B.2. As Habilidades Gerenciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Advertisements

Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Exemplos de 3 posições relativas de prédio fronteiro
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
INICIAL.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Capítulo 9 Shop floor control (SFC), Manufacturing Execution Systems (MES) e Sistema de programação da produção com capacidade finita.
Implantação do Sistema MRP II
Assembléia Distrital Gov Eleito Wellington Gov Felipe ASSEMBLEIA DISTRITAL SECCIONAL TESOURARIA.
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
Supply Chain Management
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Gestão Orientada para Resultado
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
E. Estruturas Organizacionais
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Diretoria Operacional Diretoria Administrativa
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 08
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
Administração de Sistemas de Informação
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
Apresentação de Estágio Supervisionado
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
The Data Warehouse Toolkit
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Por que trazer o Prêmio para o Brasil Ronaldo A. F. Nogueira Diretor IMF Editora/Revista RI.
Provas de Concursos Anteriores
Transcrição da apresentação:

B.2. As Habilidades Gerenciais

Níveis de Administração Nível estratégico (planejamento da empresa como um todo em relação ao seu ambiente, missão, linhas de produtos, clientes, mercados, localização, tecnologia, etc) Alta administração Nível Tático (planos funcionais especializados por departamento: marketing, finanças, produção, etc) Gerência Intermediária Nível Operacional (planos e definições de atividades, recursos, orçamentos, cronogramas) Supervisão de 1ª linha

Dois tipos de estruturas organizacionais ALTA ADMINISTRAÇÃO ALTA ADMINISTRAÇÃO Diretores Vice-Diretores Assessores Diretores e Assessores GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA Gerentes de Divisão Gerentes de Departamento Gerentes de Seção GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA Gerentes de Departamento Líderes de Grupos Autogeridos de Trabalho SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA Supervisores Mestres Líderes de Turma SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA Dois tipos de estruturas organizacionais

Habilidades gerenciais segundo Katz Lidar com idéias e conceitos complexos. Habilidade conceitual, planejamento, criatividade e raciocínio abstrato. Administração Superior Habilidades Conceituais Habilidades Humanas Gerência Intermediária Equipe, comunicação, compreensão de pessoas e necessidades, motivar pessoas Supervisão de Primeira linha Habilidades Técnicas Utilizar método, técnicas equipamento

C. O Processo Administrativo

Funções da Administração Planejar Organizar (estruturar) Liderar Controlar

C1. Processo Administrativo - Planejamento

“NENHUM VENTO É BOM PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE IR” Planejamento “NENHUM VENTO É BOM PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE IR”

O Planejamento é uma tomada de decisão antecipada. Planejar Planejamento Analisar o ambiente externo Especificar objetivos Alocar recursos Definir ações para atingir objetivos O Planejamento é uma tomada de decisão antecipada.

PROCESSO DE PLANEJAMENTO Três etapas do processo de planejamento Planejamento DADOS DE ENTRADA PROCESSO DE PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANOS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DE ENTRADA CRIAÇÃO E ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DECISÕES OBJETIVOS RECURSOS MEIOS DE CONTROLE INFORMAÇÕES MODELOS E TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO AMEAÇAS E OPORTUNIDADES PROJEÇÕES DECISÕES QUE AFETAM O FUTURO ETC.

Três componentes de um plano Planejamento OBJETIVOS RECURSOS MEIOS DE CONTROLE PLANO XYZ A FORMA E O CONTEÚDO DOS PLANOS VARIAM DE UMA ORGANIZAÇÃO PARA OUTRA.

PLANOS SINGULARES ou TEMPORÁRIOS Tipos de Plano de acordo com o critério de permanência Planejamento PLANOS PERMANENTES PLANOS SINGULARES ou TEMPORÁRIOS POLÍTICAS PROCEDIMENTOS MISSÃO E OUTROS OBJETIVOS PERMANENTES CRONOGRAMAS CALENDÁRIOS ORÇAMENTOS PROJETOS

Técnicas para estudar o futuro: Planejamento Análise de séries temporais (taxa aritmética/ geométrica, etc) Projeções derivadas (análise comparativa entre variáveis) Lidando com a certeza Relações Causais (regressão linear/ regressões múltiplas) Pesquisas de Opinião e Atitudes (mercado)

Técnicas para estudar o futuro Planejamento Método Delfos (obter o consenso entre grupos) Lidando com a incerteza Construção de Cenários

PLANOS FUNCIONAIS ou ADMINISTRATIVOS Planejamento Três tipos de planos PLANOS ESTRATÉGICOS Definem a missão, o futuro e as formas de atuar no ambiente (produtos e serviços, clientes e mercados, vantagens competitivas), bem como os objetivos de longo prazo. PLANOS FUNCIONAIS ou ADMINISTRATIVOS Definem os objetivos e cursos de ação das áreas funcionais (marketing, finanças, operações, recursos humanos) para realizar os planos estratégicos. PLANOS OPERACIONAIS Definem atividades, recursos e formas de controle necessários para realizar os cursos de ação escolhidos.

