SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Conferência Nacional da Educação
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
UAB UFSC.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
PDE PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior,
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Desafios da Educação Brasileira
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PLANEJAMENTO ESCOLAR
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
F Ó RUM ESTADUAL DE EDUCA Ç ÃO. Momento atual Cultura de planejamento: os pioneiros.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu PRIORIDADES PARA O ANO DE 2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu.
“Missão Institucional”
CAE.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES GRUPO DE REFERÊNCIA 1ª REUNIÃO
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS CONJUNTURA DA REALIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS Infra-estrutura das escolas. Espaço para a Educação Física. Índice de reprovação. Fluxo Escolar. Rotatividade de professores. Distribuição de escolas, turmas, alunos e professores. Ensino noturno. Propostas Pedagógicas e Regimentos. Hora-atividade semanal do professor. Gestores das escolas.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO POLÍTICAS EDUCACIONAIS SMED CURRÍCULO E AÇÕES PEDAGÓGICAS GESTÃO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Garantir o acesso, a permanência e o sucesso do aluno na escola, no sentido de contribuir para a inclusão, a emancipação social e o exercício da cidadania. Valorizar e promover o desenvolvimento profissional e tecnológico no Sistema Municipal de Ensino. Dar ênfase a processos educacionais que propiciem a equidade e a qualidade do ensino e da aprendizagem. OBJETIVOS Revitalizar a cultura organizacional das escolas municipais, tendo como pilares a gestão democrático-participativa, a ética, a competência técnica e humana.

Ampliar o acesso e qualificar o atendimento das crianças de zero a cinco anos. Universalizar e democratizar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes em idade de 6 a 14 anos na escola. Oportunizar a educação profissional e a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos. Garantir a educação inclusiva nas Escolas Municipais. [Re]estruturar a organização curricular das EMEIs e EMEFs. Promover a formação continuada e valorização dos profissionais da educação. Recensear e integrar as instituições de Educação Infantil escolas de educação infantil existentes no sistema municipal de Santa Maria/RS. METAS

Revitalizar e qualificar o trabalho administrativo-pedagógico das escolas. Qualificar o planejamento escolar e a implementação de práticas pedagógicas interdisciplinares. Acompanhar e melhorar o IDEB das escolas municipais. Revitalizar a reflexão entre as diferentes áreas do conhecimento, no sentido de estimular a interlocução e integração dos professores do Sistema Municipal. Elaborar e executar programas educacionais que potencializem a Educação Básica. Dar visibilidade às boas práticas educacionais do Sistema Municipal de Ensino. METAS

VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO AÇÕES Apoio à participação dos professores em eventos educacionais / escola. Publicações artigos, compartilhamento de experiências e pesquisas. Parcerias com IES – articular assessoria pedagógica, formação e projetos. Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. Cursos, oficinas e trocas de experiência. Pro-Letramento (UNISINOS/MEC) – Alfabetização e Linguagem. Programa de Formação Gestar II – Matemática e Português anos finais. Rede de Formação Continuada – Artes e Educação Física. Programa de Formação em Ciências Humanas e Sociais – História e Geografia. Escola de Gestores – especialização para diretores e vice-diretores. IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular – MOBREC. Seminário de Educação – SINPROSM. Seminários Regionais de Educação.

VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO AÇÕES Conferência Intermunicipal de Educação – agregada a CONAE 2010. [Re]constituição do grupo de estudos da EJA. Seminário para socialização de experiências de projetos pedagógicos desenvolvidos na EJA. Grupos de estudos regionais de educação infantil. Formação dos professores da Educação Infantil com equipe multiprofissional. Curso Tecnologias da Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. Educação Digital: curso básico, blog, html, foto digital e rádio. Profuncionário. Grupos de Estudos para o uso de softwer na educação infantil e anos iniciais. Grupos de aprendizagens compartilhadas. Oficinas: IV Encontro “Compartilhando Prática de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação” I Seminário de Educação Profissional. Cursos de formação para professores da educação profissional.

CURRÍCULO E AÇÕES PEDAGÓGICAS [Re]estruturação das diretrizes curriculares, parâmetros curriculares municipais; Propostas Pedagógicas e Regimentos. Levantamento e análise dos indicadores da educação municipal. Assessoramento, acompanhamento e visitações às escolas municipais. Envio de materiais e subsídios teóricos às escolas. Programa nacional de fornecimento de materiais didático-pedagógicos. Programa de Educação Fiscal. Avaliação e assessoramento de projetos educacionais às escolas. Assessoramento às salas de informática. Acompanhamento e assessoramento às escolas quanto a avaliação de alunos com necessidades especiais. Encontros periódicos com professores. Prova Brasil/09. Provinha Brasil/09. Parcerias relacionadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão. Implementação de ações educacionais que atendam: Lei nº 10.639/2003 – Afro; Lei Municipal Educ. Ambiental; Lei nº 5013/2007 – Drogas.

AÇÕES GESTÃO EDUCACIONAL Atendimento à demanda das Secretarias, Instituições e outros Órgãos: participação em Comissões, representatividade em solenidades, reuniões, projetos, assessoramento, outros. Definição de diretrizes e parcerias para a educação indígena no município. Articulação e assessoramento do PDE-Escola, LSE, PSE, outros. Estudos, avaliação e [re]estruturação do PAR. Encaminhamentos para o EDUCACENSO. Parceria com a Central de Matrículas. Orientações e acompanhamento do cumprimento do Calendário Escolar. Assessoramento às Propostas Pedagógicas e Regimentos Escolares. Investimento na cultura de aproveitamento das horas-atividades do professor. Acompanhamento e assessoramento às ações de gestão das Escolas. Acompanhamento e assessoramento aos órgãos colegiados das Escolas. Encaminhamentos junto ao Conselho Municipal de Educação quanto a questões normativas do Sistema Municipal de Educação.

AÇÕES GESTÃO EDUCACIONAL Reuniões e grupos de trabalho com o SINPROSM, CME, outras Instituições, Órgãos e Entidades para encaminhamentos educacionais. Assessoramento à [re]estruturação dos convênios com escolas. Assessoramento à [re]estruturação do Sistema Municipal. Encaminhamentos do Programa PROINFÂNCIA. Encaminhamentos às demandas das quadras de esporte das escolas. Estruturação e implementação do PRAEM – Programa de Apoio Educacional Municipal (projeto piloto na região norte). Levantamento de necessidades/possibilidades das escolas quanto as salas de informática para encaminhamentos ao MEC Encaminhamentos para as Salas Multifuncionais nas escolas. Encaminhamentos do Programa de Acessibilidade nas escolas.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA AÇÕES [Re]estruturação das ações administrativo-pedagógicas da EMAI. [Re]vitalização das salas de informática já existentes nas escolas. Implementação de novas salas de informática nas escolas urbanas e rurais – Proinfo. Articulação de grupos de aprendizagem compartilhadas (TICs na educação). Implementação e coordenação do E-Tec Brasil. Projeto Educação, Trabalho e Cidadania. Representatividade no Comitê de Empreendedorismo Municipal. Estruturação da educação profissionalizante na EJA – EMAI, CTISM, outros. Assessoramento técnico-pedagógico às escolas com salas de informática. Estruturação de critérios para implementação e lotação de professores nas salas de informática.

AVISOS Reuniões regionais com as equipes diretivas. Comitê Empreendedorismo. Curso Mídias. Pro-Letramento. Legislação anexos: Lei nº 10.639/2003 – Afro; Lei Municipal Educ. Ambiental; Lei nº 5013/2007 – Drogas; horas-atividade do professor.