Professor Neilton Satel COLÉGIO COMETA Aula de Matemática Professor Neilton Satel 08 de fevereiro de 2011
Não basta olhar para ver, não basta ouvir para escutar. Espírito crítico Não basta olhar para ver, não basta ouvir para escutar. A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê. Esta atitude crítica exerce-se relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto. Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as idéias principais, o "sumo da questão". Uma boa forma de espevitar o espírito crítico é, de vez em quando, estudar um assunto antes de ele ser abordado pelo professor na aula.
Fazer bons apontamentos É fundamental fazer apontamentos a partir das explicações do professor. Provérbio chinês: a tinta mais pálida é melhor que a memória mais fiel. O interesse dos apontamentos reside na possibilidade de revermos e reconstruirmos mais tarde o estudo que foi feito na aula. Porém, fazer bons apontamentos não significa registrar sistematicamente tudo o que é dito ou mostrado pelo professor. Pelo contrário, um primeiro passo para o sucesso é registrar apenas aquilo que o nosso espírito crítico classifica como essencial para ser revisto mais tarde. Os apontamentos não devem resumir-se a texto. Por vezes um esquema imaginado no momento por nós é mais expressivo que trinta palavras.
CONTEÚDO DA AULA: trigonometria
Seno, cosseno e tangente Definições: As definições dos valores de seno, cosseno e tangente tomam como referência a relação entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo, ou seja, um triângulo em que um dos ângulos mede 90º. O lado que fica oposto ao ângulo de 90º é chamado de hipotenusa, enquanto os lados que formam o ângulo de 90º são os catetos. Tomando um ângulo “a” como referência neste triângulo, nota-se que um dos catetos ficará na frente desse ângulo, e é chamado de cateto oposto, enquanto o outro cateto, cujo lado está junto desse ângulo, é chamado de cateto adjacente. 8
Seno, cosseno e tangente Definições: Simplificando:
Seno, cosseno e tangente Definições: Tomando o ângulo “b” como referência os valores de seno, cosseno e tangente mudam, pois o lado “c” passa a ser o cateto oposto e o lado “b” o cateto adjacente ao ângulo “b”.
Relações que envolvem seno, cosseno e tangente de ângulos agudos
Tabela com os principais valores de seno, cosseno e tangente
Ângulos - definições Ângulo é uma figura plana formada por duas semirretas de mesma origem. As semirretas chamam-se lados do ângulo e o ponto de origem chama-se vértice. Ângulo raso: ângulo de medida 180º (seus lados formam uma reta). Ângulo reto: ângulo de medida 90º. Ângulo agudo: ângulo cuja medida está entre 0º e 90º. Ângulo obtudo: ângulo cuja medida está entre 90º e 180º.
Ângulos congruentes: ângulos de mesma medida (símbolo ). Ângulos - definições Ângulos complementares: par de ângulos cuja soma das medidas é 90º. Ângulos adjacentes: ângulos que possuem um lado comum e as regiões determinadas por eles não tem mais pontos comuns. Ângulos suplementares: par de ângulos cuja soma das medidas é 180º. 14
VALORES NOTAVEIS DE SENO E COSSENO
01. O ângulo de elevação do pé de uma árvore ao topo de uma encosta é de 60°. Sabendo-se que a árvore está distante 100m da base da encosta, que medida deve ter um cabo de aço para ligar a base da árvore ao topo da encosta? SOH CAH TOA X X Cos 60º = CA/HIP HIPOTENUSA x = 200 m CATETO ADJACENTE
02. ( Fuvest – SP adaptada ) A uma distância de 100 m, uma torre é vista sob um ângulo , como mostra a figura. Determine a altura da torre supondo que o ângulo seja 35º. DADOS: sen 35º = 0,57 cos 35º = 0,82 tg 35º = 0,70 100 m cateto oposto _____________ cateto adjacente tg = SOH CAH TOA X X CATETO OPOSTO H ___ 100 0,70 = CATETO ADJACENTE H = 0,70 x 100 H = 70 m
PELO COSSENO: COS 45º = x/10 x = 10 . cos 45º
PELO TEOREMA DE PITÁGORAS: X2 + x2 = 102 2x2 = 100 x2 = 50
EXERCÍCIOS PROPOSTOS - tente fazer este agora
EXERCÍCIOS PROPOSTOS - tente fazer este agora 01.