Carnasciali & Vermelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
Políticas para Diversidade Cultural no Brasil
Balanced Scorecard (BSC)
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Implantação do Sistema MRP II
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CONVÊNIOS. DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO Acordo que disciplina a transferência de recursos financeiros federais (orçamento fiscal e da seg. social) para a execução.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Controle de Gastos Públicos
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Marketing de Relacionamento
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
2011 a 2014.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

Carnasciali & Vermelho “Desenvolvimento e administração de projetos Culturais” 2010 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Ementa do Programa Pontos de partida para o desenvolvimento de projetos culturais; Identidade Cultural como base do projeto; As interfaces da Cultura com a educação, social, meio ambiente, turismo, saúde, trabalho e outras áreas Fontes de recursos e financiamento para projetos culturais; Marketing Cultural; 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Ementa do Programa Utilização de algumas ferramentas de administração na produção cultural; Visão de Futuro Planejamento estratégico Matriz SWOT - Análise do Ambiente Interno e Externo Gestão da Qualidade Pontos críticos na administração de projetos culturais; Exemplos de projetos realizados pelo palestrante nos 24 anos de atuação na área cultural 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Projeto patrocinado via editais públicos. Capacidade de Executar Projeto Cultural Capacidade de Executar Interesse Público

Projeto patrocinado por empresas. Desafio de ligar os pontos Projeto Cultural Patrocinador Público de interesse

Um projeto é criado para: Solucionar um problema; Para atender a um determinado público; Realizar um sonho; Atender a um pedido; Gerar notícias na mídia 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Caminhos do Marketing: Podemos partir de três pontos principais para montar nossas estratégias de marketing nas áreas da cultura: Partindo do Produto ou da Idéia do proponente; Partindo do Patrocinador; Partindo do Interesse do Público e da Informação. 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Conjuntos Culturais Cultura Atividade - Eventos – Shows – Exposições - Lançamentos -Espetáculos – Feiras – Palestras - Cursos -Seminários – Workshops – Exibições – Recitais-Apresentações – Manifestações -Mostras Cultura Identidade -Valores – Hábitos – Crenças – Leis – Moral- Costumes – Conhecimento– Características - Acervos- Memória- Patrimônio – Etnia – Diversidade – Regionalismos- Folclore – Tradições - Marcas – Símbolos- Tipicidade – Clima – Raízes - Vocações Interfaces Culturais - Social – Turismo – Educação – Gastronomia – Urbanismo – Meio Ambiente – Saúde – Agricultura – Lazer – Esportes – Entretenimento – Artesanato – Moda - Trabalho Cultura Segmento Teatro – Dança – Circo - Audiovisual - Música em Geral - Música Erudita - Música Instrumental – Artes Plásticas – Artes Plásticas – Gráficas - Fotografia etc.. 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Conceito de Cultura Edward Tylor (1832-1917) criou o vocábulo inglês “CULTURE”, unindo o termo alemão “KULTUR” (aspectos espirituais de uma comunidade), com a palavra francesa “CIVILIZATION” (realizações materiais de um povo). 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Cultura Cultura-Conhecimento Cultura-Identidade Cultura- Artes Cultura-Atividade Cultura e suas Interfaces Cultura-Negócio 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Ciclo da Produção Cultural Mercado Produto Cultural Estratégia de Negociação Público Projeto Sonho Pesquisa e Planejamento Idéia 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Projeto PROJETO POTENCIAL PROJETO AMPLIADO PROJETO ESPERADO PROJETO BÁSICO 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Versões do Projeto Básico Projeto para os editais; Projeto de Venda para Patrocinadores PROJETO BÁSICO Projeto para Aprovação em Leis de Incentivo CERTIFICADO DE ENQUADRAMENTO 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Montagem do Projeto Básico Bom plano de trabalho Boa equipe de execução PROJETO BÁSICO Custos viáveis de execução 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Recursos Públicos Editais públicos, de acordo com a política de cada governo (Município, Estado e União); Emendas Parlamentares; Recursos Incentivados provenientes das leis de incentivo à cultura.

