Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A PROMOÇÃO DE GRAU 1. Como é feita a indicação para promoção de grau? a) O Presidente da Assoc. dos Preletores escolhe os preletores.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014 CIE – Centro de Informações e Gestão de Rede Escolar NRM - Núcleo de Rede Escolar e Matrícula DIRETORIA DE ENSINO.
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Metodologias de Construção de Sites
Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Controle de Gastos Públicos
Matemática e Educação Ambiental.
Segurança de Dados no MAER.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DIRETORIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
Processo Eleitoral CNPC. Processo Eleitoral para membros dos Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC oriundos da sociedade.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
O QUE É O SWU? O QUE É O IMPACTO ZERO? COMO PARTICIPAR? MECÂNICA INSCRIÇÕES PREMIAÇÃO.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROGRESSÃO PARCIAL PADRONIZAÇÃO DE REGISTROS PELAS UNIDADES ESCOLARES
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
ENADE Pró Reitoria de Administração Acadêmica Pró Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Direção de Campus Coordenadores de Cursos.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO-GERAL DO EXAME NACIONAL.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
ASPECTOS OPERACIONAIS
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Transcrição da apresentação:

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem por objetivo verificar: o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento; e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 De acordo com o art. 1º da Portaria Normativa nº 3/2008, serão avaliados, em 2008, cursos de treze áreas. Destas, nove áreas incluem cursos da Uniso, a saber: Computação (Ciência da Computação e Sistemas de Informação); Engenharia (Engenharia Ambiental e Engenharia da Produção); Filosofia; Física; História; Letras (Letras/Português e Letras/Inglês); Matemática; Pedagogia; Química; Também serão avaliados dez cursos tecnológicos. Destes, somente um da Uniso, a saber: Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.

Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes em final de primeiro e de último ano de todos os cursos das áreas relacionadas no art. 1º da Portaria Normativa nº 3/2008. Serão considerados estudantes do final do primeiro ano do curso (INGRESSANTES) aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2008, tiverem concluído entre 7% e 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso, independentemente da organização curricular adotada pela IES. Serão considerados estudantes do último ano (CONCLUINTES) aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2008, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do curso, independentemente da organização curricular adotada pela IES, ou todo aquele estudante que se encontre na condição de possível concluinte no ano letivo de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008

O ENADE é componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC. DISPENSA Ficam dispensados do ENADE 2008 (além dos alunos não selecionados na amostra do INEP): Os alunos que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2008; Os alunos que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2008, em instituições conveniadas com a Uniso.

CRONOGRAMA De 2 a 20 de junho de 2008 Período de inscrição dos estudantes em situação irregular no ENADE de anos anteriores (2004, 2005, 2006 e 2007). Até 1º de agosto de 2008 O INEP enviará às Instituições de Educação Superior que oferecem cursos das áreas a serem avaliadas pelo ENADE 2008, as instruções e os instrumentos necessários ao cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados ao ENADE Prazo estabelecido pelo INEP para as Comissões Assessoras de Área e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral definirem as competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008

CRONOGRAMA Até 31 de agosto de 2008 ( Período de Inscrição dos alunos) As Instituições de Educação Superior são as únicas responsáveis pela inscrição de todos os seus estudantes habilitados ao ENADE 2008 e deverão devolver ao INEP, até a data estabelecida acima, os dados cadastrais dos estudantes concluintes e ingressantes. É de responsabilidade da Instituição divulgar amplamente, junto ao seu corpo discente, a lista de estudantes habilitados (inscritos) ao ENADE 2008, antes do envio do cadastro ao INEP. A não-inscrição de alunos habilitados, nos prazos estipulados pelo INEP, poderá ensejar a suspensão temporária da abertura, pela IES, de Processo Seletivo para as áreas ou cursos referidos na Portaria Normativa nº 3/2008 (de acordo com § 7º, do art. 5, da Lei nº /2004).

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 CRONOGRAMA Até 26 de setembro de 2008 O INEP divulgará a lista dos estudantes selecionados pelos procedimentos amostrais para participarem do ENADE A Instituição deverá divulgar amplamente a relação destes alunos selecionados. 03 de outubro de 2008 Prazo para a Instituição informar ao INEP a relação de alunos não selecionados na amostra definida para o ENADE 2008 e que optaram em fazer o Exame. Importante destacar que a regularidade junto ao ENADE 2008 fica condicionada à efetiva participação na prova. Até 20 de outubro de 2008 O INEP divulgará os locais onde serão aplicadas a provas.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 CRONOGRAMA 9 de novembro de 2008 Data da realização da prova. A prova terá início às 13 horas (horário de Brasília). As instruções estarão definidas no Cartão de Informação do Estudante e também no site do INEP. Observações: O Manual do ENADE 2008 estará, também, disponível no site do INEP.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES (Manual do ENADE de anos anteriores) 1)Qualquer alteração no controle acadêmico dos estudantes após 01/08/2008, seja por trancamento de matrícula ou abandono de curso, não o desabilita ao ENADE Estes estudantes devem ser orientados pelas IES sobre o ônus do descumprimento do componente curricular ENADE. 2)Cursos que não possuem alunos habilitados ao ENADE, ou seja, não possuem alunos nas condições de INGRESSANTES ou CONCLUINTES, deverão prestar tal informação ao INEP, em campo próprio no formulário eletrônico de inscrição, segundo instruções do Manual do ENADE 2008.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 3) O nº do CPF é a chave primária para a inscrição de alunos ao ENADE. Deve-se notificar os alunos habilitados que ainda não dispõem de CPF da necessidade desse documento para a viabilização de sua própria inscrição. 4) A conclusão de nova habilitação de curso avaliado pelo Exame, a cada ano, que possa sugerir novo diploma ou apostilamento ao diploma já expedido, habilita o concluinte à participação no ENADE ) Após a prova (09/11), será disponibilizado, na página do INEP, o questionário do coordenador, que tem por objetivo reunir informações que contribuam para definição do perfil do curso. Somente serão processadas as respostas ao questionário do coordenador encaminhadas por meio da página do INEP. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008

LEGISLAÇÃO Lei nº , de 14/04/2004 (DOU de 15/04/2004); Portaria MEC nº 2.051, de 09/07/2004 (DOU de 12/07/2004); Portaria INEP nº 107, de 22/07/2004 (DOU de 23/07/2004); Portaria Normativa nº 1, de 10/01/2007 (DOU de 11/01/2007); e Portaria Normativa nº 3, de 01/04/2008 (DOU de 08/03/2008). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008