Educação Médica na Internet Renato M.E. Sabbatini NIB/UNICAMP Objetivos Aplicações Ferramentas Estratégias Recursos Metodologia Status Atual Para Saber.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Porque optar por ReadyGo?
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Portfólio de Matemática
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Educação Continuada na Internet
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Informações sobre o Teleduc
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Relación Medico-Paciente y Telemática Mitos, Realidades y Desigualdades Generadas.
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso
Sala de Aula Virtual Olá, Aqui você encontrará instruções para acessar e configurar sua sala de aula virtual. Leia atentamente e siga todas as instruções.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Introdução Básica à Internet
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Educação Médica Continuada e Reciclagem na SOCESP José Francisco Kerr Saraiva.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Aplicações da Informática no Ensino Médico II. Livros Eletrônicos e Tutoriais.
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Palmtops na Educacao Medica Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomedica Universidade Estadual de Campinas.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso.
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso.
A Internet e Seu Impacto
Internet e Seu Impacto na Pesquisa e Educação em Informática Médica
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Introdução Básica à Internet O Que É e Como Funciona.
Telemedicina, Internet e Interatividade Digital Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica UNICAMP Instituto Edumed.
Educação a Distância: Uma Visão Geral
Tecnologias em Educação a Distância
Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Internet e a Medicina do Século XXI Renato M.E. Sabbatini Diretor, Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
Avanços na Educação a Distância em Saúde
Aplicações em Apoio à Decisão Médica e Acesso à Informação pela Internet Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica e Depto Engenharia Biomédica.
Aplicações das Ferramentas da Internet na Educação a Distância
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Tipos de Produtos Multimídia
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
Educação a Distância nas Ciências da Saúde Renato M.E. Sabbatini Diretor, Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA EM BIOMEDICINA Renato M.E. Sabbatini, PhD e Silvia Helena Cardoso, PhD.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Internet Hoje Renato M.E. Sabbatini Diretor, Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
DyKnow Recursos Transmissão de conteúdo (da tela do professor ou do aluno) Anotações sobre apresentações do professor “Replay” das anotações.
Transcrição da apresentação:

Educação Médica na Internet Renato M.E. Sabbatini NIB/UNICAMP Objetivos Aplicações Ferramentas Estratégias Recursos Metodologia Status Atual Para Saber Mais

Recursos e Aplicações via Internet Revisões e tutoriais on-line Livros multimídia Shows de slides e videoclipes Atlas interativos Bases de imagens Bibliografias e artigos Descrição de casos clínicos Simulações clinicas interativas Calculadoras on-line Questionários interativos

Home Page do Curso

Artigos On-Line

Descrição de Casos Clínicos

Descrição de Casos Clínicos: Teste

Livro Multimídia On-Line

Pesquisa Bibliográfica On-Line PubMed

Bases de Dados Pesquisáveis Farmácia Virtual: Hospital Virtual Brasileiro

Bases de Dados Farmacêuticos

Atlas Interativos de Anatomia

Bases de Imagens e Atlas Clínicos The Whole Brain Atlas WebPath

Sites com Recursos de Aprendizado Hospital Virtual Brasileiro

Recursos de Informação na Internet

Bases de Dados de Artigos Microsoft Encarta Online Library

Base de Dados de Artigos: Encarta

Sites de Educação Continuada

Sites Especializados de Busca

Sons na Internet

Animações Interativas Plug-Ins Quick Time Player e Windows Media Player

Tutorial Interativo Multimedia: Shockwave

Animações Multimídia Interativas: Flash Ciclo de vida do HIV

VRML: Realidade Virtual

Simulação Clínica

Simulação Computadorizada

The Interactive Patient Simulação clínica na Internet

Simulação Clínica na Web

Simulação Clínica Imagens Sinais

CD-ROM de Estudo de Anatomia

Resolução de Problemas Apresentação do caso Problema

Resolução de Problemas Solução do caso Comentários Bibliografia Links na Internet Casos similares