Programas do Ministério do Turismo Portaria nº153 de 06 de outubro de 2009 EVENTOS CULTUAIS GERADORES DE FLUXO TURÍSTICO (Artigo 16) Carnaval; Carnaval fora de época; Festas Juninas; Festividades Natalinas; Festivais de Cinema; Festivais Culturais; Festivais Folclóricos; Festivais Gastronômicos; Festivais de Inverno; Feiras e Exposições de Produtos Locais e Regionais

Alianças estratégicas Poder Público - Prefeituras Entidades Sociais - Rotary etc... Entidades Patronais – Sesi, Sindicatos etc.. Empresas – Fornecedores e clientes Comunidade – Associações de moradores

Carnasciali & Vermelho Marketing & Cultura Porque a empresa investe em cultura Fortalecimento da Imagem Institucional Fortalecimento da Marca no Mercado Compromisso com a Comunidade Venda de Produtos Realização de Negócios Incentivos Fiscais Fonte:Fundação João Pinheiro 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Interesses Corporativos Ações que beneficiem as comunidades onde a empresa está instalada ou atua; Ações com os colaboradores; Relacionamento com o poder público; Relacionamento com clientes; Imagem da Marca; Incentivo aos artistas por simpatia; Retorno comercial; Incentivo Fiscal.

Recursos das empresas Responsabilidade Social: Projetos para a Comunidade; Recursos Humanos: Formação de Grupos de Teatro, Coral, Dança, Música, oficinas de artes com funcionários; Comunicação: Notícia positiva com a mídia espontânea; Marketing: Relacionamento com os clientes e resultados positivos nas vendas; Patrocínio mediante Leis de Incentivo; Editais das empresas.

Carnasciali & Vermelho Atividade Artística e a saúde Estímulos Desenho e pintura: atuam na coordenação motora, na capacidade de organização e, graças às cores, ajudam a equilibrar as emoções; Música: promove a Sinapses; Escultura: ativa a sensibilidade tátil e a musculatura, além de esvaziar a mente; Dança: favorece o uso do espaço, a coordenação motora, o equilíbrio e o desenvolvimento do corpo (Revista Saúde, jul.2007) 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Atividade Artística e a saúde Estímulos Teatro: amplia a capacidade de se colocar no lugar do outro e desenvolve a autopercepção; Bordado e tricô: desenvolvem o raciocínio lógico. Leitura: É antigo o conhecimento de que certas atividades têm a capacidade de proporcionar ao sujeito momentos de prazer. A leitura é uma delas (Revista Saúde, jul.2007) 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Atividade Artística e o trabalho Benefícios Ambientação do trabalhador Humanização Melhoria no desempenho Integração Produtividade Relacionamento empresa-comunidade Relacionamento empresa-cliente 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Leis de Incentivo à Cultura LEI ROUANET A Lei Nº 8.313/ 91, mais conhecida como Lei Rouanet, tem como finalidade incentivar a produção de cultura em todo o país, destinando dinheiro público para a realização de projetos culturais. Aplica-se de Três formas: Mecenato; Fundo Nacional de Cultura e Fundo de Investimento Cultural e Artístico (Ficart). Este conteúdo vai tratar especificamente do mecenato. 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Leis de Incentivo à Cultura Quem pode solicitar apoio Podem encaminhar projetos para financiamento através de incentivos fiscais: Pessoas Físicas que tenham atuação na área cultural; Pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos (ONGs, OSCIPs, empresas, associações, cooperativas etc), de natureza cultural e fundações públicas. Importante: Relatório de atividades do proponente na área cultural. 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Leis de Incentivo à Cultura Quem pode apoiar Pessoas Jurídicas: 4% sobre o I.R a pagar - só poderão investir no projeto por via Mecenato as tributadas com base no lucro real. Pessoas Físicas:6% do I.R a pagar - Declaração com Modelo Completo 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Leis de Incentivo à Cultura Pessoa Jurídica: Artigo 18, as empresas poderão investir até o limite de 4% do imposto de Renda devido. O retorno será de 100% do valor incentivado. Artigo 26 as empresas poderão deduzir do imposto devido até 30% do valor incentivado. A legislação permite que o investimento seja lançado como despesa operacional, obtendo assim mais 33% de redução no Imposto de renda e CSLL. 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Leis de Incentivo à Cultura Dedução Fiscal Enquadram-se no Artigo 18 da Lei Rouanet (100% de retorno) projetos nos seguintes segmentos culturais: 1. Artes Cênicas; 2. Livros de valor artístico, literário ou humanístico; 3. Música erudita ou instrumental; 4. Circulação de exposições de artes plásticas; 5. Doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; 6. produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão desse acervo; 7. preservação do patrimônio cultural material e imaterial. 8.Centros culturais em cidades com menos de 100.000 hab. 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho Leis de Incentivo à Cultura Capacidade de Investimento por meio da Lei Rouanet Projeto no valor de R$ 1.000.000,00 Empresa com lucro liquido superior a R$ 166.666.666,00 Imposto de Renda devido R$ 25.000.000,00 Projeto no valor de R$ 100.000,00 Empresa com lucro liquido superior a R$ 16.666.666,00 Imposto de Renda devido R$ 2.500.000,00 Projeto no valor de R$ 10.000,00 Empresa com lucro liquido superior a R$ 1.666.666,00 Imposto de Renda devido R$ 250.000,00 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

