AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.

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Transcrição da apresentação:

AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010

 CONTEXTO INVESTIGADO  Colégio Estadual Alfredo Nasser  Agosto/2009 a Dezembro/2010

 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA: dificuldades frente à participação da comunidade na construção e revisão do PPP  OBJETIVO GERAL: analisar a elaboração e revisão do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Alfredo Nasser  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Sensibilizar a comunidade sobre o que é o PPP e a sua importância no processo ensino-aprendizagem  Inserir a participação da comunidade na elaboração e reelaboração do PPP

 TIPO DE PESQUISA:  pesquisa-ação: observei, para reunir informações / analisei e interpretei os fatos  INSTRUMENTOS UTILIZADOS Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram em leituras de bibliografias relativas ao tema, observação in loco do cotidiano escolar, realização de entrevistas e estudos documentais e realização de Fórum para debates do tema proposto.

 criou uma nova cultura na comunidade, favorecendo maior aproximação entre os diferentes segmentos escolares e o envolvimento de todos na busca de alternativas que possam contribuir para a solução dos problemas existentes.  Foi possível a criação de hábitos que transformaram o medo e o receio do novo, em ações compartilhadas, dando lugar às mudanças necessárias para o alcance dos objetivos e das metas traçadas.

Reflexão: a comunidade como um todo foge de sua responsabilidade de pensar sobre, se ela não pensa alguém pensa por ela, portanto, o PPP que é instrumento para ser pensado e praticado por todos, é idéia de alguns, e a maioria se torna apenas executor, figurante da educação escolar.

 BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº /96. Brasília,  FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 3 ed., São Paulo: Paz e Terra,  GANDIN, Danilo; Gandin, A. Luís. Temas para um projeto político pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes,  LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 4 ed. Goiânia Alternativa,  LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,  LUCK, Heloísa; SIQUEIRA, Katia; GIRLING, Robert e KEITH,Sherry. A escola participativa; o gestor escolar. Petrópolis: Vozes,  PARO. Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática  VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político - Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível - Campinas, SP: Papirus, ed.,  PADILHA, P. R. Planejamento dialógico – como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire  VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto  educativo. São Paulo: Libertad, 