D. Processo Administrativo - Organização

A função “Organizar” define a estrutura formal da empresa Determinar os recursos necessários para atingir os objetivos Estruturar os recursos em grupos Atribuição de tarefas Designar responsabilidade Delegar autoridade A função “Organizar” define a estrutura formal da empresa

Divisão do trabalho Organizar Definições de Responsabilidades Desenho da estrutura organizacional (organograma) Análise dos objetivos Divisão do trabalho Definições de Autoridade Responsabilidades: referem-se às obrigações contratuais. Autoridade: é o direito para fazer alguma coisa (tomar decisões, dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho designado). “A responsabilidade não pode ser delegada”

Organizar Estrutura Formal Deliberadamente planejada pela empresa, representada pelo organograma Mostra os aspectos chaves Incluindo divisão de trabalho Via de comando Unidade de comando Níveis da administração

Organizar Estrutura Informal • É a rede de relações sociais e pessoais existente: - Não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. - Surge da interação social das pessoas - Desenvolve-se espontaneamente.

Fatores que influenciam o aparecimento da estrutura informal Organizar Fatores que influenciam o aparecimento da estrutura informal Os interesses comuns que se desenvolvem em certo número de pessoas. A disputa pelo poder. Os defeitos na estrutura formal. A flutuação do pessoal dentro da empresa, a qual provoca a alteração dos grupos informais Os períodos de lazer.

Organizar Via de Comando Retrata a relação autoridade-responsabilidade que une superiores e subordinados em toda a organização.

Organizar Unidade de Comando O princípio pelo qual cada empregado em uma organização se reporta e recebe ordens só de um superior imediato.

Referências: Organizar ARAUJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2005 MAXIMIANO, A.C.A. Introdução a administração.5.ed.São Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 14.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Organizar D.1 Áreas Funcionais

Áreas Funcionais Áreas – fim Áreas – meio Produção Recursos Humanos Organizar Áreas Funcionais Áreas – fim Produção Marketing Áreas – meio Recursos Humanos Financeira Serviços Materiais

Empresa Produção Marketing Organizar Áreas Funcionais -FIM Áreas Administração Financeira Empresarial Gestão Áreas Funcionais -MEIO Administração de Serviços Administração de Materiais Administração De R.H.

Administração de Operações A Função Produção Organizar Administração de Operações A Função Produção OPERAÇÕES são atividades de PRODUÇÃO de uma organização É a administração de qualquer atividade na qual insumos são transformados em produtos (mercadorias ou serviços) Administração da Produção Comanda o processo produtivo pela utilização dos meios de produção e dos processos administrativos buscando elevação de produtividade

A Função Produção Organizar Engenharia do Produto = Projeto de produtos e serviços, especificações do produto. Planejamento e controle da produção = Decisões sobre tecnologia, localização da planta, capacidade e instalações fabris, planejamento das linhas de produtos, programação da produção. Engenharia do Processo = Projeto do processo produtivo, tipos de layout, análise da relação volume x variedade, decisões sobre produzir para estoque x sob encomenda, roteiros de fabricação.

A Função Marketing Organizar Marketing tem como função identificar necessidade e desejos não satisfeitos, definir e medir sua magnitude, determinar a que mercado alvo a organização pode atender melhor, lançar produtos, serviços e programas apropriados para atender a esses mercados e pedir às pessoas da empresa que “pensem e sirvam o cliente”.

A Função Marketing Pensar nos consumidores Organizar A Função Marketing Pensar nos consumidores Orientar as organizações a desenvolver ofertas inovadoras aos clientes alvo Aplicável a organizações com ou sem fins lucrativos

Organizar A Função Marketing “Marketing é tão básico que não pode ser considerado como função isolada. É o negócio inteiro, cujo o resultado final depende do ponto de vista do cliente” PETER DRUCKER

Atividades Organizar Marketing Preço Produto Promoção Distribuição Desenvolvimento dos Produtos atuais Estudos e Análises Lançamento de novos produtos de mercado Estudo Estrutura de descontos preços e prazos Preço Forma de apresentação Produto Embalagem Marketing Material Promocional Expedição Promoção Distribuição Promoção Venda direta Publicidade Venda por atacado Propaganda Venda por varejo Amostra Grátis

Administração Financeira Organizar Administração Financeira Atribuições Obter recursos monetários para o funcionamento e expansão da empresa Analisar a eficiência com a qual os recursos obtidos são utilizados pelas diversas áreas da empresa Objetivo Obter maior rentabilidade possível obre o investimento efetuado sem comprometer a liquidez da empresa

Organizar Liquidez Capacidade de converter ativos em dinheiro, para atender a obrigações de curto prazo, na data do vencimento.

Organizar Rentabilidade Capacidade de a empresa obter lucro com regularidade, durante um grande período de tempo.

Funções da Área Financeira Organizar Funções da Área Financeira Previsão de fluxos monetários, custos, receitas, resultados Planejamento De operações de caixa Organização De serviços financeiros com adoção de métodos de trabalho adequados à empresa

Funções da Área Financeira Organizar Funções da Área Financeira Execução Das operações financeiras Controle Da execução das operações, contabilidade financeira, contas e disponibilidades, custos financeiros, documentos, valores, execução de orçamentos Análise Resultado e desempenho da empresa

Indicadores Financeiros Organizar Indicadores Financeiros Lucro Líquido (LL) LL = Receita – Custo total Retorno Sobre Investimento (RSI) RSI = LL/Investimento (giro do ativo, “Payback”) Fluxo de Caixa (Montante de caixa/tempo = Recebimentos - Pagamentos)

Organograma Simplificado da Área Financeira Organizar Organograma Simplificado da Área Financeira Diretor Financeiro Tesoureiro Controller

Organograma Simplificado da Área Financeira Organizar Organograma Simplificado da Área Financeira Diretor Financeiro Tesoureiro Controller Caixa & Bancos Contas a Receber Contas a Pagar Relações Bancárias Orçamento de Caixa Contabilidade Geral Custos Planejamento/Orçamento Controle Tributário/Fiscal Relatórios Financeiros

Diretor Financeiro É responsável por: Organizar Formulação política financeira global da empresa e subsidiárias Por toda a área financeira junto à Presidência Pelas atividade do Tesoureiro e do Controller Representar a empresa junto aos órgãos públicos e instituições do mercado de capitais e na assinatura de contratos de compra, venda e financiamento

Organizar Comitês financeiros São formados, em grandes empresas, para reunir diferentes capacidades e experiências para a solução de problemas financeiros Levantamento de grandes empréstimos Responsabilidade pela aplicação de recursos

Administração de Recursos Humanos Organizar É a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todos os recursos humanos da empresa ARH está preocupada com a qualidade de vida dentro das empresas Qualidade de Vida Representa o grua de satisfação de cada pessoa com relação ao ambiente que a cerca dentro do seu trabalho.

Administração de RH (ARH) Organizar Administração de RH (ARH) Lida com informações formais para a administração de pessoas dentro da organização Estratégica e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva.

Planejamento de RH Processo gerencial de : Organizar Planejamento de RH Processo gerencial de : identificação e análise das necessidades organizacionais de RH; desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos; tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio , dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças.

Gestão de RH Organizar Algumas atividades da Gestão de RH Movimentação de pessoal (transferências, promoções, admissões, demissões) Remuneração, cargos e salários Controle de pessoal (ponto, distribuição de efetivo, controle de produtividade) Acompanhamento de orçamento de pessoal Relação com sindicatos Higiene e segurança no trabalho Benefícios: Assistência médica e social, empréstimos e financiamentos, auxílios Treinamento e desenvolvimento de pessoas Avaliação de desempenho Gestão de carreiras

As transformações da ARH Organizar As transformações da ARH Década de 70 Manter empresas fora dos tribunais e estar de acordo com o número crescente de regulamentações que governavam o local de trabalho Década de 80 Resolver problemas de custos nos quadros de pessoal relacionados a fusões, aquisições e downsizing Década de 90 Questões econômicas relacionadas a um local de trabalho cada vez mais global e competitivo

Questões de RH para o novo milênio Organizar Questões de RH para o novo milênio                        Atuar nas organizações sem limites ou sem fronteiras, onde: A competitividade está na informação e no conhecimento A integração vertical cede espaço para o organização virtual

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Organizar Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Integram todos os processos: vendas, distribuição, materiais, industrial, controladoria, custos, financeiro, contábil qualidade.

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Organizar Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Seus aplicativos: geram compartilham comparam Informações Possibilitando o planejamento e auferindo as decisões

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Organizar Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Áreas: Manufatura Finanças Recursos Humanos Suprimentos Projetos Front Office (Balcão de vendas) Ex.: Oracle, SAP R3, Baan, Microsiga, etc