ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

A voz do professor: uma questão de saúde ocupacional
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
5. CONCLUSÕES SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: uma proposta de intervenção 1. INTRODUÇÃO/OBJETIVO 2. REVISÃO DE LITERATURA Estudos.
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
Qualidade e Estilo de Vida
Conscientização.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
LAZER, DIVERSÃO E SAÚDE NA TERCEIRA IDADE.
Avaliação Funcional das Queixas álgicas e lesões em paratletas da equipe Unisul de basquete sobre rodas. Autores: Prof. M.Sc. Luana Meneghini e Prof. M.Sc.
Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Presença de dor/desconforto
LINHAS DE CUIDADO: AO PROFESSOR
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Objetivos Específicos
Influência do treinamento sistemático do handebol feminino na Rede Pública Estadual de Ensino como forma de aprimorar a aptidão física e promover a socialização.
PREVALÊNCIA DA DOR LOMBAR EM FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNIDADE PEDRA BRANCA, Ciências da saúde. Pesquisadora responsável:
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
EFEITO DO LASERTERAPIA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA ACNE
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DE REGIÕES LITORÂNEAS SUL- CATARINENSES SOBRE MEIO AMBIENTE - Ciências Humanas / Psicologia Social REIS, Diego Machado.
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
Indicadores ergonômicos e de aptidão física funcional do trabalhador idoso Monique Resende, graduanda de Engenharia de Produção Joice Maria Kuhnen, graduanda.
Características de personalidade comuns entre atletas de alto rendimento da natação da Unisul Esporte ROTTA, Tatiana Marcela MONTEIRO, Ludmila Teixeira.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Leane Faria Carvalho Março/2011
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Avaliação do Estado Nutricional de Crianças Regularmente Matriculadas na Fundação Matriculadas na Fundação Joana de Angelis no Município de Tubarão- SC.
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO DOS ATENDIMENTOS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC Renatha Christine Silva Veber; Msc. Ilse Lisiane.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PELOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE ABERTA PARA TERCEIRA IDADE/UFMG Suellen Martinez de Carvalho¹, Rosângela Corrêa Dias²,
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Programa de Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica Desafio de.
ACADÊMICA: SHALINE ANZOLIN PROFESSORA: KÁTIA PEREIRA DA COSTA CRUZ
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
PROGRAMA SP EDUCAÇÃO COM SAÚDE
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Alunos: Aurora Rodrigues Renan Di Iorio Infante Gomes
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Universidade Federal de Alagoas
DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM SERVIDORES PÚBLICOS Introdução Os transtornos mentais estão em contínuo aumento no mundo moderno. As doenças mentais causam mais.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
PREVENTIVO DO CÂNCER GINECOLÓGICO: CONHECIMENTO E ADESÃO DAS MULHERES À REALIZAÇÃO DO EXAME (PUIC) Área de conhecimento: Ciência da Saúde Curso de Enfermagem.
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
Matriz de avaliação processual
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO DE DADOS SOB A ÓTICA DA FISIOTERAPIA Acadêmica: Maiara Borges Ramos Orientadora: Prof. M.Sc. Inês Xavier Lima - PUIC Individual – Fisioterapia – Campus Pedra Branca Introdução Muitas situações de trabalho e da vida cotidiana são prejudiciais à saúde. As doenças do sistema músculo-esquelético e aquelas psicológicas constituem a mais importante causa de absenteísmo e ao de incapacitação ao trabalho. Essas situações podem ser atribuídas ao mau projeto e ao uso inadequado de equipamentos e sistemas devido à carência de orientações sobre a utilização e posicionamento corporal no ambiente de trabalho. Os quadros álgicos representam um risco ocupacional para os professores. Além disso, há grande interferência em aspectos da qualidade de vida, a qual, geralmente, se encontra comprometida em função de aspectos como a redução da vitalidade. O relacionamento social no trabalho e a vida particular do professor envolvem habilidades de relacionamento, responsabilidades, compromissos, conflitos e tensões físicas que contribuem para que este profissional seja mais susceptível ao estresse, consequentemente, diminuindo sua produtividade. Objetivos Geral: Investigar a prevalência de distúrbios osteomusculares em professores de uma escola do ensino fundamental no município de Florianópolis/SC Específicos: identificar a presença de dor e/ou desconforto osteomuscular na amostra e avaliar o estilo de vida, relacionando as variáveis dor e/ou desconforto osteomuscular e estilo de vida com o tempo de docência dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Metodologia Amostra: 11 professores de uma escola da Rede Pública do Ensino Fundamental de Florianópolis. Instrumentos para a coleta de dados: Pentáculo do Bem Estar/Perfil do Estilo de Vida (NAHAS, 2000) e o Mapa de Desconforto Corporal (MORAES, 2002). Período de coleta: de agosto de 2007 a abril de Resultados Tempo de serviço dos componentes da amostra: ± 12,74 anos. PERFIL DO ESTILO DE VIDA Componente Nutrição. Componente Atividade Física Componente Prevenção Componente Relacionamento Componente Controle do Estresse PRESENÇA DE DOR E DESCONFORTO Conclusões A partir dos resultados, pôde-se observar que o estilo de vida da amostra oferece riscos e prejuízos para a saúde. Os componentes atividade física e nutrição tiveram aspectos negativos ressaltados. Já os componentes relacionamento e controle de estresse se apresentaram de forma positiva no estudo. Com relação à presença de dor e desconforto, acredita-se que o ambiente de trabalho pode contribuir para a frequência de dor na região lombar, região cervical, coluna torácica e braços encontrados na pesquisa. Bibliografia ARAÚJO TM, SENA I.P, VIANA M.A, ARAÚJO E.M. Mal–Estar Docente: Avaliação de Condições de Trabalho e Saúde em Uma Instituição de Ensino Superior. Revista Baiana de Saúde Pública, BECK CLC, BUDÓ MLD, GONZÁLES RMB. A qualidade de vida na concepção de um grupo de professores de enfermagem elementos de reflexão. Rev. Esc. Enfermagem USP, BRANDÃO JS, DUARTE MFS. Perfil do estilo de vida de professores de Educação Física aposentados no Vale do Itajaí/SC. In: Investigação em Educação Física: primeiros passos, novos horizontes. Nascimento e Lopes (Org.). Londrina:p ,2003. CARVALHO AJFP; ALEXANDRE NMC. Qualidade de vida e sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho em professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Fisioterapia. Volume10, n.1, São Carlos, GOMES AM, BORGES JL, NASCIMENTO JV. Ciclos de Desenvolvimento Profissional e a Qualidade de Vida de Professores de Educação Física da Região Sudoeste da Bahia. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 2, n. 4, p , dez MIRANDA DT et al. Perfil do Estilo de Vida do Corpo Docente da Área de Saúde da Faminas-Muriaé. Revista Científica da FAMINAS - Muriaé - v. 3, n. 1, sup. 1, p. 414, jan.-abr NAHAS MV. Atividade física, saúde e qualidade de vida; 3 ed Londrina - PR: Midiograf, 2003, 278p. PENTEADO RZ, PEREIRA IMTC. A voz do professor: relações entre trabalho, saúde e qualidade de vida. Rev. Bras. Saúde Ocupacional, PITANGA FJG. Epidemiologia, atividade física e saúde, Rev. Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, julho de Apoio Financeiro: Unisul