Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade
SEQUENCIALIDADE Estratégia pedagógica que possibilita a integração dos saberes e competências 2Madalena Relvão & Graça Trindade
SEQUENCIALIDADE Conjunto organizado de atividades de ensino e aprendizagem ligadas entre si, planeadas para desenvolver os desempenhos e conteúdos associados, etapa por etapa. 3Madalena Relvão & Graça Trindade
ORGANIZAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS Competência foco Competências associadas 4Madalena Relvão & Graça Trindade
ORGANIZAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS 5Madalena Relvão & Graça Trindade
ORGANIZAÇÃO POR ETAPAS Atividade ou conjunto de atividades em que se desenvolve trabalho explícito sobre um ou mais descritores de desempenho de uma competência. 6Madalena Relvão & Graça Trindade
ORGANIZAÇÃO POR ETAPAS Cada etapa está articulada com as outras etapas da sequência e todas visando a competência foco. 7Madalena Relvão & Graça Trindade
PLANIFICAÇÃO 8 UnidadeSequênciaEtapa Madalena Relvão & Graça Trindade
PLANIFICAÇÃO - Grelha 9Madalena Relvão & Graça Trindade
10 PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO – 2.º ciclo Um exemplo prático: Madalena Relvão & Graça Trindade
11SEQUENCIALIZAÇÃO Unidade Literatura Popular (Fábula) 1.ª sequência 2.ª sequência 3.ª sequência 4.ª sequência Madalena Relvão & Graça Trindade
12SEQUENCIALIZAÇÃO 1.ª sequência COMPREENSÃO DO ORAL (3.ª Etapa) - Ouvinte ; Texto oral e Texto escrito LEITURA (1.ª Etapa) Leitor; texto; informação; Textos narrativos; - texto literário em prosa: personificação CEL (2.ª Etapa) Relações semânticas entre palavras; - Sinais de pontuação ESCRITA (4ª. Etapa) Texto escrito; - reconto; -Língua padrão; - Pontuação e sinais auxiliares de escrita; ortografia; Margens. Madalena Relvão & Graça Trindade
13 PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita Madalena Relvão & Graça Trindade
14SEQUENCIALIZAÇÃO 2.ª sequência Leitura (3.ª Etapa) Leitor; - Texto; -Informação; - Texto narrativo: enumeração EXPRESSÃO ORAL (1.ª Etapa) - Texto oral; - Sequências de enunciado. ESCRITA (2.ª Etapa) - Língua padrão; - Texto escrito; - Pontuação e sinais auxiliares de escrita, ortografia CEL (4.ª Etapa) - Pronomes pessoais Madalena Relvão & Graça Trindade
15 PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita 16Madalena Relvão & Graça Trindade
17SEQUENCIALIZAÇÃO 3.ª sequência CEL (3.ª Etapa) Palavras varáveis e invariáveis; - Flexão; - Relações semânticas entre palavras; - Predicativo do sujeito COMPREENSÃO DO ORAL (1.ª Etapa) - Ouvinte; - Texto oral e texto escrito LEITURA (2.ª Etapa) - Leitor; - Texto; - Informação: síntese. ESCRITA (4.ª Etapa) - Língua padrão; - Texto escrito: pontuação e sinais auxiliares da escrita; ortografia; - Margens; - Reconto Madalena Relvão & Graça Trindade
18 PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita Madalena Relvão & Graça Trindade
19 PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita Madalena Relvão & Graça Trindade
20 PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita Madalena Relvão & Graça Trindade
21SEQUENCIALIZAÇÃO 4.ª sequência ESCRITA – competência Foco (3.ª Etapa) -Língua padrão; - Texto escrito: pontuação e sinais auxiliares da escrita, ortografia; - Margens CEL (1.ª Etapa) -Frase e constituintes da frase; - Funções sintáticas: GN/Sujeito LEITURA (2.ª Etapa) - Leitor; - Texto. EXPRESSÂO ORAL (4.ª Etapa) - Articulação, acento, entoação, pausa; - Locutor e interlocutor; - Diálogo; - Princípios de cooperação e cortesia Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita 22Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita 23Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita 24Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO - Escrita 25Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO – Compreensão do oral 26Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO – Compreensão do oral 27Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO – Compreensão do oral 28Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO – Expressão oral 29 O teu desempenho a nível da expressão oral vai ser treinado e avaliado, assim como as tuas competências de cidadania e sociais. Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO – Expressão oral 30Madalena Relvão & Graça Trindade Agora que concluíram uma fábula da vossa autoria, chegou o momento de a dramatizarem perante a vossa turma. A – Preparação da dramatização 1. Distribuam os papéis pelos elementos do grupo, não esquecendo o papel do narrador. 2. Escolham os adereços (roupas, objetos, acessórios) para caraterizar as personagens. 3. Memorizem as falas (cada um memoriza as falas da sua personagem). 4. Depois de memorizadas as falas, ensaiem as vezes necessárias para uma boa apresentação. 5. O último ensaio deve ser feito já com os adereços. B – Depois desta preparação cuidada, estarão prontos para fazer a apresentação à vossa turma. Podem filmar a dramatização, para posterior avaliação.
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO – Expressão oral 31 GRUPO A RITMO DE REPRESENTAÇÃO SELEÇÃO DE ACESSÓRIOS QUALIDADE DO CENÁRIO AVALIAÇÃO GLOBAL Os colegas irão avaliar o vosso desempenho, preenchendo as seguintes grelhas, na escala de 1 a 5. Madalena Relvão & Graça Trindade
PROPOSTAS DE DIDATIZAÇÃO – Expressão oral 32 ALUNO/A (nome e nº) VOLUME DA VOZ MELODIA/ EXPRESSIVIDADE DAS FALAS COORDENAÇÃO COM O GRUPO MOVIMEN- TAÇÃO EM CENA AVALIAÇÃO GLOBAL Madalena Relvão & Graça Trindade