Introdução a Engenharia Elétrica - 323100 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6- PROJECTO Tipos de Projectos Processo do projecto Fases do projecto
Advertisements

Medidas de Carga e Deformação
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Agosto
Metodologia de Pesquisa
Teste de Software.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Metodologia Científica
O TRABALHO CIENTÍFICO - Mestrado Adaptado de: Carlos Cziulik, Ph
Interação Homem-Máquina
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Avaliação de Sistemas Operacionais
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Como Desenvolver Sistemas de Informação
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Princípios e Conceitos de Software(v2)
Competência: Compreender as métricas de Software
Engenharia de Software
Competência: Compreender as métricas de Software
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PROJETO PARTE
Tipos de Melhoria Contínua
Projeto de Intervenção
Análise e Projeto de Sistemas
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Pesquisa em Comunicação
Análise e Projeto de Sistemas
Trabalho de conclusão de curso
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
1 - Introdução à Modelagem Matemática
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Trabalho de Conclusão do Curso
Introdução a Engenharia Elétrica
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
Engenharia de Software
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Matemática em Ambiente Computacional
Técnicas e Projeto de Sistemas
1/37 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Monteiro.
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Laboratório de Física (4CA) ACH 4021 Cálculo para Licenciatura (4CA)
Introdução a Engenharia Elétrica
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Conceituação
Introdução a Engenharia Elétrica
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Prof.ª Chayane C. de Souza
Sistemas de Informação
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Engenharia de Software
O que é Ciência.
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Engenharia de Computação Pontifícia Universidade Católica de Campinas ENGENHARIA NA COMPUTAÇÃO Grupo 6.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas Digitais PEA Energia e Automação Elétricas PSISistemas Eletrônicos PTCTelecomunicações e Controle Agosto de 2014 Módulo 2 – Metodologia de projetos de engenharia Aula S2 V1.0

2 Sumário 1.Engenharia e problemas de engenharia 2.Método de projeto de engenharia 3.Etapas do método na disciplina 4.Identificação do problema 5.Levantamento de dados

3 1. Engenharia e problemas de engenharia Conceito de engenharia – Beneficiamento de recursos, gerando sistemas, componentes, processos (bens). – Para atendimentos das demandas da sociedade. Projeto de engenharia – Processo de transformação que resulta na criação de bens. – Não envolve apenas cálculos, desenhos e esquemas executados pelo engenheiro. – Envolve, antes, a identificação das necessidades e demandas e, depois, a fabricação, a disponibilização e o futuro descarte do bens após o término de sua vida útil.

4 Bens Finalidade – Desempenhar funções para satisfazer as necessidades e demandas, atendendo a certos requisitos. – Requisitos, em geral, conflitantes. – Requisitos típicos: desempenho, consumo de energia, resistência mecânica, durabilidade, fabricação, formas de operação, manutenção, econômicos, legais, de saúde, segurança, conforto, estética, etc.

5 Questões Para atendimento a uma determinada necessidade ou demanda, há várias alternativas de bens, cada um atendendo aos requisitos estabelcidos, de forma diferente. Então: 1.Qual alternativa escolher? Existe uma melhor? 2.Quais requisitos são fundamentais e qual a ordem de importância entre eles? 3.Como quantificar requisitos não-técnicos? Ex. impacto ambiental, impacto social. 4.Como compatibilizar as graduações relativas aos diversos requisitos para efeitos de comparação?

6 Engenharia e ciências exatas A engenharia não deveria ser uma ciência exata? Não!!! A engenharia faz uso de ciências exatas, tais como matemática, física e química, além de conceitos de economia, administração, meio-ambiente e outras disciplinas humanas e biológicas. Os procedimentos e técnicas aplicados em projetos de engenharia são fundamentados em todas essas disciplinas, com uma estrutura própria, baseada em métodos objetivos, experimentais e práticos, com uma base racional e dedutiva.

7 Características de problemas em Engenharia Definição do problema: nem sempre é perfeita e pode ser constantemente aprimorada ao longo do tempo. Soluções para um problema: não atendem necessariamente a todos os requisitos, e há sempre múltiplas alternativas para solução de um problema, algumas não tão claras e fáceis de serem vislumbradas ou descritas. Um problema nem sempre está plenamente resolvido: já que as soluções podem ser sempre aprimoradas, os requisitos podem se modificar ao longo do tempo, ou mesmo as técnicas de solução terem evoluído. Resolução: requer conhecimentos multi-disciplinares.

8 Como resolver problemas de engenharia Como utilizar ferramentas e ciências exatas para resolver um problema de engenharia? Através de um... MÉTODO DE PROJETO DE ENGENHARIA – Uma abordagem metódica, por etapas. – Permite lidar com problemas vultuosos e complexos. – Aplica um processo heurístico e cognitivo, envolvendo conhecimento, experiências anteriores, planejamento, estratégias e aproximações por tentativa e erro. – Ciência + Arte + Experiência.

