DIAGRAMA DE AFINIDADE (OU MÉTODO KJ de Kawakita Jiro)   Sintetizar, classificar, estruturar idéias pouco definidas.   Serve para esclarecer a natureza,

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Transcrição da apresentação:

DIAGRAMA DE AFINIDADE (OU MÉTODO KJ de Kawakita Jiro)   Sintetizar, classificar, estruturar idéias pouco definidas.   Serve para esclarecer a natureza, a forma e a extensão dos problemas, agrupando idéias ou opiniões sob a forma de informações verbais, segundo similaridade.

Kawakita Jiro, natualista japonês cujo conceito de classificação e categorização por afinidades foi absorvido pela Qualidade.  

FINALIDADE O Diagrama de Afinidade representa uma excelente forma para fazer com que um grupo de pessoas se comporte de maneira criativa, deixando a lógica em segundo plano, diante do desafio de identificar e compreender situações não estruturadas e desconhecidas.

O Diagrama de Afinidade encoraja uma participação verdadeira pois as idéias de cada pessoa são sempre incorporadas ao processo. Nesse ponto, o Diagrama de Afinidade difere das demais formas de discussão onde as idéias costumam se perder no "emaranhado" de alternativas e, portanto, acabam sendo desconsideradas.

Agrupar grandes grupos de dados a fim de, posteriormente, estudar e analisar as relações de causa e efeito entre eles.

Há diversas situações onde não se tem disponibilidade de dados numéricos, mas apenas informações verbais que necessitam ser utilizadas de alguma forma para se chegar a uma solução ou, então, a propostas para ação.

ETAPAS 1. Seleção do tema 2. Reunião das informações verbais 3 ETAPAS 1. Seleção do tema 2. Reunião das informações verbais 3. Transferência das informações para fichas 4. Separação das fichas 5. Rotulagem das fichas 6. desenho do diagrama 7. Apresentação oral e escrita

Sejam os seguinte problemas identificados na Clínica de Saúde Anzóis: Infecções hospitalares recorrentes, absenteísmo de funcionários, mal atendimento aos clientes, excesso de material para cirurgias, falta de remédios e medicamentos, clima organizacional deteriorado e demora atendimento dos pacientes pela enfermaria.

Podemos agrupas em classes: Problema com Pessoal: absenteísmo de funcionários, mal atendimento aos clientes, clima organizacional deteriorado e demora atendimento dos pacientes pela enfermaria.

Problemas com Gestão de Estoques e Compras excesso de material para cirurgias, falta de remédios e medicamentos

Como graficamente apresentaria tais classes?

Tarefa: Apresentem um gráfico de afinidades para os problemas existentes no transporte público da cidade de Curitiba.