DE SÁ 2013.
O Prêmio O Prêmio homenageia Oscar Niemeyer, um homem à frente de seu tempo e um irremediável apaixonado por sua profissão e pela vida. Serão selecionados.
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Mobilização da Comunidade Escolar
10ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste
XI JOGOS ARI DE SÁ.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Definição O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
O que é o Faap Moda? Procura incentivar os alunos de moda a produzir e praticar o conteúdo desenvolvido em aula Apresentar à mídia, os novos talentos de.
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
OBJETIVOS Objetivo Geral
O que é o Desafio? É uma competição nacional, de caráter educacional, gerenciada por uma plataforma composta por um conjunto de atividades virtuais e presenciais.
Empreendedorismo Feminino no Brasil
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
Secretariado de Exames
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO – SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - DEB 7ª OLIMPÍADA.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino - Região de Birigui Equipe de Matemática 2011.
PROJETO OLIMPÍADA OBMEP OBM OPM OMQF ORMUB OBA
13/09/2007. PRÊMIO SESI QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – PSQE EDIÇÃO
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
vídeo
Apresentação do novo modelo
APRESENTAÇÃO GERAL. O que é? É uma competição de empreendedorismo e inovação onde os participantes, por meio de suas ideias de negócios, participam de.
Orientação Técnica “Currículo Oficial e a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP na Escola” Público Alvo: Professores de Matemática.
Marilaine de Fraga Sant’Ana (UFRGS) Coordenadora da Regional RS03.
Transcrição da apresentação:

8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2012 REALIZAÇÃO:

Objetivos: Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Realizações: A produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível em nosso site; como Bancos de Questões. Provas, Prêmios e Cerimônias de Premiação Programa de Iniciação Científica Jr. (Publicações - Apostilas) Programa de Iniciação Científica – Mestrado PICME Preparação Especial para Competições Internacionais – PECI A mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores etc.

Público-alvo: Alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais divididos em 3 níveis: Nível 1: 6º e 7º anos Nível 2: 8º e 9º anos Nível 3: Ensino Médio Ensino Fundamental

OBMEP em Números 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Estudantes Escolas 10.520.830 14.181.705 17.341.732 18.317.779 19.198.710 19.665.967 18.720.068 Escolas 31.030 32.655 38.450 40.377 43.854 44.718 44.691 Municípios 5.199 (93,5%) 5.259 (94,5%) 5.461 (98,13%) 5.493 (98,72%) 5510 (99,1%) 5518 (99,2%) 98,9%

CALENDÁRIO 2012 13 de fevereiro 30 de março 05 de junho (terça-feira) Abertura das Inscrições (www.obmep.org.br) 30 de março Encerramento das Inscrições 05 de junho (terça-feira) Provas da 1ª Fase (horário definido pelas escolas) 26 de junho Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase 15 de agosto Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas 15 de agosto a 14 de setembro Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados 15 de setembro (sábado) Provas da 2ª Fase 14:30 – horário de Brasília 30 de novembro Divulgação dos Premiados (no site www.obmep.org.br)

Provas: 2 Fases 1ª Fase: Na escola, para definição do time de Matemática Prova de múltipla escolha com 20 questões Aplicada e corrigida nas próprias escolas

Aplicação das provas

Critérios de Desempates: Antes das provas de 1ª Fase: A escola define e divulga para os alunos os critérios de desempate para a 2ª Fase.

PROVAS: 2ª FASE 6 questões discursivas Local: definido pela coordenação regional SP02 Data: segundo o calendário oficial Horário: 14h30 (horário de Brasilia) 6 questões discursivas Aplicadas em mais de 8.000 centros de aplicação (colégios, universidades, etc.) Corrigidas por professores indicados pela OBMEP

Da Correção Gabarito: Definido pelo comitê de provas e aplicado igualmente em todo o Brasil. Todas as provas são corrigidas e revisadas - dois corretores distintos. As melhores provas são novamente corrigidas e revisadas pelos coordenadores regionais, do Brasil todo, reunidos em uma semana de trabalho intenso.

PREMIAÇÕES DOS ALUNOS 500 medalhas de Ouro 900 medalhas de Prata 1.800 medalhas de Bronze 3.200 Bolsas do CNPq - Programa de Iniciação Científica Jr. Até 30.000 Certificados de Menção Honrosa

OUTRAS PREMIAÇÕES 127 Professores: Computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática 81 Escolas: 1 (um) computador portátil, com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática, e kit de projeção móvel (datashow). Observação - Os prêmios acima descritos não serão concedidos à escola premiada na OBMEP 2011 que já tenha sido premiada com itens similares nas edições da OBMEP 2006, 2007 e 2008. Essa escola, receberá, então, um troféu alusivo à sua premiação.

Outras Premiações Secretarias de Educação: Serão concedidos, em cada UF, troféus às 2 secretarias municipais que obtiverem maior pontuação em sua respectiva UF, totalizando 52 secretarias municipais.  Serão concedidos troféus às 5 secretarias estaduais de educação (1 por cada região geográfica) que obtiverem maior pontuação em sua região geográfica (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

Escolas e Secretarias de Educação são as principais parceiras da OBMEP A seguir algumas atribuições e responsabilidades:

Cadastramento de Professores: Professores que concorrem ao prêmio: No período de 15 de agosto a 14 de setembro , a escola deverá acessar o site da OBMEP e cadastrar os professores de matemática de cada aluno classificado.

Cadastramento de Professores: O que será preciso informar: Nome completo do(a) professor(a) de matemática CPF do professor (é obrigatório preencher esse dado) Endereço eletrônico do professor cadastrado (não é obrigatório, mas é muito importante) Mas, lembre-se: os professores indicados deverão atuar em sala de aula dos alunos classificados.

CERIMÔNIAS DE PREMIAÇÃO Cerimônia Nacional  500 medalhistas de Ouro. Cerimônias Regionais  medalhistas de prata e bronze e recebedores de Menção Honrosa.

Cerimônias Regionais Eventos realizados em escolas, Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Ensino, com a presença da Coordenadora Regional da OBMEP, profª. Aparecida Francisco da Silva, onde são entregues os certificados de menção Honrosa e é feita a apresentação e divulgação da OBMEP.

Programa de Iniciação Científica PIC A Iniciação Científica em Matemática serve para transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. Serve também para estimular a criatividade através do confronto com os problemas interessantes da matemática.

INFORMAÇÕES Acesse www.obmep.org.br Cada escola deve oferecer a todos os alunos a oportunidade de participar. Recomendamos a inscrição de todos os alunos.