EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO Prof. Fábio Marinho fmarinho@ibpinet.
Empreendedorismo (entrepreneurship) Por quê é um tema importante? É possível ensinar a alguém como ser empreendedor?
Empreendedor Uma pessoa que cria uma empresa, qualquer que seja ela Uma pessoa que compra uma empresa já estabelecida e introduz inovações, assumindo riscos e agregando valor Um funcionário que identifica ou cria um novo negócio, introduz inovações em sua organização, gerando vantagem competitiva e valor para os acionistas Empreendedor
O modelo do processo empreendedor de Timmons comunicação oportunidade recursos “business plan” liderança criatividade time
O empreendedor na ótica de Louis Filion concebe desenvolve realiza visões
Pré-requisitos Canalização da energia, foco Buscar experiência e conhecimento Pensamento lateral e horizontal Capacidade de pensar e fazer escolhas Aptidão e vontade de se comunicar Determinação Perseverança: longo prazo
Visão “Imagem projetada no futuro do lugar que se quer ser ocupado pelos seus produtos no mercado, assim como a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo”
Processo da ciação da visão de Filion liderança energia percepção do mundo visão relações
Weltanschauung: percepção do mundo Como desenvolver uma visão sem a compreensão do setor? Como identificar uma oportunidade real sem conhecer a área de negócios em que se pretende atuar?
Energia Quantidade de tempo alocada para a execução das atividades profissionais Intensidade (qualidade) da execução
onde investir a energia necessidades implicações no negócio crescimento e lucratividade novas fontes de lucro gerenciamento racionalização de custos rapidez e prontidão flexibilidade inovação integração transformação do negócio lealdade dos clientes conhecimento é chave relacionamento qualidade da experiência rede de parceiros amplitude cobertura influência
Liderança Weltanschauung Compreensão do setor de negócios Energia: motivação, comprometimento, persuasão, clareza na comunicação, negociação Relacionamento
Estágios da Visão Complementar: atividades de gestão para sustentar a Central Central: consolidação de uma ou mais Emergentes Emergentes: idéias de produtos e serviços que queremos lançar
Origem e desenvolvimento da visão Auto-avaliação: descrição das ws-chave; energia; liderança; auto-conceito; autonomia; exame dos pontos fortes e fracos Descrição dos modelos empresariais preferidos Identificação das áreas de mercado que oferecem oportunidades de negócio Descrição das visões emergentes Descrição de uma visão central
Ligações entre os sistemas relações visões ações
Níveis de relações Primário: familiares. Ligações em torno de mais de uma atividade. Secundário: conhecidos. Ligação em torno de uma atividade bem determinada. Rede de ligações. Terciário: cursos. Livros, viagens, congressos, feiras e exposições industriais.
O sistema de Relações internas relações externas familiares direção subordinados internas superiores pares colegas outros relações profissionais ideológicas externas esportivas afastados familiares religiosas pessoais imediatos políticas sociais próximos
Pergunta Qual a diferença entre visão e sonho?
Pergunta Qual a diferença entre empreendedor e administrador?
O empreendedor e as combinações entre visão e relações administrador peq.empresa empreendedor méd. empresa gde.empresa sonhador cortesão + -
Administrador x Empreendedor Faz certo as coisas Eficiência Gerencia Baseado em controles Ênfase na tática, estrutura e sistemas Curto prazo Como e quando Busca previsibilidade Evita riscos Ocupa um cargo Relógio Faz as coisas certas Eficácia Inovação Baseado na confiança Ênfase na filosofia, valores essenciais, metas compartilhadas Longo prazo O quê e por quê Busca mudanças Corre riscos Lidera Bússola Fonte: W.Bennis, R.Towsend, J.Kotter, J.Katzenbach, S.Covey, e outros
Estudo das oportunidades A flecha lançada A palavra pronunciada A oportunidade perdida Três coisas que nunca voltam atrás: Provérbio chinês
Idéias são diferentes de oportunidades Como identificar uma idéia que pode dar origem a uma oportunidade?
Oportunidade é uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço Ela tem: Algo de novo Atende um nicho de mercado Tem potencial para gerar lucro É baseada em necessidades insatisfeitas Surge em um momento propício para quem vai se beneficiar dela
Avaliação das oportunidades Ser compatível com as características do empreendedor (personalidade, ws, energia, liderança, sonhos, ...) Se confrontada com as forças e fraquezas individuais (conhecimento do setor, experiência, requisitos de tecnologia, etc...) Avaliar as ameaças externas que incidem sobre a oportunidade
“Education is the only ticket to success in a knowledge-based society “Education is the only ticket to success in a knowledge-based society. Education is the ‘big game’ in the globally interdependent economy. Period.” Tom Peters Liberation Management
Erros a evitar Paixão pelo produto ou serviço Paranóia (não posso mostrar a idéia porque pode ser roubada) Perfeccionismo (ainda não está pronto) Muito tarde ou muito cedo Não reconhecer ou evitar a concorrência Preço baixo como estratégia de entrada Desejo ou necessidade de lucro rápido
Empreendedor sofre! “Tudo que podia ser inventado já foi inventado.” Charles H. Duell, comissário do serviço de patentes EUA, 1899 “A televisão não será capaz de se manter no mercado depois dos primeiros seis meses de funcionamento. As pessoas vão se cansar de ficar olhando para uma caixa de madeira todas as noites.” Darryl F. Zanuck, presidente da 20th Century Fox, 1946 “O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merever uma nota maior que 5 a idéia deveria ser viável.” Examinador de Yale sobre a tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote. Mais tarde, Smith fundou a Fedex.
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO Prof. Fábio