FACILITADOR PROFESSOR FLÁVIO MOURA

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Transcrição da apresentação:

FACILITADOR PROFESSOR FLÁVIO MOURA Faculdade Ideal – FACI ESTRATEGO - PÓS GRADUAÇÃO MBA Corporativo Formação de Consultores Gestão Empresarial COORDENAÇÃO PROF. HEBERT CUTRIN FACILITADOR PROFESSOR FLÁVIO MOURA

PRÁTICAS GERENCIAIS MÓDULO I

Tópicos de discussão Conceitos Fundamentos da Administração Administração, gestão, gerência Eficiência, eficácia Organizações Fundamentos da Administração Escolas e teorias administrativas Trabalho e sociedade

CONCEITOS Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos Funções Administrativas: planejamento, organização, liderança ou direção, avaliação e controle

Cinco Variáveis Básicas da Administração Aula 3a: As 5 Variáveis de TGA Professor recolhe trabalhos de PartiPontos que ficaram prontos e pede permissão aos autores para compartilhar alguns com a turma. DISCUSSÃO em torno da importância destas variáveis para a análise organizacional. TAREFAS PESSOAS TECNO-LOGIA AMBIENTE ESTRUTURA ORGANIZAÇÃO Fonte: Chiavaneto, I. Introdução à TGA, Makron Books, 1998.

Teorias da Administração ANO TEORIA ÊNFASE 1903 ADM. CIENTÍFICA TAREFAS 1916 CLÁSSICA ESTRUTURA 1932 RELAÇÕES HUMANAS PESSOAS 1947 BUROCRACIA E ESTRUTURALISTA 1951 CIBERNÉTICA E SISTEMAS AMBIENTE 1954 NEOCLÁSSICA 1957 COMPORTAMENTAL 1972 CONTINGÊNCIA AMBIENTE E TECNOLOGIA 1982 NEO-SCHUMPETERIANA TECNOLOGIA

Administração Científica Destaque: Frederick Taylor (1903) Ênfase: Na tarefa Termos mais utilizados Organização racional Divisão das tarefas Simplificação Especialização Tempos e movimentos

Administração Científica Organização Racional do Trabalho SELEÇÃO CIENTÍFICA DO TRABALHADOR PLANO DE INCENTIVO SALARIAL TEMPOS E MOVIMENTOS DETERMINAÇÃO DO “BEST WAY” PADRÃO DE PRODUÇÃO SUPERVISÃO FUNCIONAL MÁXIMA EFICIÊNCIA LEI DA FADIGA CONDIÇÕES AMBIENTAIS TRABALHO LUCROS E SALÁRIOS

Teoria Clássica da Administração Destaque: Henri Fayol (1916) Ênfase: Na estrutura Classificação das atividades da empresa: Funções técnicas, comerciais, de segurança, contábeis, financeiras, e administrativas Função Administrativa paira sobre todas as outras Consiste em: prever, organizar, comandar, coordenar, e controlar

Teoria das Relações Humanas Década de 30 Ênfase: Nas pessoas Pressupostos: Incentivo econômico não é a única forma motivadora O trabalhador não se comporta como um ser isolado A especialização funcional não cria necessariamente a organização mais eficiente

Teoria das Relações Humanas Questões Abordadas Integração social Comportamento social Recompensas e punições Grupos informais Relações intergrupais Motivação Liderança Comunicação Organização Informal Dinâmica de Grupo Processo Decisório Mudança Organizacional

Teoria das Relações Humanas As Necessidades Humanas Básicas Desenvolvimento INTELECTUAL e ESPIRITURAL AUTO- REALIZAÇÃO Status / Prestígio Afeição Pertença Segurança PSICOLÓGICAS FISIOLÓGICAS PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Teoria das Relações Humanas Apreciação Crítica Confronto das Idéias Clássicas Crença na possibilidade de superação do conflito Ingenuidade Enfoque manipulador: colocar a organização informal a serviço da organização formal

COMO ESTÁ SENDO TRATADA? VISÃO DO CONSULTOR INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (EMPRESA) X COLABORADORES COMO ESTÁ SENDO TRATADA?