ÁREAS E SEGMENTOS CULTURAIS TABELA - I ÁREAS E SEGMENTOS CULTURAIS ÁREA CULTURAL SEGMENTO Artes Cênicas Teatro Dança Circo Mímica e outros Audiovisual Longa, Média e Curta Metragem Vídeo Cd-rom Rádio TV infra-estrutura Técnica Distribuição Exibição Eventos Multimídia Música Música em Geral Música Erudita Música Instrumental 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

ÁREAS E SEGMENTOS CULTURAIS TABELA - I ÁREAS E SEGMENTOS CULTURAIS ÁREA CULTURAL SEGMENTO Artes Visuais Plásticas Gráficas Filatelia Gravura Cartazes Fotografia Exposição Exposição Itinerante Patrimônio Cultural Histórico Arquitetônico Arqueológico Ecológico Museu Acervo Acervo Museológico Cultura Indígena Artesanato Folclore 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

ÁREAS E SEGMENTOS CULTURAIS TABELA - I ÁREAS E SEGMENTOS CULTURAIS ÁREA CULTURAL SEGMENTO Humanidades Edição de Livros Obras de Referência Acervo Bibliográfico Biblioteca Arquivo Periódicos História Filosofia Evento literário Artes Integradas Quando o projeto envolver mais de uma área, por exemplo: um festival de arte e cultura, ou oficinas de música e artes plásticas, estará classificado como Artes Integradas 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Carnasciali & Vermelho TABELA – II MODALIDADE Acervo Bibliográfico Acervo Museológico Aquisição de equipamentos cênicos Aquisição de equipamentos e instrumentos musicais Bolsas Canto Coral Capacitação de Artistas e Técnicos Catalogação Catálogos Circulação Concertos Concurso Construção Dicionários Edição de Partituras Emenda Enciclopédias/Atlas Estudos e Pesquisas Fascículos/Encartes/ Cadernos Feiras Festival Formação Infanto Juvenil Formação de platéia Gravação de CD Guias/Agendas História/Ciências Sociais Jornais Literatura Geral Montagem Mostra Multimídia Oficina/Curso/Workshop Orquestras Brasileiras Orquestras Estrangeiras Patrimônio Paisagístico Natural Plano Anual de Atividades Prêmio Preservação de Livros/Documentos Promoção da Leitura Promoção de Intercâmbio Promoção de Leitura em Biblioteca Reforma e Modernização de Espaços Reforma/Ampliação/ Adaptação Regional/Folclore Restauração Revistas Seminários Show de música Técnico/Paradidático Técnico-artístico Tratamento de Acervo 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Entidades com potencial de apoio via Lei Rouanet Pessoa Física: OAB UNIMED ROTARY LIONS ASSOCIAÇÃO DE MAGISTRADOS LOJAS MACONICAS EMPRESAS

Projetos com Rede de apoiadores ou mantenedores: LEI Rouanet Pessoa Física Projetos com Rede de apoiadores ou mantenedores: Eu faço Cultura: Caixa Econômica Clube dos Amigos do Ponto de Partida (Grupos de Teatro Mineiro de Barbacena) Voluntários da GE Celma de Petrópolis; Amigos da Biblioteca Erico Veríssimo –Leopoldina-MG Rede de Colaboradores da FIRJAN

Planejamento estratégico Utilização de algumas ferramentas de administração na produção cultural; Visão de Futuro Planejamento estratégico Matriz SWOT - Análise do Ambiente Interno e Externo Gestão da Qualidade

Carnasciali & Vermelho VISÃO DE FUTURO A Visão deve ser ambiciosamente voltada para o futuro e simultaneamente inspiradora, clara, concisa, coerente com a Missão, de modo a que todos a compreendam e a sintam. A Visão deve, ainda, ser suficientemente atrativa e constituir um desafio – ao mesmo tempo, atingível, por forma a motivar todos os colaboradores. 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho

Análise dos Ambientes Interno e Externo A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa público ou privada, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um projeto a gestão de um grupo de teatro , centro cultural ou uma secretaria de cultura. . Ambiente Interno –Forças/Fraquezas Ambiente Externo -OportunidadesAmeaças

