Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Portal do Professor SEED/MEC
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Fundação Roberto Marinho
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Santarém Março a Julho de 2007
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Formação de Tutores a Distância
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
PROGESTÃO.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito e Maria Tereza Antonia Cardia Cenpec adriana@cenpec.org.br, denise.lotito@cenpec.org.br, mate@cenpec.org.br

Introdução Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (MEC, Fundação Itaú Social e Cenpec), criada em 2008 a partir da experiência do Programa Escrevendo o Futuro instituído em 2002, com o objetivo de contribuir para melhoria do ensino da escrita nas escolas públicas brasileiras. O curso on-line Caminhos da Escrita faz parte das ações de formação continuada da Olimpíada para professores e técnicos de secretarias de educação. - 2013/2014 71 turmas 2.840 matriculados ~ 50% certificados

Objetivos Apresentar e analisar as estratégias colaborativas adotadas no curso on-line para formação dos participantes e dos mediadores/tutores, possibilitada por recursos digitais da Plataforma Moodle (versão 2.6): - Fórum e wiki para atividades com os participantes - Fórum dos mediadores para troca de experiências e orientação pedagógica

Problema: Foi observado que participantes de nossos cursos on-line compartilham suas ideias e práticas, com pouco diálogo e pouca colaboração. Questão: Como promover uma colaboração efetiva entre participantes/participantes e participantes/mediador que potencialize o aprendizado?

Metodologia Eixo teórico: temas voltados para práticas de letramento Eixo prático: análise de vídeos sobre projetos de ensino de escrita e elaboração em grupo de um projeto de prática de letramento para sala de aula. 12 semanas de duração (carga horária de 80 horas) 30 a 40 alunos por turma, com mediador/tutor - atividades colaborativas assíncronas que duram de 1 a 2 semanas. 10 a 15 mediadores/tutores orientados por um coordenador de mediadores – fórum permanente para debate e reflexão sobre o conteúdo do curso e as ações do mediador.

Estratégias de colaboração Ferramenta Wiki, em todos os módulos, com aumento progressivo da dificuldade das dinâmicas de colaboração em grupos desde a produção de um comentário sobre textos lidos até a elaboração do projeto de escrita. Fórum para integração dos participantes: fortalecimento do grupo e organização do trabalho coletivo a distância. Fórum para atividades dos participantes: troca de experiências sobre leitura e escrita e análise de projetos de práticas de letramento. - Fórum para os mediadores: debate e reflexão sobre os conteúdos e metodologias do curso e fortalecimento do papel do mediador, com orientação do coordenador pedagógico.

Considerações finais Aspectos relevantes para promoção da colaboração: - A colaboração como procedimento a ser ensinado no curso e como critério de avaliação (explicitado) dos participantes. Sistematização das orientações para o uso das ferramentas nos processos colaborativos e para o trabalho dos grupos a distância por meio de materiais de apoio (tutoriais e textos). - Mediação intensiva para o acompanhamento e orientação da colaboração entre os participantes.

Referências ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2014. ______ Educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas. Disponível em: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto21.pdf Acesso em: 18 ago. 2014. COSTA, C.; ALVELOS, H.; TEIXEIRA, L. "Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki". In: Educação e Pesquisa. USP, São Paulo, v. 39, p 775-790, jl/set 2013. MAURI,T.; ONRUBIA, J. “O professor em ambientes virtuais. Perfil, condições e competências”. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.) Psicologia da Educação Virtual. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 118-133.