COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.

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COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma arte esquecida”   Doris Drucker *

COMUNICAÇÃO: Impacto positivo no desempenho individual dos funcionários O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação Melhor entendimento : melhor o bem estar maior produtividade Processo permanente, adequado ao contexto

O INÍCIO

COMUNICAÇÃO INEFICIENTE Frustração Menosprezo Medos Incertezas  Concentração  Motivação  Irritação  Estresse SEGURANÇA  PRODUTIVIDADE

SABER COMUNICAR Empatia Voz Corpo Gerar estímulos conforme a clientela O que você entendeu do que eu disse? Devagar/depressa Dicção ruim Forma linear Volume baixo Mais importante que a voz Aparência Excesso ou ausência de gesticulação Posturas inadequadas

SABER COMUNICAR Vícios Prolixidade Controle emocional SNIOP (salve-se das nefastas influências dos outros) Foco de mudanças Eeee.....aaaa... Né? Tá? Certo? Motorista desorientado Trânsito, tom de voz mais elevado, falta de um cumprimento. Poder  tirar o seu bom humor, otimismo, motivação. Assuma você mesmo

SABER COMUNICAR Saber fazer: conhecimento Poder fazer : recursos Querer fazer: estado de espírito : clima organizacional Qualidade pessoal : dar o melhor de si Desempenho e atitudes que levam ao aperfeiçoamento contínuo

SABER OUVIR Quem não ouve não capta o desejo do interlocutor Peter Russel : 90% dos problemas das empresas são devido a comunicação Comunicação eficaz : missão das pessoas alinhada com missão da empresa Ter conhecimento  ter experiência Quem vive : sabe

Por que ouvimos? Obter informações (poder)-manter o controle Curiosidade Participar da estória do outro Anseio por novas experiências Ampliar horizontes Estabelecer novos relacionamentos Respeito e desejo de valorização do outro

RETENÇÃO DE CONTEÚDOS Após 10 minutos: 50 % do que escutou Após 48 horas : 10% do que escutou

CAUSAS DO NÃO OUVIR Audição seletiva Ritmo da fala Falta de interesse (surpresas) Crenças e atitudes Reações possíveis a pessoa que fala Nossos preconceitos Frases da moda Distrações físicas

NOTA DO PENTÁGONO Sei que você acredita ter compreendido o que você pensa que eu disse, mas não estou certo de que você sabia que aquilo que ouviu não foi o que eu quis dizer.

SABER FALAR Potencial linear : impede potencial competência FRUSTRAÇÃO Timidez : saber o que fazer com o saber Medos : erro/branco Baixa auto-estima : incapacidade de expressão diante de situações desafiadoras Manifestações do corpo: tremedeira, gagueira, taquicardia, sudorese.

O BOM OUVINTE Atenção física Atenção psicológica Atenção verbal 7% fala, 38% tom voz, 55% linguagem corporal Atenção psicológica Concentrar-se : o que, como está sendo dito; o que não está sendo dito, sentimentos e emoções expressos Não interromper quem fala Atenção verbal Resumo do que foi dito, fazer perguntas, repetir palavras-chave

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO Revistas, informativos Boletim de Assuntos da Semana, Vídeo/jornal, Reuniões, Palestras, Mesa redonda, folhetos explicativos. Intranet, mural. Campanhas de saúde e educação

Tipos de comunicação VISUAL ORAL AUDITIVA