Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Organização do Caderno Diário
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Em conformidade com as Orientações Oficiais
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
III Encontro de Boas Práticas
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Uma Aventura…Literária 2013
Desenvolvimento Curricular
Teacher Marilisa Lichtenberg English
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Museu Memórias de Alfabetização
Uma Aventura…Literária 2013
Escola é o lugar de gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. [...] Ela será cada vez melhor na medida em que cada um se comporta.
Trabalho em grupo.
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
ÁREA PROJECTO.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Colégio Estadual Augusto Meyer
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Variante de Cozinha - Pastelaria
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
UPCII Microbiologia / Microbiologia Teórica 1 2º Ano 2014/2015.
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Reunião coletiva com fundamental II e médio " É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento.
Novo programa Língua Portuguesa
Didática da alfabetização
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VASCO SANTANA
Reunião de Encarregados de Educação Professora- Paula Bento
Professor(es) Apresentador(es):
Comportamento de Indisciplina
“Um país se faz de homens e livros”
Agrupamento de Escolas Alves Redol
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Departamento de ciências exatas e experimentais Disciplina de Física Francisco Máximo Carvalho Materiais de apoio à Disciplina de.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
“Sem educação, o Homem é apenas uma possibilidade”
Transcrição da apresentação:

Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário Passaporte da leitura Apresentação da leitura Conteúdos / Aulas previstas Nomenclatura da avaliação nos testes Critérios de autoavaliação Processo de auto e heteroavaliação Critérios de avaliação Blog / Mail Matriz dos testes escritos

Estrutura das aulas 1º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Registo do sumário ESTUDO DO TEXTO (é necessário o manual) Projeto “Ler, lazer e aprender” – Desenvolvimento do projeto e apresentações de leituras (http://ler-lazer-e-aprender.webnode.pt/) 2º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Minitestes de gramática Registo do sumário Escrita (http://arquivoe-portugues.blogspot.pt/) ESTUDO DA GRAMÁTICA (é necessário o manual) EDUCAÇÃO LITERÁRIA (45 min.) Registo do sumário – Faz-se sempre na aula seguinte, num bloco de 90 min. Leituras (é necessário o manual)

Estrutura do Caderno diário ÍNDICE 1 – PLANOS (Calendário escolar, estrutura das aulas, etc.) 2 - PASSAPORTE DA LEITURA 3 - SUMÁRIOS 4 - ESTUDO DO TEXTO 5 - ESTUDO DA GRAMÁTICA 6 – ESCRITA (facultativo) 7 – ARQUIVO (Testes, propostas de escritas, etc.) ------------------ Exemplos

Passaporte da leitura / 9ºAno Título Autor Editora N.º de páginas (mínimo de 600 / período) Data do início Data do fim --------- Exemplos

Apresentação de leitura OBJETIVOS Identificar o livro Referir o assunto do livro Ler e justificar a escolha de um excerto do livro TEMPO 2 minutos ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Preparação Livro Slide (ou trailer de promoção do livro) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Correção Clareza

Apresentação de leitura (slide) ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Título Autor Excerto (pág.) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Organização Criatividade

Fraco - não estuda Não satisfaz – 30 min. Satisfaz – 1h00 Estudo individual 9ºB Fraco - não estuda Não satisfaz – 30 min. Satisfaz – 1h00 Satisfaz Bastante – 1h30 Excelente – 2 horas Comportamento 9ºB Fraco - 4X e / ou 2R Não satisfaz – 3X e / ou 1R Satisfaz – 2X Satisfaz Bastante – 1X Excelente – 0

Processo de autoavaliação Todas as semanas, os alunos entregam à professora o resultado da reflexão sobre a autoavaliação de acordo com os critérios definidos. Pode ser entregue na sala de aula ou enviado por mail. Heteroavaliação Nesse registo de reflexão, os alunos devem ainda referir a avaliação que fazem da turma, justificando e usando a seguinte nomenclatura: Fraco; Não Satisfaz; Satisfaz; Satisfaz Bastante; Excelente.

Conteúdos / Aulas Previstas (9ºB) 1º Período Conteúdo Aulas previstas O Auto da Barca do Inferno Educação literária Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 65 aulas 2º Período Conteúdo Aulas previstas Os Lusíadas Educação literária Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 62 aulas 3º Período Conteúdo Aulas previstas 12 poemas Educação literária Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 33 aulas

Nomenclatura dos testes

Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação (domínios do conhecimento) Ponderação Testes escritos/fichas de avaliação sumativa 55% 80% Participação na aula: *Leitura em voz alta; *Interpretação e análise de texto; *Levantamento de questões; *Competência linguística; *Apreciações críticas fundamentadas; *Apresentação de trabalhos; *Intervenções com base no trabalho de casa; *Trabalhos escritos, realizados na aula; *Trabalhos de pesquisa; *Trabalhos de projeto/portefólio; *Organização do caderno diário. 25% Atitudes valores Ponderação Participação na aula: *Sentido de responsabilidade: material; pontualidade; respeito pelos prazos estabelecidos. *Empenhamento: interesse pelas atividades propostas. *Autonomia: autoavaliação; valorização do espírito crítico e de iniciativa. *Comportamento: respeito pela opinião dos outros; cooperação com outrem; respeito pelos colegas e professor. 20%

Blog e email