IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA ORIENTAÇÕES PARA A IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS DEMGC MARÇO DE 2013.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
CAOP-Consumidor (MPPE)
TEMA: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CAOP-Consumidor (MPPE)
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Educação Ambiental - GPEEA
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PROJETO “reinventando o ensino médio”
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
OFICINA DE CONFERÊNCIA
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Educando-nos para pensar e agir em
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
O papel pedagógico do órgão gestor
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação 1 1 1

Público Alvo Jovens de 11 a 14 anos (alunos do Ciclo II) 2 2 2

Objetivos Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis. Fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir para a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis. 3 3 3

Breve Histórico 1ª CNIJMA – 2003 1760 escolas da rede estadual Conferência na Escola: ago à dez 2012 Conferência Estadual: agosto 2013 Conferência Nacional: outubro 2013

Grupos de Apoio COLETIVO JOVEM Grupos informais de jovens e organizações juvenis que se mobilizam em torno da temática socioambiental. REJUMA Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola Exige que a comunidade escolar observe os problemas socioambientais mais urgentes e defina como agir, na medida do possível, em cada escola e no seu entorno.

Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola Escolha de representantes -delegados e delegadas - que devem levar adiante as propostas discutidas e definidas como importantes.

Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola Propõe-se que gestores e professores de todas as disciplinas se envolvam com a Conferência, inclusive definindo um período de preparo e uma data para sua realização.

Escola Sustentável Promove a saúde ambiental e das pessoas. Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial e de gênero. Respeita os direitos humanos (em especial a criança e o adolescente). Favorece o exercício da participação e o compartilhamento de responsabilidades.

Sentir – Pensar - Fazer Escola Sustentável Físico Espaço Gestão Democrática Currículo Escola Sustentável

Currículo Saberes e fazeres que fomentem e estimulem culturas pró- sustentabilidade Gestão Gestão democrática Projeto Político Pedagógico, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental - Com-Vida - Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações, energia, água, área verde) Ministério da Educação 11 11 11

Como realizar a Conferência na Escola? O MEC enviará direto para as escolas, EM AGOSTO, um “Passo a Passo” com todas as instruções para a realização da conferência.

Em linhas gerais... Antes da conferência: Conhecer: O que é uma conferência? A que ela se destina? Pesquisar: Estudar o tema e desenvolver trabalhos durante as aulas. Divulgar: Motivar os alunos e envolver a comunidade

Em linhas gerais... Durante a conferência: Apresentação dos trabalhos pelos alunos. Escolha do trabalho que vai representar a escola. Eleição do delegado e suplente. Elaboração do produto final.

Em linhas gerais... Depois da conferência: Envio dos dados do delegado e o produto final para o órgão responsável.

“Se não for agora, quando? Se não formos nós, quem?”