Capítulo - Inteligência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner
Advertisements

História da Psicologia
Psicologia e práticas educativas.
Estruturalismo e Funcionalismo
O nascimento da Psicologia
PSICOLOGIA.
Psicologia Aplicada à Saúde
Psicofísica: ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Profissionalização da Psicologia:
História da Psicologia Moderna
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
O Estruturalismo – Titchener
Psicofísica Clássica Universidade de Leipzig
Behaviorismo.
Sensação & Percepção Perguntas básicas:
Antecedentes da Psicologia Experimental
Teoria Psicogenética de Piaget
Adriana Oliveira nº1 Filipa Martins nº13
FATORES INTRAPESSOAIS DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: INTELIGÊNCIA
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Didática: organização do trabalho pedagógico
A Ciência é metodológica
Programação de Computadores
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
EDUCAÇÃO ESPECAL EM TÓPICOS Aluna: Virginia Rabello Cabral
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Immanuel Kant
Kant e a Crítica da Razão Pura
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
AVALIAÇÃO OBJETIVA em PSICOLOGIA
IUM Aula 09.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Psicopatologia da Inteligência
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Fisiologia e Comportamento
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
FUNCIONALISMO FACULDADE MARTHA FALCÃO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
A EVOLUÇÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA
Teorias e Sistemas em Psicologia –
Teorias e Sistemas em Psicologia -
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Capítulo 7 Direção.
Compilação: Rita Gonzales
O universo do cinema mudo no teatro
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
1 INTELIGÊNCIA Elie Cheniaux. 2 Introdução A inteligência é um conceito que quase ninguém consegue definir de modo definitivo ou pelo menos amplamente.
Transcrição da apresentação:

Capítulo - Inteligência Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo - Inteligência

Início da Psicologia Experimental Wilhiam Wundt (1832-1920) Início da psicologia enquanto ciência Fundação do primeiro laboratório dedicado à psicologia experimental - 1879

A Universidade de Leipzing A Universidade de Leipzing Universidade de Leipzing na Alemanha – Vista da avenida de entrada da Universidade de Leipzig e o prédio onde estava localizado o Laboratório de Wundt.

Experimentos em Psicofísica Wundt (no centro) e seus colaboradores, Sander, Klemm, Wirth e Dittrich, em 1918

Experimentos em Psicofísica A realização de experimentos em psicofísica no Laboratório de Wundt . Na Figura, Wund realizando um experimento com seus colegas em Leipzig

Os Equipamentos do Laboratório Compassos Cronômetro Ressonador Profundidade Ressonador Metrônomo Dinamômetro Diapasão

Em Busca de Leis Gerais Psicologia enquanto ciência básica – Experimentos em psicofísica com objetivo de descobrir leis gerais.

A Origem da Psicologia Diferencial Início do Estudo da Inteligência A Origem da Psicologia Diferencial Francis Galton (1822-1911) foi um dos pioneiros no desenvolvimento de medidas da inteligência humana. De acordo com a tradição filosófica empirista, o conhecimento é adquirido pela experiência através dos órgãos sensoriais. Dessa forma, Galton acreditava que poderia mediar a inteligência humana através da capacidade do sujeito descriminar estímulos. Para tal, desenvolveu os primeiros aparelhos específicos para medir com precisão processos relacionados com discriminação sensorial e coordenação motora.

O Laboratório de Galton

O anúncio do Laboratório Antropométrico

Binet e os testes de inteligência Alfred Binet (1857-1911): Psicólogo francês. Junto com Théodore Simon desenvolveu primeiro teste de inteligência de habilidades cognitivas em 1905. Trabalhou com crianças de diferentes idades. O teste era padronizado de acordo com a idade da criança. Conceito de «idade mental». Ou seja, se o teste fosse realizado com sucesso pela maior parte das crianças com idade superior a 12 anos, mas fosse mal respondido pelas mais novas, significava que a sua idade mental era de 12 anos.

Objetivos do Provão de Psicologia Binet trabalhando com crianças

Objetivos do Provão de Psicologia Um teste de inteligência de Binet

O velho mundo x O novo mundo Terman Spearman Titchener Galton Binet Wundt

Uma Inteligência Geral: O Fator g Charles Spearman (1863-1945) – Sólida formação em estatística. Desenvolveu um estudo com 24 crianças em uma escola. Percebe que existe uma grande correlação com as varias medidas de inteligência. Todas as medidas correlacionam-se muito bem. Inferência de uma “Inteligência Geral”. Início da teoria dos dois fatores da inteligência.

Teoria dos dois fatores: Fator g

Teoria dos Fatores Múltiplos Edward Thorndike (1874-1949) Além de descobrir a Lei do Efeito, propôs que existem três tipo diferentes de inteligência:

Teoria dos Fatores Múltiplos Louis Thurstone (1887-1955) Utilizando técnicas de analise fatorial, propôs que a inteligência pode ser melhor descrita e avaliada através de de habilidade mentais ao invés de um único fator. Esse fator único não fornece informações específicas acerca do tipo de inteligência.

Fatores relativamente Independetes Teoria dos fatores Múltiplos Fatores relativamente Independetes

Comparação entre os dois modelos Um único fator Vários fatores

Teoria dos Fatores Múltiplos Inteligência formada por 7 fatores independentes

Conteúdos, Operações e Produtos Teoria dos Fatores Múltiplos J. P. Guilford (1887-1955) Crítica à teoria do fator único. Utilizando técnicas de análise fatorial, chega a propor a existência de 150 habilidade mentais. Produto de três dimensões: Conteúdos, Operações e Produtos

Teoria dos Fatores Múltiplos Inteligência formada por 150 habilidades independente como resultado de uma interação entre 5 tipos de conteúdos, 6 tipos de produtos e 5 tipos de operações. 5 Conteúdos X 6 Produtos x 5 Operações = 150 Habilidades

A Organização Hierárquica Fatores Hierárquicos UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A RESOLVER O PROBLEMA DOS FATORES A Organização Hierárquica

Teoria dos Fatores Múltiplos Um único fator Vários fatores

Teoria dos Fatores Hierárquicos

Teoria dos Fatores Hierárquicos Um único fator Vários fatores Fatores Hierárquicos

Teoria dos Fatores Hierárquicos Cyril L. Burt (1883 – 1971) Raymond Cattell (1905-1988 ) John B. Carroll (1916- ) Alguns teóricos que propuseram uma organização hierárquica da inteligência

Teoria dos Fatores Hierárquicos

Processamento da Informação Perspectiva Cognitiva UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A COMPREENSÃO DA INTELIGÊNCIA Processamento da Informação

Teoria da Inteligências Múltiplas Howard Gardner -Psicólogo do desenvolvimento. Propõem que a inteligência não é constituída de um fator. Inicio da teoria das inteligências múltiplas. O sistema educacional não está preparado para lidar com todas estas formas de inteligência

Teoria da Inteligências Múltiplas

Teoria Triarquica da inteligência Robert Sternberg Teoria Triarquica da inteligência

Teoria Triarquica da inteligência

Uma ou Várias Inteligências: Resumo