O empreendedor: O mundo já não é o mesmo... A globalização (1990) provocou: Quebra de barreiras comerciais; Quebra de barreiras comerciais; Maior acessibilidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligue o Som Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Advertisements

Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
O QUE MUDOU NO EXERCÍCIO DAS VENDAS?
Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós? Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós?
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Balanced Scorecard (BSC)
Os dez mandamentos para o bem planejar
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Qual é a função de um texto literário?
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
LIDERANÇA Exercícios.
Relações Humanas: Habilidade Essencial. Relacionamento Afetivo.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
Introdução à Economia 2ª AULA.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
COMPREENDENDO E IMPLEMENTANDO MUDANÇAS AT 1, Parte 3.
7 ANOS ATRÁS. Foi Dito… Ao longo do tempo, mesmo face ao surgimento de meios mais tecnológicos, o jornal sempre manteve sua condição de meio informativo.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Tecnologia: Soluções Criativas e Acessíveis Por uma internet profissional – e viável Paulo Henrique Ferreira Gerente de Produto LANCENET! e TV LANCE!
O que são os Dons Espirituais
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Organização e Redução de Custos
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
5W1H.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
Missão Visão Valores.
Marketing de Relacionamento
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Como as Pessoas Aprendem?
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Lado C Tárik Frank Fase 2 15/04/13 Apresentação. Ideia Uma rede social para doar dinheiro sem gastar um centavo. Os usuários compram ou vendem pequenos.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Empreendedorismo: ideias de negócio e desenvolvimento local
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Empreendedor Corporativo
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Quem é o empreendedor brasileiro de sucesso?
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite...
Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite...
Transcrição da apresentação:

O empreendedor: O mundo já não é o mesmo... A globalização (1990) provocou: Quebra de barreiras comerciais; Quebra de barreiras comerciais; Maior acessibilidades a diversos produtos e serviços; Maior acessibilidades a diversos produtos e serviços; Redução do nível de qualidade de vida; Redução do nível de qualidade de vida; Redução dos postos de trabalho; Redução dos postos de trabalho; Aumento da pobreza. Aumento da pobreza.

Neste quadro se destaca a importância dos pequenos negócios para a economia do Brasil. Neste quadro se destaca a importância dos pequenos negócios para a economia do Brasil. Acontecimento importante: Acontecimento importante: A Evolução da Tecnologia/internet que permite: A Evolução da Tecnologia/internet que permite: - Conexões entre pessoas e empresas; - Reuniões, Capacitação (on-line )

- - Maior acessibilidade às informações. Neste ambiente, de mudanças contínuas, de informações e circunstâncias já não é possível resolver problemas de hoje com soluções de ontem. - - O que fazer diante deste cenário: Nos queixar, porque as coisas já não são como antes? Ou usar a capacidade empreendedora para descobrir novas respostas, novas soluções, novas idéias?

Por falar em idéias... Reflita sobre isto! E lembre-se: A criatividade é inerente ao empreendedor, mas deve estar colada à iniciativa de se colocarem as idéias em prática.

Uma história sobre mudança ambiental: A lição da mosca Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.

Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz (resistente/persistente) e, por isso, continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar vôo para longe.

Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse.

"Tem um canudo ali, nade até lá e suba". A moca tenaz respondeu: "Pode deixar que eu sei como resolver este problema". E continuou a se debater mais e até que, exausta, afundou na água. SOLUÇÕES DO PASSADO, EM CONTEXTOS DIFERENTES, PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS. SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU, DÊ UM JEITO DE MUDAR.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir.

É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso. Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação. (De: Os Donos do Futuro - Roberto Shinyashiki ) Se a única ferramenta que você conhece é o Martelo, todo problema que aparece você pensa que é prego.

