Crise de 1929 ou A grande Depressão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia do Brasil.
Advertisements

Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
Estágios de desenvolvimento capitalista
Teorias do Comércio Internacional
ECONOMIAS DE ESCALA E COMÉRCIO INTERNACIONAL
Capítulo 8 de Krugman e Obstfeld
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
CERESAN/CPDA/UFRRJ e CONSEA UFF / Ryerson University
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Ana Paula Alves Charles Youssef Dib Marcelo Morgado Rafael Massa
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
SEBRAE / 1 SEBRAE Compras Municipais e as MPE Denise Donati Coordenadora do Programa de Compras Governamentais
Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura nos Municípios
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
KARL MARX ( ) 1861.
Sociedade e Energia.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
A agricultura e a questão agrária
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
Trabalho Infantil no Brasil
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
CSA 411 Comércio exterior Roberto Maranhão.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
Introdução à Economia 9ª AULA.
Economia e Mercado 6ª AULA.
Introdução à Economia 2ª AULA.
Juliano Scherer Teles Jane Fleck Pontes Fabrício Silva Azeredo
Revolução Industrial.
SOCIALISMO UTÓPICO “O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados. Não se pode obter.
Nova República.
Independência dos EUA.
Nova República.
Período Napoleônico
Independência da América
Guerra fria “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
Ditadura Militar no Brasil
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX.
Segundo reinado A aristocracia rural se consolida no poder.
América Latina no século XX
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
1 – O Capitalismo. Prof. Orlando Castro.
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Justiniano de Queiroz Netto Presidente do Conselho Temático.
Pobreza e desenvolvimento
Imperialismo.
ATUALIZAÇÃO 2004 Aula sobre estatísticas de produção, consumo e exportação Prof. Pedro E. de Felício.
TA-742 Serviço de Alimentação
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Mario H. Marins Natália Fialho
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
Uma referência para o food service
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
GRANDES EPIDEMIAS DA HISTÓRIA 430 a.C. – Peste do Egito (Febre tifóide?) Praga de Antonine (Varíola?): 5 milhões de mortos mortes/dia.
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Aluno: Israel Paulo Araujo Carvalho Mat.: Professor: Luis Sebastião – 2010/02 ESTÁGIO SUPERVISIONADO Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1. Características físicas e naturais
Por que os EUA são, atualmente, uma (a) superpotência mundial?
E.
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Transcrição da apresentação:

Crise de 1929 ou A grande Depressão

A fotografia Migrant Mother, uma das fotos americanas mais famosas da década de 1930, mostrando Florence Owens Thompson, mãe de sete crianças, de 32 anos de idade, em Nipono, Califórnia, março de 1936, em busca de um emprego ou de ajuda social para sustentar sua família. Seu marido havia perdido seu emprego em 1931, e morrera no mesmo ano.

CAUSAS: Ascensão dos EUA antes e durante a 1ª Guerra Mundial.

Países % Estados Unidos Alemanha Grã-Bretanha França URSS Participação das Potências em % na Produção Industrial Mundial de 1929 Países % Estados Unidos Alemanha Grã-Bretanha França URSS Demais Países Total Mundial 44,8 11,6 9,3 7,0 4,6 22,7 100,0

Crise de Reconversão no pós-guerra Crise de Reconversão no pós-guerra. Europa recuperava-se diminuindo as importações americanas. O cartaz nos diz que cem dólares seriam suficientes para comprar esse carro e que o pagamento deveria ser feito em dinheiro, pois o dono do veículo havia perdido todo o seu dinheiro no mercado de ações.

TV, símbolo de prosperidade. Má distribuição de rendas: poucos ricos e muitas favelas. As greves eram proibidas. Grande Depressão: Desempregados fazem fila para tomar a sopa gratuita em Chicago (EUA), durante a crise econômica da década de 1930. TV, símbolo de prosperidade.

Subconsumo - 42% da produção mundial. Crise de superprodução, sobrava produtos e o povo desempregado passava fome. Subconsumo - 42% da produção mundial. A Grande Depressão causou pobreza geral nos Estados Unidos e em diversos países do mundo. Aqui, família desempregada, vivendo em condições miseráveis.

Euforia e especulação nas bolsas de valor.

“Os melhores padrões de vida do mundo”. “Não existe modo de viver como o americano.”

Outubro de 1929 - Crack da Bolsa de Nova Iorque. Banqueiros percebendo os indícios da Crise recolhem dinheiro dos Bancos. Outubro de 1929 - Crack da Bolsa de Nova Iorque. Multidão na frente do Banco Chelsea.

Crash 1929

Queda da bolsa.

DESENVOLVIMENTO: Americanos buscam seus capitais em Bancos Europeus, espalhando a crise por todo o mundo.

Os países ricos não importavam matéria-prima dos pobres, os pobres não importavam produtos dos ricos.

Um terço dos trabalhadores sem emprego, cem mil empresas falidas, a produção caiu 50%, quatro mil bancos fecharam . O desemprego fez com que milhões de pessoas, inclusive famílias inteiras, ficassem desabrigadas, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá.

Carne e maçã de primeira no lixo e o povo faminto.

No Brasil, 80 milhões de saca de café foram queimadas. Getúlio Vargas

O preço do café caiu em 43%, a borracha 42%, a lã e o milho, ambos em 40% e o estanho, o cobre, o açúcar, a manteiga, tiveram uma queda entre 20 e 30%. A crise de 29 atingiu profundamente o Brasil. A agricultura, a indústria e as finanças sofreram duros golpes, sendo que a primeira foi a mais particularmente atingida. 1930 marcou a alteração do pólo dinâmico da economia do setor exportador ao setor de produção para o mercado interno.

Na Alemanha, a população esperava na fila por um prato de sopa.

CONSEQÜÊNCIAS: Criação do New Deal, em 1933, Novo Tratamento - fim do Liberalismo econômico - Keinesianismo, pleno emprego, Neocapitalismo até 1970. Fila de famílias esperando por ajuda financeira. Diversos programas de ajuda social foram criadas pelo governo dos Estados Unidos a partir de 1933.

O Estado investe em obras públicas: hidroelétricas, estradas, aeroportos. Roosevelt criou salário desemprego, aposentadoria, controla as bolsas de valor, centenas de toneladas de alimentos incinerados, grandes emissões monetárias. Tabelou preço dos produtos básicos como: trigo, cimento, etc, perdoou dívidas de latifundiários falidos, incinerou alimentos e controlou bancos e bolsas.

Era o início do Welfare State que a partir de 1940 chegaria em quase todo o mundo. CAPITALISMO MONOPOLISTA ESTATAL. E O SOCIALISMO?!

A superprodução - Mamãe estou com fome. Por que não tem pão? - Porque seu pai foi despedido da padaria onde ele trabalhava. - Por que mandaram ele embora? - Por causa da crise. - Por que tem crise? - Porque há pão demais! O país só sai realmente da crise em 1939 com o início da 2ª Guerra Mundial.