BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
A Gestão Social pode ser vista como...
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Secretário Nacional de Juventude
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EIXOS DE ANÁLISE DIRETRIZES DEFINIDAS ESTRATÉGIAS ESCOLHIDAS RESULTADOS

I – DIRETRIZES 1. Atividades desenvolvidas na execução do planejamento Fortalecimento gerencial da estrutura interna da Secretaria de Educação visando o acompanhamento e a avaliação da Educação Profissional

I – DIRETRIZES 1. Atividades desenvolvidas na execução do planejamento Descentralização da gestão de Educação Profissional com ênfase no desenvolvimento econômico, na inclusão social e na integração dos sistemas de produção

I – DIRETRIZES 2. Competências profissionais da equipe gestora Ampliação da capacidade gerencial e formativa da equipe gestora

I – DIRETRIZES 2. Competências profissionais da equipe gestora Estruturação de ações de formação continuada em áreas específicas e na perspectiva dos Programas Especiais de Formação Pedagógica

DESTAQUE: Mobilização da participação de representantes de segmentos organizados em: Fóruns de Educação Profissional Fóruns de Educação Profissional Conselhos multi-institucionais Conselhos multi-institucionais Conselho de Educação Conselho de Educação Conselho de Ciência e Tecnologia Conselho de Ciência e Tecnologia Conselho Gestor do Fundo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional Educação Profissional

II – ESTRATÉGIAS 1. Atividades desenvolvidas na execução do planejamento Reestruturação organizacional: novos modelos jurídicos de gestão novos modelos jurídicos de gestão redefinição de organogramas redefinição de organogramas definição de espaços físicos, equipamentos e móveis adequados definição de espaços físicos, equipamentos e móveis adequados

II – ESTRATÉGIAS 1. Atividades desenvolvidas na execução do planejamento Desenvolvimento e implantação de Desenvolvimento e implantação de sistemas de informações visando: sistemas de informações visando: monitorar e avaliar as ações monitorar e avaliar as ações acompanhar os egressos acompanhar os egressos realizar avaliação institucional realizar avaliação institucional

II – ESTRATÉGIAS 1. Atividades desenvolvidas na execução do planejamento Divulgação da política estadual de Educação Profissional por meio de: palestras, encontros e seminários palestras, encontros e seminários mídia impressa e audiovisual mídia impressa e audiovisual boletins informativos e folders boletins informativos e folders criação de website criação de website instalação de ouvidoria instalação de ouvidoria

II – ESTRATÉGIAS 2. Competências profissionais da equipe gestora Capacitação dos profissionais de equipes gestoras e unidades escolares: parcerias com universidades e parcerias com universidades e instituições de pesquisa instituições de pesquisa oficinas temáticas oficinas temáticas cursos previstos no PEP cursos previstos no PEP

II – ESTRATÉGIAS 2. Competências profissionais da equipe gestora Participação em eventos promovidos por instâncias municipais, estaduais e nacionais – reuniões, visitas técnicas, seminários e Fóruns Permanentes de Educação Profissional Participação em eventos promovidos por instâncias municipais, estaduais e nacionais – reuniões, visitas técnicas, seminários e Fóruns Permanentes de Educação Profissional

III – RESULTADOS 1. Atividades desenvolvidas na execução do planejamento Implantação de sistemas informatizados por alguns EstadosImplantação de sistemas informatizados por alguns Estados Escolas construídas, porém muitas ainda não atendendo à comunidadeEscolas construídas, porém muitas ainda não atendendo à comunidade

III – RESULTADOS 1. Atividades desenvolvidas na execução do planejamento Parcerias e stabelecidas com o setor produtivo, universidades, outras instâncias governamentais, terceiro setor e sindicatos

III – RESULTADOS 2. Competências profissionais da equipe gestora Insuficiente capacitação dos profissionais atuantes nos órgãos gestores Insuficiente capacitação dos profissionais atuantes nos órgãos gestores Dificuldades no processo de implantação e acompanhamento das escolas Dificuldades no processo de implantação e acompanhamento das escolas

III – RESULTADOS 2. Competências profissionais da equipe gestora Realização de visitas técnicas a outros Estados visando buscar alternativas para melhorar a implementação do Plano Estadual

III – RESULTADOS 3. Condições materiais Garantia de infra-estrutura para o órgão gestor: construção e adaptação de construção e adaptação de espaços; espaços; aquisição de móveis e aquisição de móveis e equipamentos equipamentos

DESTAQUE: Incentivo e promoção do desenvolvimento de redes de cooperação Trabalhos de consultorias garantindo a participação efetiva da equipe gestora

Gestão Estadual da Educação Profissional Reflexão Re-significação Re-adequações necessárias Planejamento Gestão

GRATO PELA ATENÇÃO