Marketing Marketing de Serviços: Produtividade e Qualidade Prof. Ms. Charles Benigno 1 1
Fatores que Influenciam as Expectativas de Serviço Serviço Previsto ZONA DE Necessidades pessoais Promessas implícitas e explícitas de serviço Comunicação boca-a-boca Experiência passada Serviço Desejado Crenças sobre o que é possível TOLERÂNCIA Alterações percebidas no serviço Serviço Adequado Fatores situacionais Fonte: Adaptado de Zeithaml, Parasuraman & Berry
O que é Qualidade em Serviço? É o grau em que um serviço atende ou supera as expectativas dos clientes.
Expectativas, Satisfação do Cliente e Qualidade Percebida no Serviço esperado Superioridade percebida no serviço Serviço desejado Serviço previsto Serviço adequado Medidas da Qualidade do Serviço Adequação percebida no serviço Serviço percebido Satisfação
Sete Lacunas que resultam em Insatisfação do Cliente
Cinco Dimensões da Qualidade Utilizadas Escala SERVQUAL Confiabilidade Tangíveis Sensibilidade Segurança Empatia
Algumas Ferramentas para a Melhoria da Qualidade Fluxograma Diagramas de Controle Diagramas Espinha-de- Peixe Análise de Pareto
Diagrama de controle dos atrasos de partida, mostrando porcentagem de vôos dentro da faixa de 15 Minutos da programação
Benefícios da Satisfação do Cliente e Qualidade do Serviço Isola os clientes da Estimula clientela concorrência constante e fidelidade Pode criar vantagem sustentável Satisfação do cliente (e qualidade do Serviço) Amplia / Promove boca-a-boca positivo Reduz os custos de falhas Reduz custos de atração de novos clientes
Montando um Sistema de Informações sobre a Qualidade dos Serviços Pesquisas transacionais Pesquisas do mercado total Compra misteriosa Pesquisa de clientes - Novos - Recalcitrantes - Ex-clientes Grupos de foco Relatório de campo do funcionário
Problemas na Produtividade do Serviço Como transformar eficientemente os insumos em produtos? Melhorar a produtividade fará diminuir a qualidade? Melhorar a qualidade fará diminuir a produtividade? A chave para a produtividade são os funcionários ou a tecnologia? Os clientes podem contribuir para aumentar a produtividade?