Ensinando e Aprendendo com as TIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Instrumentos de Avaliação - MEC
Programa Proinfo Integrado
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
Construindo uma identidade profissional
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Tutor Professor Jose Cicero
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
O papel do conteudista.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Conteúdos e Cronograma do curso
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Elaboração de Projetos. Propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Ensinando e Aprendendo com as TIC 1ª CRE/POA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida http://goo.gl/1dDZvP Maria Elisabette Brisola Brito Prado http://goo.gl/yzMch4 Alberto José da Costa Tornaghi http://goo.gl/MDX15o

Por que optar por um curso a distância? A Educação a Distância pode se processar de diferentes maneiras, lançando mão de diferentes tecnologias. Por exemplo: inteiramente a distância, com a utilização da Internet, teleconferências, vídeos, material impresso etc. Pode-se utilizar um dos meios apresentados ou vários deles; semipresencial e, utilizando diferentes mídias digitais (TV, vídeos, computador, Internet, CD Rom, DVD), bem como materiais impressos especialmente preparados para os cursistas, com a intercalação de alguns encontros presenciais sob a orientação de um tutor.

TICs & Toques A tecnologia não pode representar um obstáculo para sua participação e aprendizagem; Organizando seu tempo, sua aprendizagem será mais efetiva; Participar de um curso a distância é compartilhar ideias, experiências ; A comunicação escrita não tem o apoio da nossa comunicação não-verbal, dos nossos gestos, expressões faciais, entonação de voz, o olhar: precisamos escolher as palavras com muito cuidado!

Proposta do Curso: Em sua nova versão, o Programa instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo e postula a integração e articulação de três componentes: a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à Internet – banda larga);

a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc; a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação (TIC).

Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso Introdução à Educação Digital (60h), o curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) e complementação local (Elaboração de Projetos - 40h).

OBJETIVOS do Curso: compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

OBJETIVOS do Curso: planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

OBJETIVOS do Curso: utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.

O curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) desenvolve- se com base na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola, a reflexão sobre a prática e as contribuições das tecnologias para o desenvolvimento do currículo nas distintas áreas de conhecimento.

Integrar ao Trabalho Pedagógico Unidades Temas Integrar ao Trabalho Pedagógico Registrar e Refletir 1 Tecnologia na sociedade, na vida e na escola Projeto desenvolvido com os alunos do cursista Diário Portfólio Fórum 2 Internet, hipertexto e hipermídia 3 Prática pedagógica e mídias digitais 4 Currículo, projetos e tecnologia

UNIDADE 1: Apresentar e discutir a proposta do curso; Contextualizar a temática da Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola. Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua.

Instigar a observação sobre própria escola em relação ao uso das tecnologias disponíveis. Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos. Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusivo do ponto de vista pedagógico (editores de textos e de apresentações, gerenciamentos de arquivos, internet).

UNIDADE 2: Apresentar a internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicação do que se faz na escola). Apresentar espaços de pesquisas como para publicação na internet (wikipédia e Diciopedia). Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na Internet e convidar o cursista a navegar por alguns.

Conceito de hipertexto como forma não linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia computacional. Apresentar reflexões sobre relação entre forma de representação e o pensamento humano. Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando editor de textos. Explorar sites – WEB 2.0

UNIDADE 3: Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais. Apresentar o Portal do Professor como ambiente em que se podem encontrar sugestões de uso de mídias, debater formas de uso, bem como colocar disponíveis para terceiros as experiências que os cursistas vierem a desenvolver; Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).

UNIDADE 4: Contextualizar o tema de que trata a Unidade IV: Currículo, Projetos e Tecnologia (digital). Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento. Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos de trabalho, com uso de tecnologias.

ReFlexÃo: Ao final de cada Unidade, vamos fazer uma reflexão, a partir das leituras, debates, indagações e produções elaboradas. Essas reflexões devem ser registradas no Diário. Trata-se de um momento pessoal de registro do próprio processo de introspecção e também de auto-avaliação.

ATIVIDADES PRESENCIAIS – TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA CursoTICNTEPOA2014  http://goo.gl/lbn5Dk

1.0 - APRESENTAÇÃO (Fórum) ATIVIDADES EAD DA UNIDADE I – TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA 1.0 - APRESENTAÇÃO (Fórum) 1.1 - ESCOLA E A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO (Portfólio) 1.2 - “QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?” – (Portfólio) 1.3- POSTURA DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO DIANTE DO PANORAMA DESENHADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS – (Diário de Bordo) - Reflexão: Educação e Tecnologia - Comentar postagens dos colegas cursistas. 1.4- PRÁTICAS TECNOLÓGICAS EM SUA ESCOLA (Portfólio e Fórum)

1.5 - REFLEXÃO “ENSINAR E APRENDER cOM AS MÍDIAS DIGITAIS – PAPEL DO PROFESSOR (Diário de Bordo) 1.6 ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA QUAL O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ENVOLVA CONTEÚDOS CURRICULARES - fazer um FICHAMENTO (Fórum) - Tema “Experiências e Sugestões de aulas” - Comentar postagens dos colegas cursistas. 1.7 – ESCREVER (Diário de Bordo) UMA AUTOAVALIAÇÃO E UMA AVALIAÇÃO DO CURSO - UNIDADE I (conteúdo, metodologia e atuação do formador neste curso).

Professor conheça: http://portaldoprofessor.mec.gov.br VISITE NOSSO SITE http://portais.educacao.rs.gov.br/nte-portoalegre nte-poa@seduc.rs.gov.br Professor conheça: http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://www.dominiopublico.gov.br