Simulação e Modelagem de Sistemas

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Transcrição da apresentação:

Simulação e Modelagem de Sistemas Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Simulação e Modelagem de Sistemas Prof. Ernesto Lindstaedt

Introdução: Definição de Simulação: Shannon É o processo de a) projetar um modelo de um sistema real e b) conduzir experimentos com este modelo para: compreender o comportamento do sistema avaliar estratégias para a operação do sistema

Gordon É a técnica de resolver problemas seguindo as variações ocorridas ao longo do tempo num modelo dinâmico do sistema.

Definição de Modelo: Shannon É uma representação de um objeto, sistema ou idéia em uma forma diferente da entidade propriamente dita. Modelos físicos Modelos matemáticos

Gordon É um conjunto de informações sobre um sistema coletado com o propósito de entender este sistema.

Como obter um modelo ? Sistema => Modelo Principais etapas: análise do sistema (identificar entidades, atributos, etc) simplificação (desconsiderar entidades, atributos irrelevantes)

Quando usar simulação ? I. no projeto de sistemas ainda não existentes II. experimentação com o sistema real é impossível III. experimentação com o sistema real é indesejável IV. para compressão ou expansão da escala de tempo V. para avaliação do desempenho de sistemas VI. para treinamento e instrução

Aplicações da Simulação: Administração economia engenharias biologia medicina informática entretenimento

Limitações da simulação: I. Resultados são dependentes dos estímulos modelos estocásticos modelos determinísticos II. Desenvolvimento de bons modelos pode ser muito caro III. Falta de precisão/qualidade da modelagem

Tipos de modelos: escala natural físico escala reduzida analítico matemático numérico/algorítmico

Definição restrita de simulação: Simulação é o método de solução de problemas que se utiliza de modelos matemáticos numéricos/algorítmicos. Modelos contínuos / discretos Modelos estocásticos / determinísticos

Simulação Contínua Variáveis tem valores que variam continuamente ao longo do tempo de simulação. Equações fornecem o valor das variáveis em todos os instantes de tempo. Exemplos de modelos contínuos:  reações químicas  circuitos eletrônicos  modelos econométricos

Simulação Discreta Variáveis são alteradas apenas em certos instantes de tempo. EVENTO: é uma alteração no valor de uma ou mais variáveis. O comportamento do modelo é dado por um conjunto de regras que determinam:  o tempo do próximo evento  as alterações nos valores das variáveis Exemplos de modelos discretos: controle de tráfego, sistemas de produção, sistemas telefônicos, sistemas operacionais, etc.

Introdução a Simulação Discreta  entidade: objeto de interesse do sistema Ex: sistema de tráfego: carros, semáforos, ruas supermercado: clientes, caixas, estacionamento  atributos: denotam propriedades das entidades Ex: sistema de tráfego: velocidade, tamanho, posição na fila (carros) ; conjunto de fases, tempo das fases, fase atual (semáforos)  conjuntos: grupos de entidades que compartilham propriedades comuns ou que mantém certas relações Ex: supermercado (clientes numa mesma fila de caixa)

 estado de um sistema: é definido pelos valores dos atributos de todas as entidades existentes e pela composição atual dos conjuntos.  evento: é uma alteração instantânea no estado do sistema Ex: cliente entrou no supermercado  processo: é a seqüência de transformações pela qual passa uma ou várias entidades Ex: cliente fazendo compras no supermercado

 entidades permanentes Ex: caixas de supermercado, semáforos, ruas  entidades temporárias Ex: clientes no supermercado, carros passando pela rua

Que ações pode um evento realizar ?  alterar valores de atributos Ex: semáforo troca de fase  criar ou destruir entidades temporárias Ex: cliente entra no supermercado  colocar ou retirar entidades de conjuntos Ex: cliente entra na fila do caixa

Tempo de simulação => expressão ambígua  tempo real (relógio real)  tempo do modelo (relógio virtual) Obs: tempo do modelo normalmente é implementado através de uma variável do programa de simulação

Abordagens de Modelagem Simulação orientada a :  Eventos: Simscript, Gasp, VSE,...  Processos: GPSS

Ferramentas de Simulação Linguagens  Linguagens de propósito geral (Basic, C, Pascal, C++, ...)  Linguagens de propósito geral empregando uma biblioteca de rotinas de simulação  Linguagens de Simulação (Simscript, GASP, Siman, GPSS, Simula,...)

Ferramentas de Simulação Recursos de linguagens de simulação  separação entre o algoritmo de simulação e a descrição do modelo  geração de números randômicos  coleta de dados de saída  geração de relatórios  visualização dos resultados  análise estatística sobre os dados coletados  mecanismo de avanço de tempo

Ferramentas de Simulação Recursos de linguagens de simulação  definição de entidades e atributos  comandos para criação/destruição de entidades temporárias  verificação de erros (compilação; execução)

Ferramentas de Simulação Desvantagens das linguagens de simulação  disponibilidade  portabilidade  restrição conceitual  restrição do algoritmo de simulação

Ferramentas de Simulação Ambientes de Simulação “Descrição do modelo, controle da simulação e coleta / visualização de estatísticas.”  Propósito geral (MicroSaint, PowerSim, Simul8, VSE,...)  Propósito específico (Taylor, ProModel, WaterMod,...)

Ferramentas de Simulação Ambientes de Simulação VIS : Simulação Interativa Visual VIM : Modelagem Interativa Visual VIS + VIM : Simulação e Modelagem Interativa Visual

Etapas do Processo de Simulação 1. Formulação do problema (estabelecer objetivos do estudo)  projeto de um novo sistema ou  análise de um sistema existente? 2. Determinar limites  sistema X ambiente  identificar componentes básicos 3. Decisão do uso de simulação  análise da relação custo-benefício das alternativas para o estudo

4. Formulação do modelo  especificar componentes, variáveis, relações a serem incluídas  abordagem de modelagem a ser adotada 5. Preparação dos dados  para definição dos estímulos  para definição do próprio modelo  coleta de dados => observação do sistema

6. Translação do modelo  seleção da linguagem  codificação do modelo em uma linguagem  Verificação do modelo : o programa realiza o que se espera do modelo ? 7. Validação do modelo : o modelo se comporta como o sistema real ?  análise de sensibilidade à variação dos parâmetros

Realidade Modelo Programa validação verificação

Planejamento dos Experimentos 8. Planejamento Estratégico  planejar o conjunto de experimentos  variar fatores de entrada  minimizar número de experimentos 9. Planejamento Tático  planejar cada experimento  minimizar tempo de cada experimento

10. Experimentação  conduzir sessões de simulação 11. Interpretação dos resultados da simulação  resultados são úteis ?  caso negativo: reformular modelo, redefinir estímulos, refazer experimentos 12. Documentação  para facilitar novas extensões ao modelo  para o próprio uso do modelo

13. Tomada de decisão  implementação dos resultados Observações:  o que interessa é o regime permanente;  o modelo “demora” a alcançar este regime por começar em uma situação artificial;  para excluir o efeito do transiente inicial, usar runs (sessões de simulação) suficientemente longos;

 excluir parte transiente da análise;  escolher condições iniciais típicas de regime permanente.