O Teorema de Pitágoras é de Pitágoras? Professor João Lucas M. Barbosa Sobre as origens da Geometria e suas aplicações mais antigas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEOREMA DE TALES.
Advertisements

ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Prof. Rajane G Weber C.A. João XXIII - UFJF
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
Origem das cidades. Éfeso – Turquia..
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Mesopotâmia.
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
GEOMETRIA.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
A Pré-História: os primórdios da evolução humana
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA
Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO.
A presença da origem hominídea no
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
TEMA DA AULA.
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS
TEOREMA DE PITÁGORAS Nome: Catarina Santos Ano/Turma: 8ºD
Trabalho de Matemática
Hugo Gonzaga Miguel Nº 5 7º E
Um pouco de história Há cerca de anos, Babilónios e Egípcios tinham já grandes conhecimentos de geometria. Este "saber geométrico" servia para resolver.
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I Antonio Carlos Brolezzi
O quinto Postulado de Euclides João Lucas Marques Barbosa
A ARTE NA IDADE ANTIGA - MESOPOTÂMIA
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
Egito.
Professores: Carla e Célio Escola EB 2/3 Professor Gonçalo Sampaio
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
A arte pragmática e a arte dos deuses.
Realizado por: Sérgio Gabriel André nº18 9ºA
Os povos da Mesopotâmia
Mesopotâmia.
ARQUIMEDES Escola Secundária João da Silva Correia
História Da Matemática.
MESOPOTÂMIA.
Triângulos Semelhantes na Antiguidade
PROFESSORA MARIA CRISTINA
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
ARTE EGÍPCIA.
BCC101 – Matemática Discreta
Matemática para o povo egípcio
Estudo dos Poliedros.
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
Mesopotâmia.
A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Thales de Mileto nasceu no ano 640 a.c. e viveu cerca de noventa anos.
A Rainha das Ciências “Um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática” Gilberto Geraldo Garbi.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Professora Márcia Ribeiro
Os pitagóricos e os irracionais
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Mesopotâmia.
Quem foi Pitágoras? Qual é o famoso teorema de Pitágoras?
Prismas Módulo 21 – Frente 4
Trigonometria 9.º ano Ano letivo 2011/2012.
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
Periodização da História
Teorema de Tales e suas aplicações
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
MESOPOTÂMIA.
A Invenção da Escrita – Idade Antiga:
Área do Losango L L A = d1 . d2 2 d2 L L d1.
Transcrição da apresentação:

O Teorema de Pitágoras é de Pitágoras? Professor João Lucas M. Barbosa Sobre as origens da Geometria e suas aplicações mais antigas

O homem no período Paleolítico ac –Comportamento nômade, vivendo da caça e pesca –Tecnologia - Produzia armas para a caça e pesca. –Arte – Pinturas rupestres, registrando o mundo ao seu redor –Grandes avanços – Desenvolvimento da linguagem

O homem no período Neolítico ac –Descoberta e prática da Agricultura com suas conseqüências: Criação da casa, vida cada vez menos gregária Criação dos povoados –Tecnologia Criação da carpintaria Trabalho em cerâmica Trabalho em metais Invenção da roda Culinária – pão e cerveja

O homem no período Neolítico Ciência –Criação da escrita dos números –Noção de reta e de ângulo reto, usados em construções e na expressão artística –Astronomia Arte –Desenhos geométricos abstratos Comercio entre as vilas

Evolução seguinte 5000 – 3000 ac – nas margens do delta de grandes rios: Nilo, Tigre, Eufrates, Indu-Ganges, Huang-Ho e Yang-Tse –Evolução das vilas em cidades e das comunidades em povos e civilizações –Estruturação das classes sociais – Fazendeiros, artesãos, escribas, militares, religiosos, escravos, aristocratas, família real. –Agricultura extensiva, administração da produção e dos estoques, –Administração dos recursos hídricos e das terras férteis. –Introdução do arado, demarcação de terras –Desenvolvimento do comercio entre vilas e cidades –Construção de palácios, templos, túmulos, monumentos, canais, e etc.

EGITO

Civilização Egípcia 5 o 4 o e 3 o milênios a.C. Conhecimento de fórmulas para calcular: Área de um triângulo, área do retângulo. de um círculo d d  diâmetro do círculo Área do círculo  (d - (d/9)) 2  Volumes de sólidos como o cubo, o paralelepípedo, o cilindro circular reto, a pirâmide e o tronco de pirâmide

a h Civilização Egípcia Volume da pirâmide de base quadrada

Civilização Egípcia Volume do tronco de pirâmide de base quadrada A B h a b Cálculo do Volume do tronco da pirâmide de base quadrada. Ab = Ba Ab 2 = Bab Ba 2 = Aab V = Aa 2 /3 – Bb 2 /3 = (h + B) a 2 /3 – (A - h)b 2 /3 = (ha 2 + hb 2 + Ba 2 – Ab 2 )/3 = (ha 2 + hb 2 + Aab – Bab)/3 = (ha 2 + hb 2 + (A – B)ab)/3 = (ha 2 + hb 2 + hab)/3

Civilização Egípcia Conhecimento do Teorema de Pitágoras Conheciam um número razoável de triângulos retângulos de lados inteiros e os utilizavam para determinar ângulos retos 3 4 5

Sobre a pirâmide de Quéops Mais de blocos de granito Cada pedra pesa em média 2,5 toneladas Altura original 140m (49 andares) Base de 230m x 230m Originalmente coberta por placas de mármore trabalhadas e pintadas O erro entre as medidas dos lados e das arestas é de menos de 2cm O erro na medida dos ângulos da base é de menos de 0,1 de grau.