APRESENTAÇÃO DA VISÃO DO CONSULTOR À EMPRESA MATURIDADE PROFISSIONAL MATURIDADE OPERACIONAL MATURIDADE PESSOAL TEMPO

Burocracia - 1947 Destaque: Max Weber Ênfase: Na estrutura Origens da Burocracia: Racionalidade Ética Protestante Características: Caráter legal e normativo Formalidade das comunicações Racionalismo e divisão do trabalho Impessoalidade e hierarquia Rotinas e procedimentos padronizados Meritocracia Profissionalização Especialização da administração Previsibilidade

Burocracia Dilemas e disfunções: Tendência de organizações burocráticas transformarem-se em carismáticas ou tradicionais Dificuldade de cumprimento irrestrito de regras Apego exagerado a regulamentos Formalismo e papelório Resistência a mudanças Impessoalidade e categorização Abusos de autoridade Conflitos com o público

Teoria Estruturalista Destaques: Levi-Strauss Karl Marx Max Weber Ênfase: Na estrutura Origens: Teoria Clássica X Recursos Humanos Abordagem Estruturalista inclui: a organização formal e a informal, e suas inter-relações o objetivo e o alcance dos grupos informais e as relações de tais grupos dentro e fora da organização os níveis mais altos e os níveis mais baixos as recompensas materiais e as não materiais a interação da organização com o seu ambiente as organizações de trabalho e as de natureza diferenciada

Teoria Estruturalista Apreciação Crítica: Convergência de outras teorias Ampliação da abordagem Indivíduo  grupo Indústria  outras organizações Teoria da Crise e da Mudança

Teoria dos Sistemas “Qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, inter-atuantes ou inter-dependentes” Componentes e características de um Sistema 1. Insumos (entradas, inputs) 2. Processamento (througput) 3. Exsumos (produto, output) 4. Entropia 5. Homeostase (entropia negativa) 6. Retroalimentação (feedback) 7. Decomposição do sistema em subsistemas Década de 50 Ênfase: No ambiente Fechados ou Abertos

Teoria dos Sistemas Organização como Sistema Aberto Subsistema inserido em um sistema social maior, que o engloba, composto de partes interdependentes Organização como Sistema Sócio-Técnico Subsistema Técnico Infra-Estrutura física Máquinas e Equipamentos Tecnologia Especificidades das Tarefas Subsistema Social Pessoas / Relações sociais Habilidades / Competências Necessidades / Aspirações s. técnico ESTRUTURA s. social INSUMOS EXSUMOS AMBIENTE

Teoria Neoclássica Década de 50 Ênfase: Na estrutura Características : ênfase na prática da Administração reafirmação relativa dos postulados clássicos ênfase nos princípios gerais da Administração Princípios Básicos da Organização Divisão do Trabalho, Especialização, Hierarquia, Autoridade e Responsabilidade Centralização X Descentralização Funções do Administrador Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar

Teoria Neoclássica Administração por Objetivos (APO) Decorrências: Consecução dos objetivos e obtenção de resultados Planos Estratégicos Planos Táticos (departamentais)  Resultados  Avaliação e Retroação Decorrências: Tipo de organização: linear, funcional, staff, comissões Departamentalização: Funcional, por Produtos ou Serviços, Geográfica, por Clientela, por Processos, por Projeto DIRETORIA Depto Masculino Perfumaria Lingerie Modas Infantil Feminino

REPRESENTAÇÃO DO MODELO MATRICIAL (PROJETO) ENTENDE-SE SER O MODELO UM DOS MAIS EFICAZES QUANDO IMPLANTADO EM EMPRESAS DE GRANDE PORTE OU EMPRESAS QUE TRABALHAM COM PROJETOS REPRESENTAÇÃO DO MODELO MATRICIAL (PROJETO)

Teoria Comportamentalista Década de 50 Ênfase: Nas pessoas Indivíduos Dimensão motivacional Homem Administrativo Resgate da pirâmide de necessidades (Maslow) Auto-realização Ego Sociais Segurança Fisiológicas

Teoria Comportamentalista Conflito entre indivíduo e organização Função da administração: compatibilizar objetivos organizacionais com objetivos individuais O trabalho, as rotinas Auto-realização no trabalho Reconhecimento (prestígio) Progresso na carreira Responsabilidade FATORES MOTIVACIONAIS Condições de trabalho Administração da empresa Relações com o supervisor Benefícios/serviços sociais Salário FATORES HIGIÊNICOS

Desenvolvimento Organizacional Ênfase: Nas pessoas Mudança Organizacional Planejada Mudança na estrutura Mudança na tecnologia Mudança nas tarefas (produtos / serviços / clientes) Mudança na cultura organizacional “Empowerment” mais poder aos funcionários Pesquisa-ação  Diagnóstico  Validação do Diagnóstico com os Participantes  Planejamento Participativo  Execução Administração participativa

