Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Advertisements

E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Modelagem computacional no ensino de Física
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM NA DIDÁTICA CRÍSTICA
O PAPEL DA INTERAÇÃO SOCIAL “Para onde quer que nos voltemos, deparamos com as mesmas antinomias: temos uma certa idéia tradicional do que somos como.
Psicologia do Desenvolvimento Uma área da psicologia
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Inconsciente Símbolo - Imagem.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Alfabetização e Letramento: diretrizes metodológicas para a prática do professor Profª. Drª. Terezinha Bazé de Lima Pró-Reitora de Ensino e Extensão
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
MITOS NA PROMOÇÃO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Objeções Fundamentos.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Mente Introdução à Ciência Cognitiva Paul Thagard
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE UNIVERSIDADE FEDERAL.
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
LITERATURA NA ESCOLA.
Marketing de Relacionamento
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
EEL170 COMPUTAÇÃO I Antonio Cláudio Gómez de Sousa 5a série de slides Versão 26/04/2012.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Recursividade Estrutura de Dados.
Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013

O que é aprender? A palavra aprendizagem é uma das mais difíceis de definir em uma área – a da educação – na qual a complexidade é uma constante. Notemos, em primeiro lugar, que aprender é facilmente confundindo com compreender. Além disso, a aprendizagem pode ser definida a partir do comportamento do aluno (visível), bem como a partir de estruturas de pensamento (não visíveis) que sustentam esse comportamento. Pode também ser definida a partir dos desempenhos observados ou das competências empregadas para atingir esses desempenhos.

Aprender Uma primeira acepção remete ao condicionamento e aos automatismos, tendendo a validar a ideia de uma aprendizagem que dispensa compreensão. Como ilustração, pensemos no bebê que aprende a caminhar sem compreender as múltiplas relações entre o sistema nervoso e o muscular, que lhe permitem ficar em pé e avançar;

Uma segunda definição implica a consciência daquele que se envolve na aprendizagem. Aprender a resolver problemas não pode reduzir-se à aquisição de um algoritmo de resolução que seria identicamente transferível a qualquer nova situação, mas exige que o aluno mobilize uma compreensão fina em diferentes áreas: matemática, linguagem, lógica, cognitiva, social, etc. Compreender

Assim...aprendizagem... o termo aprendizagem engloba, na realidade, atividades mais complexas do que aquelas relacionadas a aprender: reúne assim, nesse conceito, tudo o que diz respeito ao compreender; é por isso que alguns preferem distinguir essas duas atividades e falam de aprendizagem, por um lado, e de compreendizagem por outro.

ambiente Concepção Ambientalista: O papel do ambiente é muito mais importante do que a maturação biológica. A aprendizagem era entendida como processo pelo qual o comportamento era modificado como resultado da experiência. A aprendizagem se dava, a partir: (Reforçador +/_) Concepção Pedagógica

Corrente Psicológica Comportamentalismo (Corrente Psicológica): O condicionamento é um mecanismo que permite ao sujeito modificar seu comportamento a partir do processo estímulo-resposta.O ensino recorta frequentemente o saber em pequenas unidades. Sua aquisição, de uma forma muitas vezes repetitiva, é, então, facilitada.O adulto detém o saber. Seu questionamento tem como objeto verificar e reforçar as aquisições do aluno.

Concepção Inatista: o papel do ambiente é bastante limitado; após o nascimento, nada mais haveria a fazer, o bebê já teria em si os gens do homem que viria a ser. A aprendizagem se dava, a partir: da maturação biológica Concepção Pedagógica

Teorias psicológicas que acreditavam na prontidão para aprender, no QI, na herança genética, etc. Teorias psicológicas que acreditavam na prontidão para aprender, no QI, na herança genética, etc. Corrente Psicológica

Construtivismo (Concepção Pedagógica): O pensamento apoia-se em estruturas lógicas que o organizam. Elas permitem aprender por interação com o meio e/ou com outra pessoa.O ensino privilegia a realização de atividades em que o aluno será levado a se descentrar para construir repostas novas.O questionamento do adulto busca desestabilizar o novato para fazê-lo tomar consciência de seus procedimentos. Concepção Pedagógica

Epistemologia Genética é a teoria da ciência ou o estudo do conhecimento científico. O conhecimento não vem pronto com a pessoa nem é imposto pelo meio. Essa estrutura estuda a gênese (origem) das estruturas cognitivas: S O Corrente Psicológica *fontes: FARIA, Anália Rodrigues de. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget SP: Ática, FRANCO, Sérgio r. K. O construtivismo e a educação. pOA; mediação,