Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atuação do Psicólogo em Hospitais
Advertisements

A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Prof. Dirce Stein Backes
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
ESTRESSE.
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia
Velhice e Família
ABORDAGEM DO IDOSO EM PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA
A Escola e as Mudanças Sociais
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Unidade de Neuropsicologia Clínica
Manual do Cuidador.
A Importância da Educação Continuada
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
Curso de Especialização
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
O envelhecer e os aspectos relacionados às necessidades do cuidado
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
A Gestão do Regime Terapêutico por Pessoas com Doença Mental, na Perspetiva do Cuidador Principal RODRIGUES, Mª do Céu, Enfermeira Especialista Saúde Mental.
FONTES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SUS
Conclusões e recomendações
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
EUGENIO PAES CAMPOS PROF. DR. MÉDICO CARDIOLOGISTA
Gabriel Bastos Machado
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
da pessoa com depressão
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Fisioterapia Geriatrica
PROCESSO DO TRABALHO DA ENFERMAGEM
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Planejamento do Processo de enfermagem
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Razões dos Pequenos Grupos
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Lugares (im)possíveis de se aprender inglês no Brasil:
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Janete Pessuto Simonetti1, Jóice Cristina Ferreira2
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Seminário: Políticas de Cuidados para Idosos CUIDANDO DO CUIDADOR
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
BELLATO, Roseney ; PEREIRA, Wilza Rocha. Direitos e vulnerabilidade: noções a serem exploradas para uma nova abordagem ética na Enfermagem. Texto & Contexto.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Campanha de Promoção de Saúde
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Uroginecologia Geriátrica: Cuidado especializado de enfermagem na senescência Msc. Enf. Et. TiSobest Gisela Assis.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Transcrição da apresentação:

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Cuidador de Idosos Belo Horizonte 2012

Danielle Moreira Nascimento Marina Lira Santos Rosa Cuidador de Idosos DISCENTES: Aline Miranda Freire Danielle Moreira Nascimento Marina Lira Santos Rosa Mayara Rosário Soares Thalita Beatriz Santos Maciel

(GORDILHO et al., apud MOREIRA; CALDAS, 2007, p.522) Cuidador de Idosos O que é cuidador? Cuidador é a pessoa, membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, cuida do idoso doente ou dependente no exercício de suas atividades diárias, tais como alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina, acompanhamento aos serviços de saúde e demais serviços requeridos do cotidiano - como a ida a bancos ou farmácias -, excluídas as técnicas ou procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas, particularmente na área da enfermagem. (GORDILHO et al., apud MOREIRA; CALDAS, 2007, p.522)

Caracteristicas de elegibilidade - O grau de parentesco - O gênero Cuidador de Idosos Caracteristicas de elegibilidade - O grau de parentesco - O gênero - A proximidade física - Componente afetivo (CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004)

(KARSCH apud CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004,p.261) Cuidador de Idosos O assumir o fato de ser o responsável pelo cuidado não é uma opção, porque em geral, o cuidador não toma a decisão de cuidar, mas esta se define na indisponibilidade de outros possíveis cuidadores para cuidar e, quanto mais o cuidador se envolve, mais os não-cuidadores se desvencilham do cuidado. (KARSCH apud CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004,p.261)

- Desgaste físico e emocional - Insonia - Perda da liberdade Cuidador de Idosos Principais problemas relacionados ao cuidador e alterações que ocorrem em sua vida: - Mudança de ambiente - Abandono do emprego - Desgaste físico e emocional - Insonia - Perda da liberdade - Falta de tempo para lazer - Isolamento social - Depressão

(CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.264) Cuidador de Idosos O cuidar diariamente de alguém que apresenta dependência pode significar o desenvolvimento de atividades que envolvem esforço físico para a prestação de alguns cuidados e, também, estar atento à execução de determinados procedimentos que exigem concentração e planejamento antecipado do que será feito, afim da obtenção de resultados satisfatórios no cuidado que tem de ser realizado. Com o tempo vão surgindo características estressantes da atividade de cuidar, o desgaste físico e emocional dos cuidadores. (CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.264)

(CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.264) Cuidador de Idosos As noites tornam-se mal dormidas e o acúmulo de preocupações, que envolvem a prática do cuidar, fazem com que o cuidador fique “amoado” e sentindo-se “fraco mentalmente”, referindo-se ao cansaço emocional causado pelo estresse da responsabilidade de cuidar diariamente do idoso doente. Além das atividades que envolvem o cuidado ao idoso doente no domicílio, aliam-se a estes os afazeres domésticos que consomem outra parte do tempo, tendo, com isso, que organizar as ações de modo a conseguir dar conta da demanda de todos os trabalhos. (CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.264)

(CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.266) Cuidador de Idosos Ser cuidador de um idoso doente na esfera domiciliar é, na maioria das vezes, ter que negligenciar sua própria vida ou parte dela. A prioridade, neste momento, é cuidar de seu familiar doente, realizar o que ele necessita abdicando de suas próprias vontades. (CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.266)

(CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.266) Cuidador de Idosos A pouca realização de atividades de lazer no cotidiano e a limitadas possibilidades de conversar com outras pessoas contribuem para o sentimento de solidão e de perda da liberdade. (CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.266)

(ROCHA; VIEIRA; SENA, 2008, p. 806) Cuidador de Idosos As crenças em um ser superior, a fé, a espiritualidade e as práticas religiosas são percebidas pelos cuidadores como estratégias muito eficazes de enfrentamento da sobrecarga do cuidado, da angústia, do estresse e da depressão decorrentes do processo de cuidar. (ROCHA; VIEIRA; SENA, 2008, p. 806)

Rede de apoio aos cuidadores: Rede informal: Cuidador de Idosos Rede de apoio aos cuidadores:   Rede informal: - Apoio familiar, advindo dos filhos principalmente, no cuidado com o idoso. Apoio emocional e financeiro dos amigos e vizinhos, porem de forma irregular. (NARDI; OLIVEIRA, 2008)

Rede de apoio aos cuidadores: Rede formal: Cuidador de Idosos Rede de apoio aos cuidadores: Rede formal: Os cuidadores possuem apoio insuficiente da unidade básica de saúde e da equipe de saúde da família e de Organizações Não Governamentais de atenção ao idoso onde possui cursos de orientação aos cuidadores e grupos de apoio.   (NARDI; OLIVEIRA, 2008)

ACIMG - Associação dos cuidadores de idosos de Minas Gerais. Cuidador de idoso ACIMG - Associação dos cuidadores de idosos de Minas Gerais. A ACI-MG  é uma instituição sem fins lucrativos que atua na orientação, qualificação e união da categoria, é composta por cuidadores de idosos, com participação de profissionais da saúde e assistência social.

(LUZARDO; GORINI; SILVA, 2006, p. 593) Cuidador de Idosos O contexto de vida do cuidador e os problemas enfrentados por ele, no cotidiano, ainda não adquiriram visibilidade perante a sociedade como um todo. As ações governamentais devem operacionalizar o acesso aos serviços de saúde para idosos e seus cuidadores implementando de forma mais dinâmica as medidas governamentais existentes. A exigência do atendimento de saúde deve ser um compromisso assumido por toda sociedade, no controle das ações do Estado, que deve prover investimentos para capacitar, de forma contínua, os recursos humanos especializados, a fim de atender a clientela idosa e, por conseguinte, seus cuidadores. (LUZARDO; GORINI; SILVA, 2006, p. 593)

(CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.270) Cuidador de Idosos Em suma, pensamos que o profissional enfermeiro e demais membros da equipe de enfermagem, como agentes transformadores no campo da saúde, devem estar atentos e comprometidos com a assistência domiciliária ao cuidador e ao idoso doente, pois através de uma assistência de qualidade e não somente da realização de visitas “rápidas” aos domicílios, podem perceber de uma forma mais ampla o processo saúde-doença, englobando os fatores psico-sociais de cada um, além de evidenciar os motivos que tornaram os cuidadores como tal e os sentimentos e necessidades destes enquanto cuidam, proporcionando assim, qualidade de vida aos cuidadores e também ao familiar doente. (CATTANI; GIRARDON-PERLINE, 2004, p.270)

Cuidador de Idosos Conclusão O número de idoso está crescendo e com isso os cuidadores de idosos também, necessitando assim de um apoio dos profissionais de saúde na capacitação desses cuidadores para que possam entender melhor o modo de tratar o idoso, sempre respeitando suas necessidades e opiniões, como está constituído no estatuto do idoso. É necessário também que o cuidador preocupe-se com a própria saúde evitando sobrecarga de trabalho, estresse e isolamento social.

Cuidador de Idosos Referencias CATTANI, Roceli Brum; GIRARDON-PERLINE, Nara Marilene Oliveira. Cuidar do idoso doente no domicílio na voz de cuidadores familiares. Revista Eletrônica de Enfermagem, Rio Grande do Sul, v.6, n.2, p.254-271, 2004. LUZARDO, Adriana Remião; GORINI, Maria Isabel Pinto Coelho; SILVA, Ana Paula Scheffer Schell da. Características de idosos com doença de Alzheimer e seus cuidadores: uma serie de casos em um serviço se neurogeriatria. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v.15, n.4, p.587-594, 2006.

Cuidador de Idosos MOREIRA, Marcia Duarte; CALDAS, Célia Pereira. A importância do cuidador no contexto da saúde do idoso. Escola Anna Nery [on-line], Rio de Janeiro, v.11, n.3, p.520-525, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v11n3/v11n3a19. pdf>. Acesso em: 10 mar. 2012. NARDI, Edileuza de Fatima Rosina; OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de. Conhecendo o apoio social ao cuidador familiar do idoso dependente. Revista Gaucha de Enfermagem, Porto Alegre, v.29, n.1, p.47-53, 2008. ROCHA, Michel Patrick Fonseca; VIEIRA, Maria Aparecida; SENA, Roseni Rosângela de. Desvelando o cotidiano dos cuidadores informais de idosos. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.61, n.6, p.801-808, 2008.