9 2. Método de projeto de engenharia 1.Definição do problema: identificação de necessidades e demandas e o estabelecimento de seus requisitos. 2.Pesquisa: levantamento e análise de dados. 3.Elucubrar e criar: formação de alternativas de solução. 4.Definição de métricas e avaliação: definição de critérios e métodos para comparação das alternativas. 5.Especificação: escolha, detalhamento e comunicação da solução ideal. 6.Implementação: fabricação, operação e manutenção. 7.Descarte: manejo da solução após término de sua vida útil.

10 Características desse método É uma filosofia Pode resultar em um projeto: – Inovativo – aplicação de conhecimentos inéditos ou anteriormente não experimentados, ou; – Evolutivo – aplicação de conhecimentos anteriores, refinados ou adaptados. É um método iterativo. – O resultado de uma etapa pode requerer a volta a uma etapa anterior, para refinamento ou reavaliação. Cuidado: Não é o método científico.

11 Aspectos importantes Para perceber o problema: identificar o problema basicamente é preencher a frase: precisa pois Na pesquisa e levantamento de dados: uso de informações consistentes, sólidas, de referências conhecidas, creditadas e devidamente citadas. Na documentação de todo o processo: para rastreamento das atividades de cada etapa e estabelecimento de uma base de conhecimento para uma evolução futura. Comunicação: aplicação de linguagem técnica, universal, inteligível, padronizada, acessível.

12 3. Etapas do método na disciplina ETAPA 1 – Reconhecer a necessidade e definir o problema. ETAPA 2 – Pesquisa e levantamento de dados. ETAPA 3 – Proposição de alternativas de solução. ETAPA 4 – Especificação de métricas e critérios para avaliação da melhor solução. ETAPA 5 – Especificação e desenho da solução. ETAPA 6 – Implementação de prova de conceito. ETAPA 7 – Descarte. Aulas S2 a S5

13 3. Etapas do método na disciplina ETAPA 1 – Reconhecer a necessidade e definir o problema. ETAPA 2 – Pesquisa e levantamento de dados. ETAPA 3 – Proposição de alternativas de solução. ETAPA 4 – Especificação de métricas e critérios para avaliação da melhor solução. ETAPA 5 – Especificação e desenho da solução. ETAPA 6 – Implementação de prova de conceito. ETAPA 7 – Descarte. Aulas S7 a S9

14 3. Etapas do método na disciplina ETAPA 1 – Reconhecer a necessidade e definir o problema. ETAPA 2 – Pesquisa e levantamento de dados. ETAPA 3 – Proposição de alternativas de solução. ETAPA 4 – Especificação de métricas e critérios para avaliação da melhor solução. ETAPA 5 – Especificação e desenho da solução. ETAPA 6 – Implementação de prova de conceito. ETAPA 7 – Descarte. Aulas S10 a S14

15 4. Identificação do problema/necessidade Em um produto ou serviço... – Definir o que é insatisfatório. – Procurar argumentos desagradáveis ou inadmissíveis. – Evitar censurar a percepção de um colega e suspender o julgamento, todas as opiniões devem ser anotadas. – Ressaltar coisas ou atividades de baixo valor agregado, braçais, inconvenientes, trabalhosas. – Identificar ideias pré-concebidas que não possuem motivo forte o suficiente que as justifique. Esclarecer: Qual é o problema? Quem tem o problema? Por qual razão é importante resolvê-lo?

16 5. Levantamento de dados Para um dado problema formulado... – Estudar de forma mais aprofundada os conceitos envolvidos – Aprender através de experiências prévias, de outras iniciativas e relatos, evitar tentativa infrutíferas e erros – Colecionar dados e parâmetros quantitativos e qualitativos para uso futuro em análises – Observar análises de resultados e conclusões de pesquisas e trabalhos anteriores

17 5. Levantamento de dados (cont.) Para um dado problema formulado... – Obter informações, das mais diversas, através de Pesquisas bibliográficas em livros, periódicos, revistas, teses, dissertações e monografias Pesquisas em bases de dados científicas (portais Capes, Scielo, teses USP, IBICT/BDTD, IEEE, IET, Elsevier,...) Procura na internet (Google, ScienceDirect, IEEEXplore, Scopus, Springer, Citeseer) Pesquisas ativas em campo, entrevistas pessoais, procura e contato com especialistas – Identificar o estado da arte e das tecnologias.

18 Cuidados no levantamento de dados Os autores e fontes devem ser creditados e corretamente citados Procurar autores, fontes e publicações que possuam credibilidade Procurar referências recentes, evitar material ultrapassado Procurar trabalhos não tendenciosos ou polarizados a uma dada solução ou tecnologia proprietária Obter informações de fontes acessíveis

19 Para saber mais... Masetto, M. T. et al, “Ensino de Engenharia – Técnicas para otimização das aulas”, Editora Avercamp, Brinatti, H. et al, “Material didático da disciplina PNV-2100 – Introdução a Engenharia”, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Bazzo, W. A., Pereira, L. T. do Vale, “Introdução a Engenharia – Conceitos, Ferramentas e Comportamentos”, Editora da UFSC, 2006.

20 Para saber mais... Science Buddies, “The Engineering Design Process”, design-process/engineering-design-process- steps.shtml, Science Buddies, “Comparing the Engineering Design Process and the Scientific Method”, design-process/engineering-design-compare- scientific-method.shtml, 2014.