Literatura popular: Cordel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

Vanguardas e Modernismo
O romantismo I – Contexto Histórico.
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Português Brasileiro: Questões atuais
Trabalho De Literatura
Nome: Tatiele n 22 Professora: Liani
Mario Raul de Moraes Andrade
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
a melhoria da aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Literatura de Cordel.
PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE
Caracterização dos ciclos
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
Literatura de Cordel Projeto interdisciplinar – II Média Professora Daniela Mendes e Sara Porcu.
Mediação e Linguagem II
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Origem e desenvolvimento da crônica
IÊDA SANTANA Olá amigos do 4º ano!
Cordel.
Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS

Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
O TEATRO
LITERATURA DE CORDEL
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Texto poético.
Mais um pouco de... Literatura de.
FEIRA DE VERSOS – POESIA DE CORDEL
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
CRÉDITOS E REFERÊNCIAS
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES.
Atividade_3.8_MarciaCessel
I ENCONTRO DE NÚCLEO DO PROJETO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Estratégias de leitura
Universidade Federal do Amapá
Formação do leitor literário.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Capítulo 19 Gráficos para o ENEM.
Literatura de cordel.
MARISA RODRIGUES PINHO
Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras
A Arte na Literatura de Cordel
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
GÊNEROS TEXTUAIS.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Branca de Neve: versões e visões de uma história
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I Profa. Sônia Sampaio, Dra. Rosângela da Luz Matos, Dra./bolsista CAPES Posdoc Letícia Vasconcelos, Mestranda Psicologia.
O primeiro beijo.  Público alvo - 9º ano  1ª Etapa:  Leitura silenciosa individual da crônica “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto.Antonio Barreto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS-DCSH CAMPUS DE CURRAIS NOVOS.
TRABALHO COLABORATIVO
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
PARNASIANISMO LITERATURA.
EXPRESSÃO ORAL (Metas Curriculares – 10.º ano): 1de out. Síntese Apreciação crítica (de reportagem, de documentário, de entrevista, de livro, de filme,
A literatura potiguar: um sistema precarizado Professor Marcel Matias.
Prof.ª Simone – ARTE – 9.º Ano
Transcrição da apresentação:

Literatura popular: Cordel

Por que trabalhar com cordel? Literatura popular, temas populares; Tradição oral; Raízes nordestinas; Caráter narrativo; O “ritmo” envolve a leitura e os ouvintes; Textos de memória; Fácil reprodução e circulação.

Rede de leitores e escritores Para o EJA é uma forma de diminuir a distância entre o que se lê e os leitores, podendo gerar uma rede de sociabilidade em torno da leitura; Não há a distância cultural comumente estabelecida entre a cultura escrita e a oral; Valoriza as tradições literárias (orais e escritas) e as raízes culturais nordestinas, provocando uma “identificação do aluno com a leitura”.

Conhece para explorar Um pouco da história e estrutura do Cordel: Tradição que remonta os trovadores medievais; Os primeiros registros escritos datam do século XIX (poeta Leandro Gomes) Sextilhas e decassílabos, com rimas nos versos pares; Cunho narrativo com estilo crítico, cômico e satírico; Vídeo: “entrevista com Antonio Klévisson Viana” e “a relação do cordel com outras artes”

Sugestões de trabalho

Levantar conhecimentos prévios, apresentar e repertoriar Reportagem cordel / xilogravura (Globo Rural) http://www.youtube.com/watch?v=lXkKOI3z0V8 Lobisomem e o Coronel – Ítalo Cajueiro http://www.youtube.com/watch?v=qLTzbfopMmE Cabra da peste – Patativa do Assaré http://www.youtube.com/watch?v=UqwShzA8DE4 A terra é nossa – Patativa do Assaré http://www.youtube.com/watch?v=9NY8dh7S5Sk Documentário sobre o Patativa http://www.youtube.com/watch?v=CR_SJkeUN9o Ai se sesse – Zé da Luz (Cordel do fogo encantado) http://www.youtube.com/watch?v=7BmvygOD1E0 Chover – Cordel do Fogo encantado http://www.youtube.com/watch?v=u5si8rOK31Y

Sugestões de atividades Após a apresentação do gênero cordel, o levantamento dos conhecimentos dos alunos e algumas leituras em roda, propõe-se uma discussão sobre as possíveis temáticas:

EJA I 1. Textos de memória; 2. Lacunas da rima; Lacuna de palavras com banco. 3. Música: “Cordel do fogo encantado” 4. Organizando versos de quadras populares; 5. Cordel (ou apenas uma ou duas sextilhas) fragmentado em versos para os alunos organizarem;

Construindo cordéis na internet 6. Produção coletiva de um cordel; Toda produção prescinde planejamento (consciente ou não): 1) tema, 2) escrever dois versos, 3) lista de rimas, 4) Produção, 5) métrica, 6) marcas de estilo, 7) revisão http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/

Livro coletivo: Capas Reportagem cordel / xilogravura: http://www.youtube.com/watch?v=lXkKOI3z0V8 Como fazer xilogravura: http://www.youtube.com/watch?v=4p96AWO5Kgw Isogravura: http://www.youtube.com/watch?v=WH4rOnUCiTg