Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha
Objetivo Principal: O objetivo central deste trabalho é demonstrar como o Cartão Cultural pode ajudar no desenvolvimento cultura do brasileiro. Secundário: Além do objetivo central do estudo demonstrado anteriormente, esta pesquisa vai analisar o ambiente e as oportunidades do mercado cultural.
Justificativa Cartão Cultural é um cartão exclusivo para empresas e estudantes. Esse será fornecido, junto com um catálogo de serviços e proporcionará ao cliente as melhores opções de produtos culturais do mercado carioca, oferecendo descontos e promoções em cada um deles.
Mercado / Oportunidade Crescimento de 20% ao ano Cinema nacional em crescimento Popularização dos teatros
Missão: Fornecer as melhores opções de serviços culturais do Brasil, através de tecnologia de ponta e atendimento de classe mundial, oferecendo qualidade e segurança para os usuários, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do RJ. Projeto
Público-alvo: Empresas privadas e estudantes de todos os graus Alianças: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Secretaria de Cultura da Cidade; Teatros; Casas de Shows. Projeto
Viabilidade Financeira 1.Venda do cartão 2.Receita a partir do consumo dos clientes
Receita Preço médio do Cinema: R$ 20 Comissão disponibilizada para a rede: 60% = R$ 12 Desconto oferecido pelo Cartão Cultural ao cliente possuidor do cartão: 50% = R$ 10 Lucro do Cartão na transação: 10% = R$ 2
Viabilidade Financeira VPL a taxa de 25% a.a corresponde a R$ ,38 e a Taxa Interna de Retorno (TIR) no primeiro ano será de 17% a.a.
Receita/Despesas Ano 1Ano 2 Receitas Venda de Cartão Movimentação Despesas Receita/ Despesas
Viabilidade Financeira Análise Sensibilidade Ano 1 Ano 2 Investimento Inicial R$ ,00 Estimativa Pessimista , ,30 Mais provável , ,00 Otimista , ,85
Principais pontos de venda Empresas filiadas Escolas Guichês de venda em Shopping
Análise de risco Risco de mercado (concorrência) Risco político
Análise SWOT Forças Venda multi-canais Atendimento Tecnologia de ponta Capitalização das forças 1.Manutenção e fortalecimento da equipe 2.Preços protegidos 3.Treinamento e comissionamento atrativo a todos os canais de venda 4.Pesquisa e desenvolvimento constantes Fraquezas 1.Pouca experiência 2.Falta de parâmetros Revertendo as fraquezas 1.Mentoria e monitoramento de players do mercado 2.Pesquisa de mercado
Oportunidades 1.Cinema Nacional 2.Crescimento do mercado 3.Expansão para outros Estados 4.Eventos de grande porte Maximização das oportunidades 1.Promoções especiais e potencialização do negócio 2.Inovação e melhoria dos produtos 3.Aumento da área de atuação (outros Estados) 4.Oferta e parcerias estratégicas com as empresas promotoras de evento Ameaças 1.Surgimento de concorrência e produtos substitutos Minimização das ameaças 1.Políticas de incentivo à cultura no Brasil 2. Pesquisa e inovação constantes para a melhoria dos produtos Análise SWOT
Projeto Cartão Cultural