CIDADES EDUCADORAS ROSARIO - ARGENTINA DELEGAÇÃO AMERICA LATINA Secretaria de Relações Internacionais PREFEITURA DE ROSARIO CIDADES EDUCADORAS ROSARIO - ARGENTINA
QUE ENTENDEMOS POR CIDADE?
Constrói-se por meio de
ESPAÇOS
RELAÇÕES INTERAÇÕES
As RELAÇÕES nos permitem interagir com o espaço e os outros
A cidade não deve ser vista somente como um fenômeno físico, nem como modo de apropriar-se de um espaço; ela é também o lugar no qual se produzem inumeráveis interações e experiências do habitar.
Na cidade há inumeráveis espaços nos quais acontecem essas experiências
Museus, bibliotecas, teatros Clubes ONGs Sindicatos, partidos políticos Oficinas temáticas classificadas por faixa etária Praças, parques, ruas
Aprender a Cidade Aprender na Cidade Aprender da Cidade como objetivo de reconhecimento Aprender na Cidade como trama Aprender da Cidade como recurso de aprendizagem
Aprendê-la em Propõem a cidade como conteúdo e trama dos recursos formais e não formais
Aprender de Coloca-nos diante das formas de vida, das normas, dos valores, das atitudes e das tradições...
Aprender de implica em reconhecer a cidade como o território das aprendizagens democráticas
De que estamos falando, quando dizemos democracia?
Argumentos da teoria democrática
Centrados na emancipaçâo
Democracia Representativa Democracia Participativa
Os espaços se transformam em NOVOS CENÁRIOS EDUCATIVOS
Esto implica em reconhecer a dimensão pedagógica dos espaços políticos e sociais
Democratização das relaciones como outro
Os dispositivos educativos históricos (escola primária, média e superior) são resignificados
As tramas formais e não formais integem
Redefinição do papel dos governos locais e das políticas públicas
Construção de mecanismos de gestão democrática e participativa das políticas públicas
Redefinição dos conceitos DEMOCRACIA, CULTURA DE PAZ E DIREITOS HUMANOS.
DEMOCRACIA Governo escolhido por meio do sufrágio universal, livre e secreto Divisão de poderes Periodicidade das funções de governo Responsabilidade nos cargos Publicidade dos atos de governo
DEMOCRACIA DESDE A PERSPECTIVA DE CULTURA DE PAZ Institucionalização da representatividade através da eleição das autoridades locais que ocupam os diferentes poderes políticos. Processo de práticas quotidianas de participação em decisões de impacto social e coletivo. Processo de práticas quotidianas de cidadania em pleno exercício de todos os direitos garantidos pelo Estado municipal-regional-nacional.
DEMOCRACIA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DEMOCRACIA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM De teoria política e conscientização cidadã De valores éticos e comportamentos solidários De participação nas decisões de impacto social e coletivo De práticas de direitos e deveres De convivência e diálogo intergeracional e intersetorial
DIREITOS HUMANOS Igualdade na representatividade política. ·Eqüidade econômica ·Igualdade de oportunidades Participação democrática · Meio ambiente sustentável ·Democratização do acesso a todos os espaços da cidade. Democratização do consumo de todos os serviços da cidade Democratização do conhecimento e da informação DIREITOS HUMANOS
PAZ POSITIVA Analisa a violência direta e a indireta ou estrutural Vincula o conceito com o respeito pleno dos Direitos Humanos Vincula o conceito com um desenvolvimento econômico e cultural eqüitativo Vincula o conceito com Justiça Social Vincula o conceito com o desenvolvimento das potencialidades humanas PAZ Ausência de violência e conflito em seus múltiplos níveis Analisa exclusivamente a violência direta Referência estática e descritiva de um “estado” Tranqüilidade – Não agressão Manter a ordem e a unidade Harmonia . Serenidade.
CULTURA DE PAZ NA CIDADE CULTURA DE PAZ NA CIDADE PAZ NA CIDADE EDUCADORA “ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social”. Paulo Freire ( Correo de la UNESCO, dezembro 1986 ) “ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz”. Johan Galtung ( em A Violência e suas Causas, dez.1981) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo.” Magnus Haavelsrud ( em Essência da Educação para a Paz, out. 1995) Tensión Global/Local
Um fenômeno amplo e complexo que exige uma compreensão multidimensional e uma análise prévia das diferentes formas de violência Tensión Global/Local
Concerne a todas as dimensões da vida urbana: interpessoal, interinstitucional, privada e pública Refere-se a uma estrutura social de ampla justiça e reduzida violência Exige igualdade e reciprocidade nas relações e interações. É um processo dinâmico, não uma referência estática e imóvel Tensión Global/Local
“ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz” Johan Galtung em A Violência e suas Causas, dez.1981 PAZ NA CIDADE EDUCADORA “ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social”. Paulo Freire ( Correo de la UNESCO, dezembro 1986 ) “ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz”. Johan Galtung ( em A Violência e suas Causas, dez.1981) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo.” Magnus Haavelsrud ( em Essência da Educação para a Paz, out. 1995) Tensión Global/Local
“ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social” Paulo Freire Correo de la UNESCO, dezembro 1986 PAZ NA CIDADE EDUCADORA “ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social”. Paulo Freire ( Correo de la UNESCO, dezembro 1986 ) “ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz”. Johan Galtung ( em A Violência e suas Causas, dez.1981) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo.” Magnus Haavelsrud ( em Essência da Educação para a Paz, out. 1995) Tensión Global/Local
PAZ NA CIDADE EDUCADORA “ A Paz se cria e se constrói com a superação das realidades sociais perversas. A paz se cria e se constrói com a edificação incessante da justiça social”. Paulo Freire ( Correo de la UNESCO, dezembro 1986 ) “ Chamar de paz a uma situação na qual imperam a pobreza, a repressão e a alinhação é uma paródia do conceito de paz”. Johan Galtung ( em A Violência e suas Causas, dez.1981) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo.” Magnus Haavelsrud ( em Essência da Educação para a Paz, out. 1995) “ Se a educação para a paz não passar a fazer parte de um processo total de mudança social, ela nunca contribuirá verdadeiramente para a criação da paz e justiça social no mundo” Magnus Haavelsrud em Essência da Educação para a Paz, out. 1995 Tensión Global/Local
PROGRAMA INTERNACIONAL Educacao para a Democracia, Cultura de Paz e Direitos Humanos Escola de Ciencias da Educacão Universidad Nacional de Rosario Rosario, Argentina Prof. ALICIA CABEZUDO acabezudo@unr.edu.ar Em colaboracão com a Fundacão Cultura de Paz Madrid, Espanha Coordenador General Dr. David Adams mail@decade-culture-of-peace.org