Marketing & Cultura Tendências de Futuro SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Tendências de Futuro Desconhecimento dos impactos da Globalização nas formas atuais de trabalho; Inadequação pessoal à Era do Conhecimento; Atuação profissional sem visão de futuro; Atuação profissional sem atualização permanente; Atuação profissional sem capacidade de reinvenção dos sistemas de trabalho;

Cadeia Produtiva do Mercado Cultural Marketing & Cultura SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Cadeia Produtiva do Mercado Cultural Desconhecimento das etapas fundamentais da Cadeia Produtiva; Não construção de elos fortes entre cada etapa da Cadeia Produtiva; Interrupção da Cadeia Produtiva por despreparo profissional; Ausência de comportamento empreendedor.

Marketing & Cultura Pesquisa SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Pesquisa Projeto cultural sem público-alvo claramente definido; Projeto cultural sem levantamento de patrocinadores potenciais; Projeto cultural sem subsídios para Plano de Mídia e Divulgação; Ausência de fontes de pesquisa; Desconhecimento sobre como fazer Pesquisa no Mercado Cultural; Ausência de profissionais especializados em Pesquisa.

Marketing & Cultura Projeto Básico SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural -ICCV Projeto Básico Projeto cultural com linguagem confusa ou inadequada para os compradores; Projeto cultural sem justificativa de marketing cultural; Projeto cultural sem retornos básicos; Projeto cultural com orçamento incompleto ou mal estruturado; Projeto com canal errado de distribuição do produto cultural;  Projeto com má apresentação visual.

Enquadramento em Leis de Incentivo à Cultura Marketing & Cultura SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Enquadramento em Leis de Incentivo à Cultura Desconhecimento dos trâmites de enquadramento de projetos; Dificuldades para preenchimento correto dos formulários padronizados; Dificuldades na montagem do orçamento do projeto conforme previsto nas planilhas dos formulários; Ausência de pessoa jurídica para ser proponente do projeto; Falta de documentação habilitadora para o enquadramento; Falta de comportamento pró-ativo no acompanhamento dos trâmites de obtenção da certificação do enquadramento.

Marketing & Cultura Plano de Negócios SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Plano de Negócios Projeto/Produto Cultural inviável do ponto de vista econômico ou financeiro; Projeto cultural sem estratégia eficaz de venda; Despreparo do agente cultural em marketing, administração e finanças; Seleção errada dos canais de venda e/ou distribuição do produto cultural;  Produto cultural sem demanda real por parte do público-alvo.

Marketing & Cultura Captação de Recursos SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Captação de Recursos Projeto não enquadrado em lei de incentivo, sem oferecer vantagens fiscais ao comprador em potencial; Projeto com linguagem inadequada ao comprador em potencial; Projeto com apresentação visual descuidada; projeto com muitos erros de português; Captador de recursos com problemas político-ideológicos na sua relação com empresários;  Captador de recursos com a postura do “pires na mão”

Marketing & Cultura Captação de Recursos SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Captação de Recursos Desconhecimento da Curva de amadurecimento organizacional; Desconhecimento dos critérios de Marketing Cultural adotados pelo patrocinador em potencial do projeto/produto cultural; Barreiras no acesso ao executivo que decide a compra; Dificuldades no uso consciente da Lei das Influências; Desconhecimento de técnicas de vendas; Falta de habilidade nas negociações interpessoais;

Marketing & Cultura Captação de Recursos SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Captação de Recursos Projeto cultural não personalizado para o patrocinador em potencial; Retornos fracos ou inexistentes para conquistar o interesse; Desconhecimento dos percentuais oferecidos como benefícios pelas leis de incentivo; Desconhecimento da sistemática da prestação de contas ao Poder Público, após a realização de projeto cultural;  Orçamento superfaturado ou subfaturado;  Cronograma de Execução do projeto inviável ou problemático.

Marketing & Cultura Produção SITUAÇÕES CRÍTICAS – Estratégias de Marketing Cultural - ICCV Produção Falta de experiência concreta em produção cultural; Não incorporação de princípios de Qualidade Total no decorrer da execução do projeto; Má administração dos recursos financeiros; Má gestão da execução do projeto; Não cumprimento de prazos; Falta de informações e/ou de atenção para o comprador do projeto/produto cultural;

Três Centros

Três Centros

E-mail: rogeriocarnasciali@gmail.com Sucesso a todos ! Rogério Carnasciali Tel: 43 9908-6707 E-mail: rogeriocarnasciali@gmail.com 26/03/2017 Carnasciali & Vermelho