Registro Médico On-Line

Sistemas de Apoio à Decisão

Web Casting/PointCasting

Ferramentas da Internet Correio eletrônico Quadros de avisos Listas de discussão Recursos multimídia na Web Chat de texto e imagem Chat de áudio ou vídeo Videoconferência Telemedicina Laboratórios interativos

Aula Interativa de Textos e Imagens (“Chat”)

Apresentação On-Line de Slides (PowerPoint)

Apresentação de Slides com Narração

Show de slides comandado pelo RealAudio

Show de Slides em RealVideo

Audioclipe Narrativo

Videoclipe em RealVideo

Classe Virtual em Java: Tela do Professor Questão Quadro branco Estatística respostas Chat Pergunta de aluno Texto da aula

Classe Virtual em Java: Tela do Estudante Quadro branco Texto da aula Chat Controle

Calculadora On-Line (Java) Cálculo da área da superfície corporal

Laboratório Interativo (Java) Applet interativo de simulação fisiológica Modelo de potencial de membrana (Nernst-Goldman)

Prova Take-Home

Prova Interativa (Java ou CGI)

Prova Interativa (JavaScript)

Áudio Chat pela Internet: NetMeeting Endereço do servidor Controles de áudio Área de chat Quadro branco

Videoconferência

Videochat pela Internet CU-SeeMe Janelas múltiplas de imagens de vídeo Canais de voz sincronizada Lista de participantes Quadro branco Ajuste de volume e imagem Comunicação ponto-a-ponto ou sala de conferência (chat) Domínio público (U.Cornell)

ClassPoint Desenvolvido pelo mesmo fabricante de CU-SeeMe Ambiente de aprendizado controlado pelo instrutor Áudio e vídeo multiponto Reproduz o ambiente de uma classe Montagem e programação de aulas baseados na Web Webtours dirigidos e narrados pelo instrutor Questionários interativos com resumo de respostas Materiais baseados na Web disponíveis antes, durante e depois da aula Quadro-branco e chat interativos Funciona em intranets e na Internet

Os Nove Elementos Básicos Materiais pré-classe: bibliografia, vídeos, páginas da WWW. Materiais pós-classe: provas e avaliações, trabalho de casa, projetos e trabalhos de campo. Materiais em classe: demonstrações, anotações no quadro-negro, apostilas e outros materiais para trabalho individual ou em grupo. Condução do debate e orientação em classe. Instrutor dirige perguntas aos estudantes. Estudantes dirigem perguntas ao instrutor. Estudantes dirigem perguntas uns aos outros. Avaliação da reação dos estudantes ao assunto, e revisão ou ajuste de uma explicação com base no retorno dado pelos estudantes. Avaliação do grau de compreensão do estudante antes, durante e depois da aula, usando exames, relatórios ou apresentações.

Telemedicina: Aplicações no Ensino Discussão de casos clínicos Consulta remota

Telemedicina Transmissão de imagens

Central de telemedicina Telemedicina: Transmissão de Sinais Cardiobip Estetoscópio

Sistemas de Criação e Gerenciamento de Cursos na WWW WebCT (Web Course Tools) –Desenvolvido pela University of British Columbia, Vancouver, Canadá –Processamento integralmente do lado do servidor (Java e CGI) –Interfaces do criador, do instrutor e do estudante integralmente baseados em um Web browser –Fácil uso, permite rápida criação de cursos sem precisar conhecer HTML, FTP, etc. –Controle de acesso e estatísticas –Inclui todas as funções de gerenciamento acadêmico

Estrutura Básica de um Curso WebCT

WebCT: Comunicação Assíncrona Quadro de Avisos

WebCT: Comunicação Síncrona Chat de texto Questionário

WebCT: Interface de Acesso do Estudante Home Page Ferramentas

WebCT: Material Didático On-Line Textos de referência Laboratório

WebCT: Ferramentas Auxiliares Índice do curso Anotações do aluno Referências

Bibliografia Adicional