MESOPOTÂMIA SUMÉRIOS E BABILÔNIOS

Civilização Suméria 2 o milênio a.C. –Os Sumérios absorveram o conhecimento matemático dos egípcios. –Desenvolveram um sistema de numeração em que os algarismos têm um valor de posição. –A base desta numeração era 60. Exemplo: 563 = 5   –Criaram a unidade de medida de ângulos: o grau.

Civilização Babilônica 2 o e 1 o milênio a.C. –Os babilônios absorveram o conhecimento matemático dos sumérios. –Desenvolveram fórmulas para áreas de polígonos regulares e para o volume de sólidos simples. –A fórmula do volume do tronco de pirâmide era desconhecida. –O Teorema de Pitágoras era conhecido em sua generalidade atual. Foi gerada uma longa lista de triângulos retângulos de lados inteiros.

Civilização Babilônica 2 o e 1 o milênio a.C. Os babilônios desenvolveram a Álgebra elementar utilizando a linguagem da Geometria. Exemplo: “Uma área A consistindo da soma de dois quadrados é O lado de um dos quadrados é 2/3 do lado do outro diminuído de 10. Quais são os lados dos quadrados? ” x 2 + y 2 = 1000 y = (2/3)x – 10 (13/9)x 2 – (40/3)x – 900 = 0 A resolução deste problema equivale a { ou seja: o que fornece x = 30. Segue-se que y=10.

Fotografia de um tablete de argila (AO 8862) que aparece no “Revue d´Assyriologie” (1932) cujo texto é um problema do tipo apresentado na transparência anterior.

Observação: Em nenhum registro da matemática oriental antiga foi encontrado qualquer indício de uma demonstração. A matemática dos egípcios, assírios e babilônios tinha origem em problemas práticos e respondia a questões do tipo “como....?”.

GRECIA Alexandria

Civilização Grega 900 a 300 a.C. Os gregos desenvolveram a matemática que responde a perguntas do tipo “por que...?” O objetivo era o entendimento do mundo e da posição do homem no universo.

Civilização Grega Informação da tradição grega: O pai da matemática grega foi Tales de Mileto. –Ele visitou a babilônia e o Egito e lá aprendeu os conhecimentos antigos. –Predisse o eclipse solar de 585 a.C., e –Provou um grande número de teoremas. Tales é uma figura lendária.

Civilização Grega 500 a 400 a.C. Os sofistas Eles desenvolveram a geometria axiomática e já trataram dos três grandes problemas da antiguidade: a tri-secção do ângulo, a duplicação do cubo e a quadratura do círculo.

Civilização Grega 500 a 400 a.C. Pitágoras fundou um movimento político- religioso – o Pitagorismo. Morreu em 490 a.C. Os pitagóricos desenvolveram a Teoria dos Números e a Teoria Musical, e descobriram que  2 não é um número racional.

onde m e n representam números inteiros primos entre si. Prova de que  2 não é racional Suponha que sim, ou seja, que  2 = m n Segue-se que 2n 2 = m 2 Decorre daí que m 2 é par, e portanto m é par. Logo m = 2p onde p é um inteiro. Mas então 2n 2 = 4p 2 e, portanto, n 2 = 2p 2 Logo n 2 é par e, conseqüentemente, n é par. Mas então m e n não são primos entre si. Contradição!

Prova do Teorema de Pitágoras b b b b a a a a c c c c (b + c) 2 = 2bc + a 2 b 2 + 2bc + c 2 = 2bc + a 2 b 2 + c 2 = a 2

Civilização Grega –Ptolomeu I criou o Museo de Alexandria, com sua biblioteca – a primeira universidade – 306 a 283 a.C. –Ali surgiu a figura do cientista profissional. Euclides foi um dos primeiros. Sua principal obra intitula-se “Elementos”, composto de 13 livros, trabalho que se tornou um clássico. É o livro mais publicado depois da Bíblia. –Os Elementos apresentam 3 das grandes descobertas da Matemática Grega: a teoria das proporções de Eudoxio, a teoria dos irracionais, e a teoria dos 5 corpos regulares de Platão.

Acrópole, Atenas, Grécia Mas, afinal, o teorema de Pitágoras é mesmo de Pitágoras??

Biblioteca Alexandrina (Atual)

Reflexões No mundo atual ainda convivem as concepções de ciência dos povos orientais e dos gregos. O ensino da Matemática oscila entre tentar responder a questões do tipo “como?” e questões do tipo “por que?”. A cobrança sobre os que se dedicam à matemática também oscila de acordo com a concepção dos objetivos da ciência dos que nos governam.

f im Muito obrigado

Bibliografia Dirk J. Struik, A concise history of Mathematics, Dover Publications inc., 1967 G. Sarton, The study of the history of mathematics, MAA 1949, Dover 1936 L. Bunt, P. Jones, J. Bedient, The historical roots of elementary mathematics, Dover Publications, 1988

Civilização Grega a.C. Arquimedes nasceu em Siracusa, na Sicília, onde foi íntimo do Rei. Cientista puro e aplicado, fez inúmeros inventos e profundas descobertas científicas.

Civilização Grega a.C. Contribuições de Arquimedes: –O princípio da alavanca –O princípio básico da hidrostática –O parafuso de Arquimedes – destinado a elevação de água –Espelhos parabólicos com armas de guerra. –Determinação da área sob um arco de parábola –Desenvolvimento da mecânica teórica –Estimativa das dimensões do universo.