Desenvolvimento Organizacional Sistemas Mecânicos Ênfase individual Relacionamento do tipo autoridade-obediência Adesão à delegação e à responsabilidade dividida Supervisão hierárquica rígida Solução de conflitos por meio de repressão ou arbitramento Sistemas Orgânicos Confiança e crença recíprocas, interdependência e responsabilidade multigrupal Participação e responsabilidade Compartilhamento de responsabilidades Solução de conflitos através de solução de problemas

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CARACTERÍSTICAS AGENTE DE MUDANÇA (CONSULTOR) ÊNFASE EM SOLUCIONAR PROBLEMAS D O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES FOCAR A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO

Teoria da Contingência Década de 70 Ênfase: Ambiente e Tecnologia Contingência: Tarefa, Estrutura, Pessoas, Tecnologia = f (Ambiente) Organização como um sistema orgânico Complexo inter-relacionamento entre as variáveis organizacionais internas e destas com o AMBIENTE

Teoria da Contingência Ambiente Geral Condições Tecnológicas, legais, políticas, econômicas, demográficas, ecológicas, culturais Ambiente de Tarefa Fornecedores, clientes, concorrentes, entidades reguladoras Impactos do Ambiente Integração das teorias mecanicistas e orgânicas Integração de novos enfoques: Qualidade Total Reengenharia Readministração H. Social H. Econômico H. Adm.

Novos Enfoques Qualidade Total: Reengenharia: “Agir de forma planejada e sistêmica para implantar e implementar um ambiente no qual o aprimoramento seja contínuo e em que todas as relações fornecedores/clientes da organização, sejam elas internas ou externas, exista satisfação mútua.” (certificações por Processos, Meio ambiente, gestão de pessoas e RS) Reengenharia: “A Reengenharia é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Esta definição encerra quatro palavras-chaves: fundamental, radical, drástica e processos.” (Hammer e Champy, 1994)

PESSOAS – VISÃO INTRAEMPREENDEDORA ENFOQUE ATUAL DO CONSULTOR APRENDIZES POTENCIAIS FRIOS EMPREENDEDORES

INVENÇÃO INOVAÇÃO INVENÇÃO X INOVAÇÃO É UMA NOVA SOLUÇÃO É UMA NOVA SOLUÇÃO VIÁVEL

Novos Enfoques Readministração: Forma de gerir as organizações contemporâneas, de tal sorte que consigamos organizações Eficientes produtivas Eficazes: que atinjam os resultados Efetivas: responsabilidade pública ética em seu desempenho Relevantes: indivíduos satisfeitos e recompensados com e pelo que fazem (Caravantes e Bjur, 1995)

CONSULTOR ORIENTANDO A EMPRESA (CONFORME O SEU ECOSISTEMA SOCIAL)

Social Político Conhecimento Ecologia Valorização do homem Gerencial Tecnológico Organizacional ORGANIZAÇÃO

Abordagens Administrativas Administração Científica de Taylor (TAREFAS) Estudo das rotinas produtivas e seleção do trabalhador Incentivo salarial e condições ambientais de trabalho Homem Econômico Teoria da Burocracia de Weber (ESTRUTURA) Normas e regulamentos garantem consistência Racionalidade e formalidade da comunicação Impessoalidade e profissionalismo ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA FECHADO Teoria Clássica de Fayol (ESTRUTURA) Divisão do trabalho gerencial Funções administrativas e “técnicas” Importância da Coordenação administrativa Conceito de Linha e Staff Teoria das Relações Humanas de Mayo (PESSOAS) Estudo da Organização Informal (Homem Social) Motivação, Liderança e Comunicação Dinâmica de Grupo e Mudança Organizacional

Abordagens Administrativas Teoria Cibernética e de Sistemas (AMBIENTE) Sistema: entrada, processo, saída e retroação Organização como Sistema Aberto Subsistema técnico e subsistema social Visão Sistêmica é a lente que a teoria contingencial usará para interpretar as demais teorias Teoria Neoclássica (ESTRUTURA) Integração de Conceitos Clássicos com PESSOAS e AMBIENTE Eficiência e Eficácia Organizacional Administração por Objetivos Teoria Estruturalista (ESTRUTURA) Integração de conceitos da Burocracia com PESSOAS e AMBIENTE Análise Interorganizacional Visão positiva dos conflitos organizacionais Teoria NeoSchumpeteriana (TECNOLOGIA) Destruição criadora das inovações Importância do Empreendedor Evolucionismo: sobrevivência dos melhor adaptados Teoria Comportamental (PESSOAS) Maslow e Herzberg: Análise da Motivação Estilos de Administração: autocrático e democrático Homem Administrativo ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO