Professora Lúcia Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Advertisements

De quem é a bola?.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A experiência com o Projeto Rondon 2009: uma análise da sua influência na formação profissional do bacharel em Turismo Paula Grechinski Demczuk.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Escola e Família: quais são suas competências?
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
Autoridade se constrói
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Sistema de Cadastro de Alunos
O uso da internet nas escolas
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Diversidades do Séc. XXI
Unicamp 2012 – Prova de Redação
INFORMÁTICA.
DICAS DE UMA PROFESSORA:
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
John Dewey ( ).
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Construindo o futuro do seu filho!
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Ug0Lin1.
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Como aliar a Tecnologia à Educação? Felipe e Mario
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UNAMA – Universidade da Amazônia
Sobre Educação Belo Horizonte, outubro de 2009 Aperte “enter” para continuar.
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
Educação Uma Política para a Juventude. Algumas Premissas.
QUEM SÃO OS ALUNOS E ALUNAS DA EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS MARIA LUZZARDI FISS – Orientadora – PEAD/UFRGS O.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS E CAMINHOS
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Formação continuada 3º Encontro
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Professora Lúcia Brasil Proposta de Redação Professora Lúcia Brasil

O que você acha do ensino nas escolas do Brasil? Políticos, educadores, professores, pesquisadores e alunos têm falado muito sobre a qualidade da aprendizagem nas escolas e faculdades do país. Muitos pais estão satisfeitos; os alunos falam bem ou mal de suas aulas (o que sempre aconteceu); professores reclamam dos salários, mas, em geral, se consideram aptos para ensinar; os governos anunciam incansáveis medidas para a melhoria do ensino. Entretanto, se há situações de excelente formação Brasil afora, o país tem ocupado posições muito baixas nos rankings mundiais de ensino e aprendizagem. Você, que já foi à escola e que vai para a universidade ou já foi: o que acha da educação no Brasil?

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir: Pais e professores estão satisfeitos "De modo geral, [...] os pais brasileiros não se envolvem como deveriam na vida escolar dos filhos. Os mais pobres dão graças aos céus pelo fato de a escola fornecer merenda, segurança e livros didáticos gratuitos. Os de classe média se animam com as quadras esportivas, a limpeza e [...] exigências [...] calibradas 'para não forçar o ritmo dos menos capazes'. Para 89% dos pais com filhos em escolas particulares, o dinheiro é bem gasto e tem bom retorno. No outro campo, 90% dos professores se consideram bem preparados para a tarefa de ensinar." [Monica Weinberg e Camila Pereira. Veja, 20 de agosto, 2008, p. 72]

Constatação jornalística

A educação vai bem, obrigado...

"Já estou um pouco cansada de responsabilizar apenas os sistemas pelos problemas de uma sociedade. [...]. Não sou professora, mas se fosse não gostaria de ser culpada pela existência de alunos como este (acima). Já disse uma vez nesse blog e repito: nenhum sistema educacional e nenhum professor pode fazer pelo aluno algo que cabe só a ele: estudar [Arthemísia 3/12/2007; http://acertodecontas.blog.br/] O que dizem outras pesquisas "O Brasil está em 52º lugar em ciências e em 53º em matemática - em uma lista de 57 países. E 60% dos estudantes chegam ao fim da 8ª série sem saber interpretar um texto ou efetuar operações matemáticas simples" [Inep/Mec e OCDE, agosto/2008]

Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?

Educação em tempo integral Vivemos em uma sociedade em que podemos considerar a educação um dos motivos mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. Através desta educação que podemos ter uma melhor qualidade de vida. Mas a nossa educação hoje, fornecida pelo nosso governo é de qualidade? Os docentes de hoje, são bem remunerados? E os pais, participam ativamente na vida escola de seu filho? Hoje uma educação de qualidade pode ser considerada como um dos principais pontos para um governo se evoluir. Fato este considerado distinto da realidade do nosso Brasil. 1) Observe como o segundo parágrafo apenas reitera ("diz novamente, repete") aquilo que foi dito no parágrafo anterior. O texto parece não se desenvolver em defesa de um ponto de vista. Há também problemas gramaticais. Uma forma de construir o texto com correção será a seguinte: "Hoje uma educação de qualidade pode ser considerada como um dos principais pontos para uma sociedade evoluir, mas essa não é a realidade do nosso Brasil."

Algumas propostas apresentadas pelos governos como o CAE (Construindo Autonomia Escolar) ou talvez o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) podem ser consideradas como incentivo para a educação, mas não adequadas, pois hoje, docentes reclamam e muito dos salários fornecidos pelo governo. 2) No terceiro parágrafo, o texto expressa uma contradição, ao dizer que as medidas apresentadas pelo governo podem ser consideradas um incentivo, mas não são adequadas. Uma forma de solucionar o problema é empregar o adjetivo "suficientes" no lugar de "adequadas". Observe: "Algumas propostas apresentadas pelos governos (...) podem ser consideradas como incentivo para a educação, mas não suficientes".

Uma proposta que os pais de alunos estão adotando e em algumas cidades já existem, em regiões mais carentes são escolas de tempo integral. Enquanto os pais trabalham, seu filho fica na escola durante o período integral. A criança estuda em um período e no outro ela participa de recreações, cursos de informática, etc. Uma opção viável para os pais, que não necessita se preocupar com os filhos durante o horário de serviço, e ruim para as escolas, pois com a ETI a relação pai/filho estaria em certa forma negativa. 3) O trecho assinalado em vermelho no quarto parágrafo está confuso e apresenta problemas de concordância. Uma opção para torná-lo mais bem redigido é a seguinte: "Uma proposta que os pais de alunos estão adotando e que já existe em algumas cidades e em regiões mais carentes é a escola de tempo integral".