Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura nos Municípios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
26/10/2010 Pró-Reitoria de Extensão Ações e Resultados após o II Fórum de Desenvolvimento Integrado do Sul de Minas.
Advertisements

IX SEMANA DA ENGENHARIA DE PESCA – UFAM- CAEP-DEPESCA-SEPA/SEPROR
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Estágios de desenvolvimento capitalista
Fast Show.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas CAIXA ECONOMICA FEDERAL BRASÍLIA - JANEIRO 2013.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Programa Fundo Clima Janeiro de Fundo Nacional sobre Mudança do Clima Objetivo do Fundo Clima Apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos.
Sociedade e Energia.
A agricultura e a questão agrária
Pesquisa Operacional Modelos, Conceitos Básicos para PL
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.

Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS – DIRPE TERCEIRO SETOR.
CONVÊNIOS. DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO Acordo que disciplina a transferência de recursos financeiros federais (orçamento fiscal e da seg. social) para a execução.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FUNDO NACIONAL DE SAÚDE
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
CONVÊNIOS Fernando Camargo Analista de Controle Externo/TCU Secex/MS.
“Missão Institucional”
Secretaria de Comunicação
GUARAPUAVA, 23 de outubro de Pe. Claudemir da Silveira Didek
ATUALIZAÇÃO 2004 Aula sobre estatísticas de produção, consumo e exportação Prof. Pedro E. de Felício.
Organização e Redução de Custos
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
Recursos Pesqueiros e Aquicultura Arranjos Produtivos Locais
Eduardo José Oliveira Dias
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
O BANCO DO AGRONEGÓCIO FAMILIAR
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Destinação Adequada de Pneus Inservíveis
Avaliação da contribuição do P-detergente cenário crítico (dados IBOPE) População estimada: 600 mil 1)Quanto da carga sub-total urbana é proveniente do.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA
O Preço dos Imóveis Residenciais no Rio de Janeiro Leonardo Schneider Secovi Rio.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
MCR CAPÍTULO: : Disposições Preliminares - 1 SEÇÃO: Introdução 2 - São objetivos do crédito rural: d) incentivar a introdução de métodos racionais no sistema.
I BANCO DO BRASIL CAMINHADO COM OS PARCEIROS. INADIMPLÊNCIA NA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE ALAGOAS – 21,50% SAFRA 2009/2010 CUSTEIO/PRONAF: Posição:
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RECURSOS MINERAIS CAPÍTULO 47.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura nos Municípios Desenvolvimento Rural Sustentável Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura nos Municípios Palestrante: Ministro Marcelo Crivella

Peixe: o maior agronegócio do mundo Mercado mundial de carnes O peixe é a proteína animal mais consumida no mundo. Este mercado movimenta anualmente, segundo a FAO, 148 milhões de toneladas com um valor de mais de 217 bilhões de dólares. As exportações de pescado geram um valor equivalente à soma de todas as outras carnes.   Fonte: FAO

Pesca Estruturar a cadeia produtiva com projetos que permitam aos pescadores agregar valor à produção Financiamento para a renovação da frota pesqueira; Auxiliar os pescadores a obterem o subsídio do diesel para os barcos; Construção de Terminais Pesqueiros ou Centro Integrado da Pesca Artesanal;

Pesca Construção de Mercado do Peixe Municipal; Caminhão Frigorífico para comercialização direta do pescado – Caminhão Feira; Caminhão Frigorífico para transporte do pescado; Unidade Odontológica Móvel.

Aquicultura: o maior potencial do Brasil O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo e um litoral com mais de 8 mil Km de extensão. Com essas potencialidades e o crescente consumo mundial, o país tem todas as condições, através da aquicultura, de se tornar um dos maiores produtores de pescado.  

Aquicultura Distribuição das principais unidades produtivas por espécies aquícolas e nº de produtores Total de produtores: 19.078 Fonte: Censo Aquícola Nacional 2008 / MPA

Parques e Áreas Aquícolas

Aquicultura em Estabelecimentos Rurais Celebração de convênios visando a construção de viveiros escavados, unidades de processamento de pescado, frigorífico, fábrica de gelo, produção de alevinos, fábrica de ração, processamento da pele e produção de biodiesel. Unidade de Beneficiamento Primavera do Oeste - MT

Aquicultura Familiar Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar

Convênios para Fomento da Aquicultura Instalação de fábrica de ração; Laboratório para produção de alevinos; Fornecimento de assistência técnica; Fornecimento de tanques-rede; Fornecimento de escavadeira hidráulica para abertura de tanques escavados; Convênio para custear horas-máquina para abertura de tanque escavado; Fornecimento de equipamentos para produção de biodiesel a partir das vísceras dos peixes.

Parques Aquícolas Marinhos

O que pode ser feito no município Mercado do peixe TPP Caminhão do peixe Tanque-rede Caminhão frigorífico Retroescavadeira

O que pode ser feito no município Fábrica de ração Fábrica de gelo

Vila dos Pescadores Os prefeitos deverão levantar a demanda habitacional dos pescadores dos seus municípios e se dirigir ao Ministério da Pesca e Aquicultura em Brasília ou às Superintendências Federais nos estados. Cabe a prefeitura: - Disponibilizar terreno; - Agilizar alvará para as construtoras; - Isentar o ISS; - Emitir o Habite-se. Cabe ao MPA: 1- Articular a demanda junto aos organismos financeiros; 2- Criar a Unidade de Beneficiamento do Pescado na Vila do Pescador.

Celebração de Convênios Projeto Básico/Executivo; Não estar inscrito como inadimplente no SIAFI e CADIN; Possuir Certidões de Regularidade – RF, INSS e FGTS; Cadastrar o Projeto no SICONV; Possuir a Dominialidade do Terreno; Obter Licença Ambiental Municipal/Estadual quando necessário.

Plano Safra da Pesca e Aquicultura Objetivos Gerais: Incorporar a agricultura familiar na produção de pescado; Aumentar a produção de pescado para 2 milhões de tonelada até 2014; Beneficiar 330 mil famílias; Resgatar 100 mil famílias da linha de pobreza; Aumentar o consumo de pescado e reduzir o desperdício; Disponibilizar 4,1 bilhões em crédito e investimentos.

Plano Safra da Pesca e Aquicultura   “Um bom pecuarista em um ano pode produzir 1 tonelada de carne bovina por hectare. No mesmo tempo e espaço na aquicultura podemos produzir 12 toneladas de pescado em tanque escavado ou 100 toneladas em tanque-rede”.

TPP

Mercado do peixe

Caminhão do peixe

Caminhão frigorífico

Retroescavadeira

Tanque rede