Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
INFILTRAÇÃO.
Prof. Waldemar Ernani Martins
Projeto de Geografia Erosão.
Energia Limpa O que é?.
FONTES DE ENERGIA.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
OS TIPOS DE SOLOS.
Biologia 1 Capítulo 10 e 11 – Exercícios (1ª Série)‏
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
As Florestas e a sua preservação.
Biologia 1 Capítulo 1 e 2 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro
Permeabilidade dos Solos
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia Renovável e Não Renovável
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Biologia 1 Capítulo 15 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
Professora: Alexsandra Ribeiro
BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)
Ciências Exercícios– cap. 1 e 2 (6ª série)
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Biologia 2 Capítulo 19 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
SOLOS.
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
Atenção!!! Você deverá fazer estas atividades e entregar dia 21/10, quarta-feira. Esta atividade será avaliada.
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Formação do perfil do solo
Biologia 2 Capítulo 13 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Escola: COOPEN Aluna: Carolina Série: 5°ano - matutino
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4 Professora Fernanda Landim.
Os solos e a agricultura
SOLO.
Composição e interação entre os elementos da paisagem
Poluição Ambiental.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL –
Geopolitica dos Recursos Naturais..
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Ciências Naturais – 8.º ano
INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08)
PEDOLOGIA Formação dos solos.
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Escola: Coopen Coc Aluno: Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B
Professor Tiones E. Franzen Aspectos da questão ambiental Chapecó, 2014.
Escola:Coopen Aluna:Júlia Swart e Laura Casagrande Série:4° ano A
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos. 2 Exploração Sustentada de Recursos Geológicos  “A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente,
VAMOS À DESCOBERTA DO AMBIENTE!. Os diferentes factores abióticos podem agrupar-se em dois tipos principais: factores climáticos, como a luz, a temperatura.
Ciências Naturais – 8.º ano
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
Transcrição da apresentação:

Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4 Professora Fernanda Landim

Instruções Leia atentamente cada questão e faça o que se pede. Responda cada questão sempre no modo de edição, ou seja, não responda no modo de apresentação. Após resolver as questões salve o arquivo com o seu nome na pasta indicada pelo professor Bons estudos!

1- Qual a importância do solo? Resp- Responsável pelo fornecimento dos recursos minerais e pela obtenção da matéria prima. Responsável pela reciclagem de gases da atmosfera e para a distribuição, escoamento e infiltração da água das chuvas. 2- Analisando as figuras, coloque-as na ordem correta de sua formação. Clique em cima da figura e arraste. Utilize as setas abaixo.

3- Coloque os nomes dentro do gráfico, indicando a correta porcentagem de cada componente do solo. Arraste os componentes para os espaços em branco do gráfico. Água 25% Minerais 46% Ar 25% Matéria orgânica 4%

4- Preencha os espaços com os nomes de cada camada do perfil do solo, e no espaço ao lado, coloque a principal função. Vegetação Fotossíntese Horizonte O Matéria Orgânica Horizonte A Grande atividade biológica Algumas plantas podem retirar nessa camada água e nutrientes Horizonte B Horizonte C Formação do solo Rocha-mãe que originou as outras camadas Rocha Matriz

5- Identifique e caracterize cada um dos solos abaixo: Solo humífero – Grande quantidade de matéria orgânica, solo típico de florestas. O húmus compõe cerca de 10% desse solo, o que garante uma boa retenção de água e circulação de ar. Solo argiloso – Ocorre quando a argila compõe mais de 30% da estrutura de um solo. É pouco poroso. Esse tipo de solo é compacto e retém água e sais minerais. Solo Arenoso - possui 70% de areia. São porosos, possui muito espaço entre os grãos permitindo que a água e o ar passem facilmente., portanto possui baixa umidade, poucos sais minerais.

6- Em relação aos cuidados do solo, utilize as linhas abaixo e ligue o método de correção do solo para a sua função corretamente. Utilize as retas abaixo. Aração Consiste na descompactação do solo Responsável pela retirada do excesso de água do solo Calagem Adubação Retira a acidez do solo Drenagem Garante que o solo apresente todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento dos vegetais cultivados.

7- Escolha 3 fontes de energia renovável que você estudou e descreva duas desvantagens. 1- Energia Hidrelétrica – desvantagem: Alagamento de grandes regiões, destruição de extensas áreas de vegetação nativa e mata ciliares, assoreamento dos rios, prejuízos à fauna e à flora etc. 2- Energia eólica Desvantagem: Ocupam grandes áreas de instalação dos geradores, interferência eletromagnética etc. 3- Energia solar Desvantagem: Elevado custo de compra e montagem dos equipamentos.

8- Diferencie recursos renováveis de recursos não renováveis. Resp- Recursos não renováveis são aqueles que uma vez esgotadas as reservas, não podem ser regeneradas, ou o período de formação demora muito tempo. Recurso renovável é o recurso que pode ser reposto pela natureza num intervalo relativamente curto de tempo. 9- Quais os recursos energéticos que não são renováveis? Resp- Os combustíveis fósseis, carvão mineral, petróleo, gás natural.

10- Coloque as informações na seta correta 10- Coloque as informações na seta correta. Clique em cima das informações e arraste até o local indicado.