Manual Informativo Sobre Inclusão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INCLUSÃO ESCOLAR Marta estela Borgmann UNIJUI –
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
EDUCAÇÃO ESPECIAL Orientação Técnica: Professores Coordenadores junho/2008 Supervisão: Elenira ATP: Ana Silvia.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
numa perspectiva inclusiva
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Adequações/Adptações Curriculares
um desafio contemporâneo
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Legislação.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
REGISTROS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Presidência da República
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
SAI / FATEC º RELATORIO DE AVALIAÇÃO PESQUISA SAI / FATEC Sistema de Avaliação Institucional.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kellen Christina Santana José de Almeida.
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
MOVIMENTO PESTALOZZIANO
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Educação Especial Aula 9
Rosana Bortolan Selma A. Gomes Faria A Integração das Crianças nas Escolas Regulares como Forma de Inclusão Social Limeira – São Paulo.
Deficiência Mental Leve
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
PARA QUEM ACREDITA E SE IMPORTA.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
ILDÊNES MARIA PEREIRA PORTO NUBIANE ISACKSSON SANTOS
Campina Grande Outubro 2015
Políticas Públicas de promoção à educação Inclusiva
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SHEILA DE QUADROS UZÊDA Doutoranda em Educação pela UFBA
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A INTERNET PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz Ricardo Chagas Speroto Michele Nacif Antunes Cícera Henrique da Silva.
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Manual Informativo Sobre Inclusão

Caro leitor, Este manual trata das questões e dúvidas de educadores e pessoas do cotidiano escolar, relativo à inclusão; suas expectativas para o atendimento do aluno com necessidades educacionais especiais.

O que é Inclusão? A inclusão é processo e envolve mudanças em TODOS nós, por isso é um trabalho longo e desafiador!

O que é Educação Especial? É uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades especificas de seu alunado.

Quem é a Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais? É o educando que apresenta, em caráter permanente ou temporário, algum tipo de deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas ou altas habilidades, necessitando por isso, de recursos especializados para desenvolver plenamente seu potencial e/ou superar ou minimizar suas dificuldades.