Planejamento de Um Curso On-Line

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Transcrição da apresentação:

Planejamento de Um Curso On-Line Parte I Silvia Helena Cardoso e Renato M. E. Sabbatini

Planejamento É a primeira fase de elaboração de um curso, e é extremamente importante para se conseguir bons resultados Define o que se quer alcançar e como alcançar Decide o que se quer fazer e o que se quer atingir com o curso e como isso será conseguido Segue uma seqüência sistemática de etapas Da mesma forma como nenhum engenheiro pensaria em construir um prédio sem planejá-lo primeiro, o planejamento é uma fase imprescindível de toda realização de um curso de qualquer natureza. No entanto, o planejamento é uma ciência, e não uma arte, e deve seguir uma sistemática, que já foi bem estudada.

Fases de Desenvolvimento de um Curso I. Planejamento Público-alvo, necessidades, tema, tipo de curso, objetivos, forma de disponibilização, custos, estrutura e elementos do curso, filosofia didático-pedagógica, objetivos educacionais, etc. II. Desenvolvimento Desenvolvimento de conteúdo e utilização de recursos e ferramentas III. Implementação Disponibilização, execução, acompanhamento, avaliação, manutenção Estas são as três fases clássicas de de um projeto completo de EAD na Web.

O Plano Documento escrito que conterá todos os elementos do curso, e que servirá como base para: A sua divulgação (informações públicas) A busca de recursos para sua realização A aprovação pelas autoridades educacionais relevantes O desenvolvimento e a execução Deve ser elaborado em conjunto com todos os membros da equipe de docentes e desenvolvedores Pode utilizar ferramentas adequadas O resultado do esforço de planejamento deve ser um documento escrito, contendo todos os detalhes do curso. A partir desses detalhes serão obtidos outros documentos para as diversas finalidades mostradas neste slide. O plano deve ser o documento de comunicação entre os membros da equipe de desenvolvimento e execução, e o registro das diversas decisões que serão tomadas ao longo do processo de planejamento.

Os Elementos do Plano 1. Específicos do Curso Título do curso Tipo de curso Ementa Público-alvo Pré-requisitos Metodologia de seleção Objetivos gerais Objetivos específicos Duração e carga horária Corpo docente Estrutura do curso Conteúdo programático Material instrucional Metodologia didática Formas de apresentação Formas de interação Avaliação Critérios de aprovação

Os Elementos do Plano 2. Específicos do Desenvolvimento Equipe de desenvolvimento e suas atribuições Cronograma físico-financeiro Ferramentas de planejamento e acompanhamento Ferramentas de software que serão utilizadas Plataforma de EAD a ser utilizada Fontes de material instrucional e metodologia de aquisição e conversão Plataformas de hardware para desenvolvimento e disponibilização

Questões na definição do curso Para quem? Para que? Como? O que? Quando? Quanto?

Etapas na Definição do Curso Como satisfazer as necessidades dos estudantes? Quem serão os estudantes? Quais são suas necessidades? Quanto custará, quanto tempo? Qual será o tipo do curso? Como será a avaliação? Como será a interação? Como serão disponibilizados os recursos? Interação

Planejamento Público-Alvo É o público que se pretende atingir no curso. Necessário para definir nível de profundidade, certificação, quem dará o curso, quanto cobrar, créditos, etc. Permite às pessoas se pré-classificarem, ou seja, se elas realmente apresentam aqueles pré-requisitos. Necessário formular questões que permitam determinar o nível de conhecimento do aluno previamente à inscrição Em que contexto está o público-alvo. Ex.: internos à instituição, externos, profissionais liberais, etc. No formulário de inscrição deve conter perguntas sobre o nível de conhecimento do aluno sobre o assunto a ser apresentado. Tenha o cuidado de não ensinar coisas que o aluno já sabe. Se ele decidir que o curso é para ele, ele vai se aprofundar

Planejamento Pré-requisitos É o conjunto de condições necessários para que o aluno possa se inscrever no curso. Podem ser: Ter atingido um determinado grau de educação Possuir certas habilidades ou conhecimentos prévios Ter acesso a ou saber utilizar determinados recursos tecnológicos que serão usados no curso Estar inscrito previamente em outros programas educacionais ou ter realizado matérias prévias

Planejamento Definição do Tipo de Curso e Duração Curso livre? Treinamento? Graduação Eletiva? Graduação Extracurricular? Pós-Graduação Extensão? Pós-Graduação Especialização? Pós-Graduação Strictu senso? Definir se o curso está inserido no programa educacional de uma instituição, ou tem a necessidade de reconhecimento do certificado. Saber qual é o nível do curso é importante se ele está inserido no programa educacional de uma instituição, ou tem a necessidade de reconhecimento do certificado. O tipo de um curso pode ser definido pelo número de horas, a que público é destinado e que tipo de certificado concede. Por exemplo, cursos de pós-graduação (para pessoas já formadas em nível superior) com 360 horas, no mínimo, recebem o nome de “curso de especialização” (denominação controlada e reconhecida pelo MEC)

Planejamento Ementa do Curso Todo curso deve ser descrito brevemente através de uma ementa, que contenha sucintamente em um parágrafo: Código e título Tema principal e objetivo Conteúdo (relação resumida dos tópicos) Aplicabilidade e/ou resultados Outra característica peculiar do curso Tipo e carga horária A ementa normalmente é colocada em catálogos de cursos oferecidos pela instituição, cadernos de horários, folders, propagandas on-line, etc. Ela deve ser escrita em primeiro lugar, pois permite dar uma idéia clara a respeito do que será o curso em sua totalidade.

