AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010
CONTEXTO INVESTIGADO Colégio Estadual Alfredo Nasser Agosto/2009 a Dezembro/2010
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA: dificuldades frente à participação da comunidade na construção e revisão do PPP OBJETIVO GERAL: analisar a elaboração e revisão do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Alfredo Nasser OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Sensibilizar a comunidade sobre o que é o PPP e a sua importância no processo ensino-aprendizagem Inserir a participação da comunidade na elaboração e reelaboração do PPP
TIPO DE PESQUISA: pesquisa-ação: observei, para reunir informações / analisei e interpretei os fatos INSTRUMENTOS UTILIZADOS Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram em leituras de bibliografias relativas ao tema, observação in loco do cotidiano escolar, realização de entrevistas e estudos documentais e realização de Fórum para debates do tema proposto.
criou uma nova cultura na comunidade, favorecendo maior aproximação entre os diferentes segmentos escolares e o envolvimento de todos na busca de alternativas que possam contribuir para a solução dos problemas existentes. Foi possível a criação de hábitos que transformaram o medo e o receio do novo, em ações compartilhadas, dando lugar às mudanças necessárias para o alcance dos objetivos e das metas traçadas.
Reflexão: a comunidade como um todo foge de sua responsabilidade de pensar sobre, se ela não pensa alguém pensa por ela, portanto, o PPP que é instrumento para ser pensado e praticado por todos, é idéia de alguns, e a maioria se torna apenas executor, figurante da educação escolar.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº /96. Brasília, FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 3 ed., São Paulo: Paz e Terra, GANDIN, Danilo; Gandin, A. Luís. Temas para um projeto político pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 4 ed. Goiânia Alternativa, LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, LUCK, Heloísa; SIQUEIRA, Katia; GIRLING, Robert e KEITH,Sherry. A escola participativa; o gestor escolar. Petrópolis: Vozes, PARO. Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político - Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível - Campinas, SP: Papirus, ed., PADILHA, P. R. Planejamento dialógico – como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad,