Mário Scheffer As ações judiciais no contexto da incorporação dos anti-retrovirais no Sistema Único de Saúde Mário Scheffer As ações judiciais no contexto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2004 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
CERESAN/CPDA/UFRRJ e CONSEA UFF / Ryerson University
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
IV Seminário de Direito à Saúde Boas Práticas em Termos de Demandas Judiciais Experiência do Comitê Executivo do Paraná do Fórum Nacional de Saúde.
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
A INDÚSTRIA QUÍMICA CONSTRUINDO A RIQUEZA DO BRASIL Apresentação de Nelson Brasil de Oliveira no I Encontro Regional de Química – RJ/ES Agosto/20051/10.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Supply Chain Management
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Gestão Orientada para Resultado
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Introdução à Economia 2ª AULA.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
AUDITORIA DE NATUREZA OPERACIONAL OPERACIONAL AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS/ALTO CUSTO MINISTRO-RELATOR LINCOLN MAGALHÃES DA ROCHA.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Organização e Redução de Custos
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
Marketing de Relacionamento
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Embalagem plástica para ketchup
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Conselho Nacional de Saúde SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO DE ANTI-RETROVIRAIS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA Capacidade de Produção de Anti-retrovirais com.
Transcrição da apresentação:

Mário Scheffer As ações judiciais no contexto da incorporação dos anti-retrovirais no Sistema Único de Saúde Mário Scheffer As ações judiciais no contexto da incorporação dos anti-retrovirais no Sistema Único de Saúde Curitiba, 26 de junho de 2008

Considerações iniciais Introdução de novos medicamentos Introdução de novos medicamentos Ritmo acelerado, preços ascendentes Ritmo acelerado, preços ascendentes Melhoria das condições de saúde Melhoria das condições de saúde Aids Aids Novas tecnologias, demanda crescente, competição Novas tecnologias, demanda crescente, competição entre empresas farmacêuticas multinacionais entre empresas farmacêuticas multinacionais Rápida evolução do tratamento Rápida evolução do tratamento Incorporação de tecnologias Incorporação de tecnologias Indissociável dos sistemas de saúde Indissociável dos sistemas de saúde Valor mercadológico, valor clínico, valor social Valor mercadológico, valor clínico, valor social

Características dos anti-retrovirais Aumento da sobrevida Aumento da sobrevida Melhoria da qualidade de vida Melhoria da qualidade de vida Economia de recursos Economia de recursos Mercado mundial: 31 marcas de ARVs em 2007 Mercado mundial: 31 marcas de ARVs em 2007 Faturamento: 9,5 bilhões de dólares em 2007 Faturamento: 9,5 bilhões de dólares em 2007 Inibem a replicação viral Inibem a replicação viral Recuperam o sistema imunológico Recuperam o sistema imunológico Reduzem morbidades Reduzem morbidades Exigem decisões complexas Exigem decisões complexas

Política brasileira de acesso universal aos ARVs Base legal: CF, Lei 8.080, Lei Base legal: CF, Lei 8.080, Lei Decisão política: programa governamental Decisão política: programa governamental Financiamento: compra centralizada Financiamento: compra centralizada Mobilização da sociedade civil Mobilização da sociedade civil Rede: 407 unidades dispensadoras Rede: 407 unidades dispensadoras

Impacto Redução de óbitos ( 50%) e internações (80%) Impacto Redução de óbitos ( 50%) e internações (80%) Evolução Crescimento do número de pacientes Evolução Crescimento do número de pacientes Falha Diagnóstico tardio (43% chegam tarde aos serviços) Falha Diagnóstico tardio (43% chegam tarde aos serviços) Ameaça Aumento crescente dos gastos com ARVs Ameaça Aumento crescente dos gastos com ARVs Política brasileira de acesso universal aos ARVs

Metodologia Período: 1987 a 2007 Período: 1987 a 2007 Revisão bibliográfica (pesquisa documental) Revisão bibliográfica (pesquisa documental) Estudo qualitativo Estudo qualitativo Entrevistas: 34 (abertas e semi-estruturadas) Entrevistas: 34 (abertas e semi-estruturadas) Amostra intencional Amostra intencional Estudo : descrever e analisar os percursos e processos da incorporação dos ARVs no SUS, a partir da visão de atores representativos das instituições, grupos e corporações.

Metodologia Instituições e formas de atuação Empresas farmacêuticas Apreciação, julgamento, legitimação Médicos Ministério da Saúde Pessoas que vivem com HIV e aids e organizações não- governamentais Produção, promoção, venda Compra, normatização, incorporação Experimentação, validação, prescrição Mobilização, reivindicação, utilização Judiciário

Metodologia Percursos e processos Científico Pesquisa clínica Consenso terapêutico Transicional Registro Prescrição Promoção Judicialização Mercantil Caracterização da oferta e demanda Formação de preço Capacidade nacional de produção

OS PERCURSOS E PROCESSOS DA INCORPORAÇÃO DOS ANTI-RETROVIRAIS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Percurso científico Pesquisas clínicas Grande velocidade Grande velocidade Interesse no Brasil (ambiente bioético, muitos pacientes, centros de pesquisa, pessoal qualificado, mercado cativo) Interesse no Brasil (ambiente bioético, muitos pacientes, centros de pesquisa, pessoal qualificado, mercado cativo) Ausência de pesquisas nacionais Ausência de pesquisas nacionais Fase III, multicêntricas, conduzidas do exterior, patrocinadas por multinacionais Fase III, multicêntricas, conduzidas do exterior, patrocinadas por multinacionais Científico

Percurso científico Pesquisas clínicas Testam a eficácia e a segurança dos ARVs Testam a eficácia e a segurança dos ARVs Formação profissional Formação profissional Organização da prática clínica Organização da prática clínica Dimensão do tratamento Dimensão do tratamento Convergência de interesses: Convergência de interesses: comerciais, de saúde e acadêmico-científicos comerciais, de saúde e acadêmico-científicos Científico

Percurso científico Pesquisas clínicas Disseminam informações sobre o ARV Disseminam informações sobre o ARV Proximidade entre médicos e patrocinadores Proximidade entre médicos e patrocinadores Prescrições logo após o estudo: pressionam o registro, o consenso e a incorporação Prescrições logo após o estudo: pressionam o registro, o consenso e a incorporação Porta de entrada para novos ARVs Porta de entrada para novos ARVs Nova abordagem: acompanhamento das pesquisas, transparência de dados e resultados, necessidade social e real impacto na incorporação dos ARVs no SUS Científico

Percurso científico Consenso terapêutico Diretrizes clínicas, atualização das evidências Diretrizes clínicas, atualização das evidências Eficácia máxima; resultados compatíveis com investimentos do SUS Eficácia máxima; resultados compatíveis com investimentos do SUS Recomendações amplas Recomendações amplas Autonomia do médico e tratamento individual Autonomia do médico e tratamento individual Necessidade de ajustes Necessidade de ajustes Científico

Percurso científico Consenso terapêutico Tratamento ideal = agregar novos conceitos Tratamento ideal = agregar novos conceitos Urgência de incorporação Urgência de incorporação Efeitos adversos dos ARVs Efeitos adversos dos ARVs Preservar a composição multidisciplinar Preservar a composição multidisciplinar Participação da sociedade civil Participação da sociedade civil Científico

Percurso científico Consenso terapêutico Controvérsia: conflitos de interesse Controvérsia: conflitos de interesse Ressalva: preço como fator de decisão Ressalva: preço como fator de decisão Ausência de avaliação econômica Ausência de avaliação econômica Racionalização: conflitos de percepção Racionalização: conflitos de percepção Científico Desafio: fazer valer as recomendações na prática dos médicos e serviços de saúde

Percurso transicional Registro Anvisa: referencial para consenso e compra Anvisa: referencial para consenso e compra Necessidades individuais X trâmites formais Necessidades individuais X trâmites formais Coordenação entre instâncias Coordenação entre instâncias Tempo até o registro é irregular Tempo até o registro é irregular Perfil do ARV, agilidade administrativa, interesse e táticas das empresas Perfil do ARV, agilidade administrativa, interesse e táticas das empresas Transicional Maior transparência: funcionamento, trâmites, regras e justificativas dos critérios de registro

Percurso transicional Prescrição Autonomia, habilidades, conhecimentos Autonomia, habilidades, conhecimentos Complexidade do tratamento X Complexidade do tratamento X falta de especialização falta de especialização Necessidade de educação continuada Necessidade de educação continuada Médicos não devem se apoiar apenas nas informações disponibilizadas pelo fabricante Médicos não devem se apoiar apenas nas informações disponibilizadas pelo fabricante Transicional

Percurso transicional Prescrição Intensidade das prescrições: Intensidade das prescrições: substituição do ARV por outro mais eficaz substituição do ARV por outro mais eficaz mudanças de diretrizes mudanças de diretrizes relação entre médicos e indústria relação entre médicos e indústria Mais prescritos no Brasil? Mais prescritos no Brasil? Melhor monitoramento pelos programas Melhor monitoramento pelos programas Transicional Após a incorporação: acompanhamento da intensidade da prescrição, que hoje é totalmente delegada aos médicos

Percurso transicional Promoção Tornar conhecido, formar opinião Tornar conhecido, formar opinião Médicos: alvo prioritário Médicos: alvo prioritário Relação com serviços, gestores e autoridades Relação com serviços, gestores e autoridades Acesso expandido e farmacovigilância Acesso expandido e farmacovigilância Relação com ONGs e pacientes Relação com ONGs e pacientes Até que ponto essas ações podem gerar prescrições e formar mercado? Até que ponto essas ações podem gerar prescrições e formar mercado? Transicional

Percurso transicional Promoção ; Melhor regulação: das práticas de propaganda, promoção e marketing da indústria e maior fiscalização da ética no exercício profissional Transicional Desequilíbrio: recursos da indústria X recursos para informações independentes Desequilíbrio: recursos da indústria X recursos para informações independentes autônoma e isenta Estado: protagonista de educação continuada autônoma e isenta