Planejamento Exemplo de Ementa EDU-002: Curso de Capacitação Docente em Educação a Distância Extensão Universitária, Semipresencial, 120 horas O curso apresenta e discute os conceitos e as técnicas que compõem a Metodologia de EAD, visando sua aplicação na geração e conversão pedagógica de aulas virtuais baseadas na Internet e complementadas por outras mídias. O curso faz uma introdução à metodologia, após o que apresenta e discute suas ferramentas tecnológicas e pedagógicas. Finalmente, a metodologia é colocada em prática através de trabalhos desenvolvidos individualmente ou em grupo

Planejamento Objetivos do Curso Objetivos gerais Definem o escopo do curso e o que se quer atingir com ele em relação as metas de aprendizado num contexto educacional maior Objetivos específicos Uma lista das metas educacionais que se quer que o aluno atinja ao completar o curso, definidas em termos observáveis e comprováveis

Planejamento Exemplo de Objetivo Geral Os objetivos deste curso são: Capacitar docentes em ciências da saúde em nivel superior a realizar o planejamento e coordenar o desenvolvimento de cursos a distância baseados na Internet, com aplicações nas áreas básica e clínica;  Proporcionar os fundamentos teóricos, e a capacitação técnica necessária para entender o uso e aplicar as ferramentas, abordagens, etc., no contexto de trabalho com uma equipe multidisciplinar.

Planejamento Objetivos Específicos (1) Detalha os comportamentos e as habilidades que o aluno deve ter adquirido ao final do módulo ou aula Usa verbos que expressem ações concretas de demonstração do aprendizado, ex., descrever, definir, listar, discutir, fazer, realizar, comparar, demonstrar conhecimento, etc. Define de tal forma que o aluno seja capaz de verificar se o mesmo foi atingido. Serve de guia para o professor

Planejamento Objetivos Específicos (2) Psicomotores: Esquematizar… Realizar um procedimento… Praticar… Programar… Localizar… Manipular… Falar… Preparar… Operar… Substituir… Combinar… Reparar… Cognitivos: Descrever… Expressar… Definir… Listar… Explicar… Relacionar… Discutir… Comprovar… Classificar… Citar… Planejar…

Planejamento Objetivos Específicos (3) Especifica os itens que serão avaliados sabendo o aluno por antecipação quais são os mesmos. Baseiam-se em objetivos já atingidos anteriormente por outros módulos ou aulas ou por pré-requisitos do curso (construção hierárquica de objetivos educacionais).

Planejamento Exemplo de Objetivos Específicos Definir o que é instrução e o que é conteúdo instrucional Caracterizar o que é comum e o que distingüe o uso do conteúdo instrucional no ensino a distância Listar, definir brevemente e exemplificar os tipos principais de materiais instrucionais ou didáticos Caracterizar o modelo conceitual cliente/servidor para a disponibilização de conteúdo instrucional Demonstrar conhecimento sobre os principais formatos usados na Internet, como TXT, DOC, PPT, HTML, PDF, PS, SGML, RTF, Shockwave, etc.

Planejamento Equipe de Instrução (1) Selecionar docentes, tutores e analistas de suporte técnico para cada um dos módulos Por que? Para divisão da carga de ensino Faz parte desta parte do planejamento selecionar o corpo docente para cada um dos módulos.

Planejamento Equipe de Instrução (2) Docente Responsável pela criação e/ou ministração do conteúdo instrucional, definição das linhas didáticas, de interação e de avaliação, etc. Tutor Auxilia o professor na interação com os alunos, correção de provas e trabalhos, etc. Técnico de Suporte Atende às demandas técnicas geradas pelos professores, tutores e alunos (colocação de material, correção de problemas, manutenção da plataforma, realização de atividades especializadas, etc.)

Planejamento Programa do Curso É feito em dois níveis: Para fins de divulgação externa ou pré-curso. Contém apenas a lista dos conteúdos do programa (ementa estendida) Para fins de orientação dos alunos durante o curso: contém mais detalhes, inclusive cronograma (calendário do curso), professor, etc. Especifica a estrutura do curso e a seqüência dos módulos, aulas, etc.

