Literatura popular: Cordel
Por que trabalhar com cordel? Literatura popular, temas populares; Tradição oral; Raízes nordestinas; Caráter narrativo; O “ritmo” envolve a leitura e os ouvintes; Textos de memória; Fácil reprodução e circulação.
Rede de leitores e escritores Para o EJA é uma forma de diminuir a distância entre o que se lê e os leitores, podendo gerar uma rede de sociabilidade em torno da leitura; Não há a distância cultural comumente estabelecida entre a cultura escrita e a oral; Valoriza as tradições literárias (orais e escritas) e as raízes culturais nordestinas, provocando uma “identificação do aluno com a leitura”.
Conhece para explorar Um pouco da história e estrutura do Cordel: Tradição que remonta os trovadores medievais; Os primeiros registros escritos datam do século XIX (poeta Leandro Gomes) Sextilhas e decassílabos, com rimas nos versos pares; Cunho narrativo com estilo crítico, cômico e satírico; Vídeo: “entrevista com Antonio Klévisson Viana” e “a relação do cordel com outras artes”
Sugestões de trabalho
Levantar conhecimentos prévios, apresentar e repertoriar Reportagem cordel / xilogravura (Globo Rural) http://www.youtube.com/watch?v=lXkKOI3z0V8 Lobisomem e o Coronel – Ítalo Cajueiro http://www.youtube.com/watch?v=qLTzbfopMmE Cabra da peste – Patativa do Assaré http://www.youtube.com/watch?v=UqwShzA8DE4 A terra é nossa – Patativa do Assaré http://www.youtube.com/watch?v=9NY8dh7S5Sk Documentário sobre o Patativa http://www.youtube.com/watch?v=CR_SJkeUN9o Ai se sesse – Zé da Luz (Cordel do fogo encantado) http://www.youtube.com/watch?v=7BmvygOD1E0 Chover – Cordel do Fogo encantado http://www.youtube.com/watch?v=u5si8rOK31Y
Sugestões de atividades Após a apresentação do gênero cordel, o levantamento dos conhecimentos dos alunos e algumas leituras em roda, propõe-se uma discussão sobre as possíveis temáticas:
EJA I 1. Textos de memória; 2. Lacunas da rima; Lacuna de palavras com banco. 3. Música: “Cordel do fogo encantado” 4. Organizando versos de quadras populares; 5. Cordel (ou apenas uma ou duas sextilhas) fragmentado em versos para os alunos organizarem;
Construindo cordéis na internet 6. Produção coletiva de um cordel; Toda produção prescinde planejamento (consciente ou não): 1) tema, 2) escrever dois versos, 3) lista de rimas, 4) Produção, 5) métrica, 6) marcas de estilo, 7) revisão http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/
Livro coletivo: Capas Reportagem cordel / xilogravura: http://www.youtube.com/watch?v=lXkKOI3z0V8 Como fazer xilogravura: http://www.youtube.com/watch?v=4p96AWO5Kgw Isogravura: http://www.youtube.com/watch?v=WH4rOnUCiTg