Percurso transicional Judicialização Movidas por ONGs e pacientes Movidas por ONGs e pacientes Prescrição: prova, elemento da ação Prescrição: prova, elemento da ação Antes do registro e do consenso Antes do registro e do consenso Posição favorável do Judiciário: Posição favorável do Judiciário: dano à vida, obrigação do EStado dano à vida, obrigação do EStado Transicional

Percurso transicional Judicialização Demora até o registro e a incorporação; necessidade e pressão de pacientes; Demora até o registro e a incorporação; necessidade e pressão de pacientes; ações de promoção da indústria ações de promoção da indústria Omissão, economia, ou falhas de comunicação? Omissão, economia, ou falhas de comunicação? A solução não é a restrição do direito A solução não é a restrição do direito Instâncias ágeis para solução administrativa Instâncias ágeis para solução administrativa Transicional Ações judiciais de novos ARVs: com o aperfeiçoamento do processo de incorporação, podem ser reduzidas ou até eliminadas

Percurso mercantil Percurso mercantil Oferta e demanda Mercantil Negociação, produção nacional, Real forte Negociação, produção nacional, Real forte Brasil: segundo país em usuários de ARVs Brasil: segundo país em usuários de ARVs Mais pacientes, maior sobrevida, maior consumo Mais pacientes, maior sobrevida, maior consumo Mercado mundial concentrado (oligopólio) Mercado mundial concentrado (oligopólio) Quatro empresas: 85% do mercado de ARVs. Quatro marcas de ARVs: 40% do mercado Quatro empresas: 85% do mercado de ARVs. Quatro marcas de ARVs: 40% do mercado SUS: aumento dos gastos com ARVs SUS: aumento dos gastos com ARVs

Percurso mercantil Percurso mercantil Oferta e demanda 2007: 18 ARVs no SUS, 8 produzidos no Brasil 2007: 18 ARVs no SUS, 8 produzidos no Brasil Empresas estrangeiras: 69% dos recursos Empresas estrangeiras: 69% dos recursos Mercantil Três empresas (Roche, Merck e Abbott): 75% dos recursos destinados às multinacionais Três empresas (Roche, Merck e Abbott): 75% dos recursos destinados às multinacionais Empresas nacionais (públicas e privadas) diminuíram a participação Empresas nacionais (públicas e privadas) diminuíram a participação 2000: 5 empresas = 16% dos recursos. 2000: 5 empresas = 16% dos recursos. 2006: uma empresa = 6 % dos recursos 2006: uma empresa = 6 % dos recursos

Percurso mercantil Percurso mercantil Formação de preços Critérios de concessão de descontos Critérios de concessão de descontos Estratégia de negociação de preços Estratégia de negociação de preços Licenciamento compulsório Licenciamento compulsório Mercantil Brasil: paga mais caro por ARVs Brasil: paga mais caro por ARVs Genéricos nacionais: sem competitividade Genéricos nacionais: sem competitividade

Percurso mercantil Capacidade de produção Brasil: capacidade de produção (comprovada experiência prévia) Brasil: capacidade de produção (comprovada experiência prévia) ARVs acabados e de segunda linha ARVs acabados e de segunda linha Auto-sustentável e exportador Auto-sustentável e exportador Base científica nacional, pessoal e infra-estrutura Base científica nacional, pessoal e infra-estrutura Estatais comprometidas com interesses nacionais Estatais comprometidas com interesses nacionais Mercantil

Percurso mercantil Percurso mercantil Capacidade de produção Baixo volume de produção, sub- aproveitamento da capacidade instalada, custos fixos elevados, produção fragmentada Ampliação do portfolio, formulações e produção de doses fixas combinadas de ARVs Transferência de tecnologia e produção de matéria-prima Pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas ARVs Mercantil

Conclusões Política de Estado Política de Estado Programa estruturado Programa estruturado Dimensão política privilegiada Dimensão política privilegiada Marcos regulatórios Marcos regulatórios Poder de compra cada vez maior Poder de compra cada vez maior

Conclusões Conclusões Múltiplas estratégias = futuro do programa Novas práticas e patamares de negociação Integração entre políticas industrial e de saúde = ampliação da produção nacional Melhor utilização das flexibilidades e salvaguardas legais + correção de falhas na legislação Atuação regulatória integrada do Estado sobre os percursos e processos da incorporação Vislumbrar um Estado forte, que agrega ao seu poder de compra a sua possibilidade de regulação sistêmica e a sua capacidade de produção e inovação em saúde

Preservação da política Preservação da política Desmercantilização do acesso Desmercantilização do acesso Opção contra-hegemônica Opção contra-hegemônica Resistência do Brasil Resistência do Brasil Conseqüências práticas Conseqüências práticas Conclusões provisórias Conclusões provisórias Ponto de partida Ponto de partida Conclusões

OBRIGADO!