O Papel do Empreendedor Você conhece as grandes dificuldades pelas quais a maioria da população brasileira passa. Por que não temos conseguido dar respostas aos problemas sociais do país com a rapidez que a situação exige? Que papel está reservado aos pequenos negócios diante desses problemas? Por que não temos conseguido dar respostas aos problemas sociais do país com a rapidez que a situação exige? Que papel está reservado aos pequenos negócios diante desses problemas?

Um grande recurso que dispomos para solucionar os enormes problemas sociais e econômicos que cada um de nós, cidadãos brasileiros, gostaríamos de ver resolvidos é a liberação da capacidade em empreendedora do cidadão brasileiro.

Perfil e características do Empreendedor Pesquisas sobre empreendedorismo apontam as duas principais razões que levam as pessoas a se dedicarem a esta atividade: Negócios que se abrem por necessidade de sobrevivência; Negócios que se abrem por necessidade de sobrevivência; Negócios que se abrem por ter surgido uma oportunidade boa. Negócios que se abrem por ter surgido uma oportunidade boa.

O empreendedor de sucesso não se cansa de observar, procurando novas oportunidades, seja no caminho de casa, no ônibus, nos papos com amigos, contatos familiares, lendo revistas, vendo TV. O empreendedor de sucesso não se cansa de observar, procurando novas oportunidades, seja no caminho de casa, no ônibus, nos papos com amigos, contatos familiares, lendo revistas, vendo TV. Nenhum empreendedor nasce feito. Assim como um bom estudante ou atleta, o empreendedor tem que se esforçar para desenvolver a sua capacidade empreendedora. (ler exemplos pág. 10 apostila) Nenhum empreendedor nasce feito. Assim como um bom estudante ou atleta, o empreendedor tem que se esforçar para desenvolver a sua capacidade empreendedora. (ler exemplos pág. 10 apostila)

Algumas características do comportamento empreendedor: Busca de oportunidades e iniciativa: capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, propor e implementar soluções criativas. Busca de oportunidades e iniciativa: capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, propor e implementar soluções criativas. Persistência:enfrentar obstáculos. Persistência:enfrentar obstáculos. Correr riscos calculados: analisar alternativas, assumir riscos moderados. Correr riscos calculados: analisar alternativas, assumir riscos moderados. Exigência de Qualidade e Eficiência: fazer sempre mais e melhor. Exigência de Qualidade e Eficiência: fazer sempre mais e melhor. Comprometimento: fazer sacrifícios pessoais, se esforçar para completar uma tarefa, colaborar com os colegas. Comprometimento: fazer sacrifícios pessoais, se esforçar para completar uma tarefa, colaborar com os colegas.

Busca de informação: sobre clientes, fornecedores, mercado. Busca de informação: sobre clientes, fornecedores, mercado. Estabelecimento de metas: definir com clareza o que se quer atingir e em que prazo. Estabelecimento de metas: definir com clareza o que se quer atingir e em que prazo. Planejamento e monitoramento Sistemáticos: planejar, dividir tarefas, definir prazos, manter registros. Planejamento e monitoramento Sistemáticos: planejar, dividir tarefas, definir prazos, manter registros. Persuasão e Rede de contatos: utilizar estratégias para influenciar ou convencer os outros para melhorar seu negócio; manter boas relações com clientes e fornecedores. Persuasão e Rede de contatos: utilizar estratégias para influenciar ou convencer os outros para melhorar seu negócio; manter boas relações com clientes e fornecedores. Independência e Autoconfiança: manter seus pontos de vista, mesmo diante de um insucesso temporário. Ter confiança em você mesmo. Independência e Autoconfiança: manter seus pontos de vista, mesmo diante de um insucesso temporário. Ter confiança em você mesmo.

Vejam uma estória que ilustra a necessidade de sermos persistentes, e acreditar-mos em nosso potencial: Acredite Para Refletir: A Vida... A Vida...

Atividades Atividades Resolver: 1. 1.O Estudo de caso pág. 7 em grupo de 4 pessoas Os exercícios da pág. 8. (individual) 3. 3.Teste da pág. 13 (individual)