Planejamento Carga Horária É dividida de acordo com o tempo a ser efetivamente dedicado pelo aluno às diferentes atividades previstas: Aulas expositivas Leituras Reuniões em grupo Realização de trabalhos e exercícios Realização de provas e exames Difícil de calcular em EAD, geralmente é feito uma estimativa inicial, baseada em regras, e depois recalculada durante a primeira realização do curso

Planejamento Estimativa da Carga Horária Aulas expositivas (slides + texto): 20 slides por hora Leituras: 15-20 páginas por hora (leitura fácil) ou 10-15 páginas por hora (leitura difícil, ou com diagramas) Provas: 5 questões expositivas por hora, 30 perguntas de múltipla escolha por hora Trabalhos escritos: 3-4 páginas por hora (for o tempo de pesquisa) Exercícios: altamente variável. Áudio ou vídeo: tempo real + 20% A estimativa inicial da carga horária deve levar em consideração as atividades efetivamente dedicadas pelos alunos mais o tempo necessário para acessar o curso, entrar senha e login, chegar até o material a ser estudado, imprimir material, etc. Aqui temos algumas regras universalmente aceitas para tarefas relacionadas à material multimidia e on-line. Os exercícios constituem a parte mais difícil de quantificar. Por exemplo, podem envolver pesquisa em biblioteca ou na Internet, leitura em aberto dos materiais necessários para a resolução de problemas, aprendizado de como usar um software, desenho de gráficos com ou sem requinte, etc. Para áudios e videos em tempo real, geralmente pega-se a duração dos mesmos e se adiciona 20% a mais de tempo, necessários para entrar no material e esperar o carregamento, parar e voltar atrás algumas vezes, parar para fazer anotações, etc.

Estrutura do Curso

A Necessidade de uma Estrutura Todo curso baseado na Web envolve uma grande quantidade de informações, tarefas e recursos e portanto deve ser estruturado de maneira lógica e familiar para que o usuário seja capaz de executar as tarefas necessárias ou acessar a informação.

Características de um Bom Design Interativo Não-linear Retenção do interesse Interface gráfica fácil de usar Recursos que permitam o acesso a qualquer um Aulas estruturadas Uso efetivo de multimídia Atenção a detalhes educacionais e técnicos Interativo - Desenvolva uma estrutura que requeiram que os alunos se tornem ativamente envolvidos. As interações podem tomar a forma de atividades nas quais os aprendizes podem fazer escolhas, responder questões, selecionar modos de instrução. Algumas vezes a interação não permitirá ao aprendiz fazer alguma coisa observável, mas simplesmente pensar, por ex., pensar numa nova forma de tratar colegas de trabalho, ou uma forma alternativa de resolver problemas de software. Não-linear - Use - equilibradamente - hipertextos locais ou da Web para ampliar as informações. O uso excessivo poderá confundir o aluno. Retenção do interesse - Um design equilibrado e bem estruturado facilita o uso, o acesso e oferece experiência positiva. Interface gráfica fácil de usar - Use menus intuitivos, ícones fáceis de entender, cores de textos em equilíbrio com o fundo, etc. Maximização da audiência - Alguns métodos restringem o acesso de alunos que têm um browser particular, capacidade física, ou conexão de rede. Um bom design considera esses e outros fatores para assegurar-se que todos terão facilidade de acesso. Aulas estruturadas - Procure fazer aulas organizadas em módulos, com objetivos específicos, de maneira didática com argumentos claros. Uso efetivo de multimídia - Gráficos, vídeos, imagens, hipertextos e áudio ajudam os aprendizes a entender conceitos mais facilmente. A multimídia oferece uma oportunidade alternativa de examinar problemas e aprender novas habilidades. Procure usar elementos multimídia que não podem ser adequadamente explicados por uma única mídia.

Estrutura de um curso Ambas podem ser iguais ou diferentes

Tipos de estrutura de apresentação Sequencial Hierárquica Hiperlink/Hipermídia

Exemplo de estrutura hierárquica (2)

Exemplo de estrutura hierárquica (1)

Estrutura Barra de navegação Anterior/Próximo

Falhas de design

Mecanismo de Leitura LEITURA SE DÁ POR SALTOS - FIXA BLOCOS POR VEZ O sistema ocular é muito frágil. Ele tira “flashs” de letras, ou seja,............ Ler poderá se tornar agressivo para os olhos se forçado a olhar para coisas miniciosas e excessivas. Adaptado de M. Prates e V. Loyola A leitura se dá por saltos, fixando na memória um bloco de caracteres por vez. O tamanho do bloco deve ser o maior possível e o seu tempo de fixação o menor possível para que a leitura seja mais rápida e eficiente

Exemplo de Frame

Planejamento Avaliação Avaliação do aprendizado Individual Baseada em medidas de participação, desempenho e auto-avaliação, etc. Avaliação do curso Baseada em pesquisa de opinião dos alunos sobre o curso em si, docentes, tutores, qualidade do material, etc. Avaliação dos resultados do curso Estatística dos resultados obtidos em uma uma mais classes (médias e variâncias de desempenho, análise comparativa), e para pesquisa e publicação

Planejamento Atividades de Avaliação em EAD Questionários on-line de múltipla escolha com auto-correção (JAVA, CGI) Exames dissertativos (provas take-home ou presenciais) Presença e participação em chats e webfóruns Entrega de exercícios, simulações, trabalhos práticos, ensaios, monografias e revisões Auto-avaliação