InduçãoIndução Prof. Luiz A M Palazzo Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Pelotas, fevereiro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Artificial - IA
Advertisements

Viviane Torres da Silva
O método científico em Psicologia
Trabalho Escolar de Filosofia
SEMIÓTICA Charles S. Peirce
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Introdução à Programação Lógica
Capítulo 4: Estado Global
Pesquisa em Memória Primária
Pesquisa em Memória Primária
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Carolina Fonseca Neumar Ribeiro
Planejamento de Experimentos Aplicação ao SCAE
Introdução à Modelagem Conceitual 1. Conceitos Básicos
Prof. Luiz A M Palazzo Pelotas, fevereiro de 2011
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA3
Inteligência Artificial
“... Sem método científico, não se faz ciência!”
List Ranking: Um Estudo Experimental
INF 1771 – Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Métodos de Demonstração
MÉTODO CIENTÍFICO.
Métodos e técnicas da pesquisa científica
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Semiose na experiência cinemática da cultura de meios
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Disciplina Interação com o Mundo Natural : Ciências da natureza II
Métodos Científicos Método Indutivo
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Escola Secundária Francisco de Holanda
Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo
Sistemas Especialistas
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
N Incremental n Aprende conceitos estruturais Aprende o conceito de um arco através de exemplos e contra-exemplos a ele fornecidos O Sistema ARCHES de.
Lógica Erros Comuns Dicionário Escolar de Filosofia, de Aires Almeida LÓGICA.
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de engenharia de computação Metodologia da pesquisa em computação Indução e Dedução Elton dos.
INDUTIVISMO Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência e o problema da indução.
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Aplicação do método indutivo. Será que o quadrado de um número natural n é a soma dos n primeiros números impares?
UMA ESTRATÉGIA DE REDE NEURAL APLICADA À GAME ESTILO BEAT’EM UP Mendes,T.M. e Almeida, A.G. RESUMO O projeto consiste no desenvolvimento de um jogo 2D.
3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos
Introdução à Engenharia de Computação
Inteligência Artificial I
Sistemas Especialistas Probabilísticos -SEP Sílvia Modesto Nassar Departamento de Informática e de Estatística - INE Centro Tecnológico.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 2
Inteligência Artificial
O que é Ciência.
Aprendizado por Indução
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
DECOM – ICEB – UFOP Prof. Álvaro Guarda Aprendizado de Máquina - 0 Aprendizado Indutivo de Conceitos Conceito Conjunto de objetos com características comuns.
Aula Introdutória “Lógica para Computação”
Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para.
Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Conceitos básicos MÉTODO.
Edmund Husserl A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por.
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Genética de populações
Transcrição da apresentação:

InduçãoIndução Prof. Luiz A M Palazzo Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Pelotas, fevereiro de 2011

LFA-A05 - Indução2 Indução s.f. Ato de induzir; raciocínio em que, de fatos particulares, se tira uma conclusão genérica; (...) Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

LFA-A05 - Indução3 Onde é aplicada a Indução? Filosofia, Lógica, Matemática, Estatística, Psicologia Cognitiva, Inteligência Artificial,...

LFA-A05 - Indução4 Raciocínio Indutivo É a forma de raciocínio onde a conclusão não é necessária, dadas as premissas. No raciocínio indutivo o que interessa é a probabilidade da conclusão, que corresponde à probabilidade indutiva do argumento.

LFA-A05 - Indução5 Silogismo Estatístico (1) 90% dos estudantes de informática são criativos, e José é estudante de informática, logo José é criativo.

LFA-A05 - Indução6 Silogismo Estatístico (2) A maior parte dos estudantes de informática é inteligente, e José é estudante de informática, logo José é inteligente.

LFA-A05 - Indução7 Generalização Estatística 63% de uma amostra de pessoas escolhidas ao acaso em todo país são presidencialistas, logo 63% dos brasileiros são presidencialistas

LFA-A05 - Indução8 Indução por Analogia O espécime x é uma planta de um só talo, dá flores azuis de cinco pétalas e tem 40 cm de altura, e O espécime y é uma planta de um só talo, dá flores azuis de cinco pétalas e tem 40 cm de altura, logo x e y são plantas da mesma família.

LFA-A05 - Indução9 Indução Matemática Aplica-se a conjuntos enumeráveis, Base de indução: Mostrar que P é verdadeira para X=0 ou X=1, Hipótese de Indução: Assumir que P é verdadeira para X=N, Passo de Indução: Mostrar que P é verdadeira para X=N+1.

LFA-A05 - Indução10 A questão da restrição C. S. Pierce e o problema da interpretação do censo (1931). As abordagens sintáticas: Carnap e as lógicas indutivas (1950). Hempel: Os corvos são pretos (1965). Goodman: As esmeraldas são verzuis. (1965).

LFA-A05 - Indução11 A Representação do Conhecimento Roteiros, frames e conceitos. Esquemas x modelos mentais: Uma cabra entra num restaurante, então... Regras: Se isto então aquilo. Modelo básico do raciocínio indutivo (Holland, 1986).

LFA-A05 - Indução12 O Sistema Indutivo de Holland Populações de regras condição-ação, Com processamento paralelo, Comunicando-se por meio de passagem de mensagens, Produzem raciocínio indutivo emergente, Tendendo a auto-organizar-se em uma hierarquia estável.

LFA-A05 - Indução13 Implementações Computacionais de Sistemas Indutivos Sistemas Classificadores, Algoritmos Genéticos, Sistemas de Aprendizado, Sistemas de Descoberta de Conhecimento, Sistemas de Descoberta Científica

LFA-A05 - Indução14 Sistemas Classificadores (SC) Um conjunto {C1, C2,... Cn} de classificadores (regras); Uma lista de mensagens; Uma interface de entrada; Uma interface de saída

LFA-A05 - Indução15 Ciclo de Execução de um SC 1As mensagens recebidas via interface de entrada são colocadas na lista de mensagens corrente (LMC), 2As mensagens na LMC são comparadas com a parte das condições de todos os classificadores no SC, 3Todos os classificadores cujas condições forem satisfeitas pelas mensagens em LMC emitem novas mensagens que são armazenadas na nova lista de mensagens (NLM), 4O processamento da NLM produz a saída corrente do sistema (via interface de saída) e um novo conjunto de mensagens é formado. 5Retorna ao passo 1

LFA-A05 - Indução16 Conclusão A indução, como método de raciocínio, se apresenta sob diversas formas e pode ser estudada sob diversos pontos de vista. Diversos métodos e técnicas indutivas tem sido empregados com sucesso em sistemas de computação. Novas aplicações da indução devem se tornar viáveis com o aumento da capacidade de processamento dos atuais sistemas.