Financiamento no Sistema Único de Assistência Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas CAIXA ECONOMICA FEDERAL BRASÍLIA - JANEIRO 2013.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades Recursos FDS
O trabalho da SDH/PR para apoiar os prefeitos e prefeitas na promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes nos municípios Angélica Moura Goulart.
REGIONALIZAÇÃO, CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E CONSÓRCIOS PÚBLICOS Brasília/DF, 29/01/2013.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Financiamento no Sistema Único de Assistência Social Fundo Nacional de Assistência.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CONVÊNIOS. DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO Acordo que disciplina a transferência de recursos financeiros federais (orçamento fiscal e da seg. social) para a execução.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
FINANCIAMENTO E RECURSOS HUMANOS: DESAFIOS PARA CONSOLIDAR O SUAS
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Financiamento no Sistema Único de Assistência Social Carolina Gabas Stuchi.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO TCU Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições do Controle Interno Federal à Gestão Municipal.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Convênios Administrativos Cyonil da Cunha Borges de Faria Junior Analista de Controle Externo – TCU 2ª DT-SECEX/SP TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria.
FUNDEF CONTROLE SOCIAL. INOVAÇÕES DO FUNDEF REDISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS (EQUALIZAÇÃO) CRITÉRIO EDUCACIONAL (Nº DE ALUNOS) ACOMPANHAMENTO SOCIAL (CONSELHOS)
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Gestão da politica pública de Assistência Social em São Luís/MA Diálogo Publico São Luis, 24 de agosto/2006 Maria de Jesus Bonfim de Carvalho.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: Atuação dos agentes do controle social Por: Séfora Alice Rôla.
FUNDO NACIONAL DE SAÚDE
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO LUIZ GUSTAVO GOMES ANDRIOLI Analista de Controle Externo - TCU.
Secretaria do Trabalho e Ação Social.
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Lei de Responsabilidade Fiscal
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
CONVÊNIOS Fernando Camargo Analista de Controle Externo/TCU Secex/MS.
“Missão Institucional”
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Apresentadora: Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães
Analista de Controle Externo
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO PIAUÍ FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
O Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal
Secretaria de Comunicação
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
MP nº79/02 (PLV nº01/03) Medida Provisória nº79/02 (PLV 01/03)
Adm. Financeira de Organizações Públicas
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Transcrição da apresentação:

Financiamento no Sistema Único de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Financiamento no Sistema Único de Assistência Social Fundo Nacional de Assistência Social SUAS- FNAS

SUAS Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social SUAS

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social MÉDIA COMPLEXIDADE Cuidado no domicílio Liberdade assistida Plantão Social Orientação e apoio Sócio-familiar CENTROS ESPECIALIZADOS DE REFERÊNCIA DA FAMÍLIA ALTA COMPLEXIDADE abrigos albergues Casas de Passagem Inst. Longa permanência CENTRAIS DE ACOLHIMENTO C.R.A.S Atende a Família;Articula a rede; Desenvolve ações comunitárias Território 1 Ações de socialização Unidades de Geração de $ Território 3 Território 2 Ações de Transf. renda BÁSICO

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social SUAS Fortalecimento da relação entre gestão, financiamento e controle social NOB/SUAS: disciplina e normatiza a operacionalização da gestão da Política Nacional de Assistência Social – PNAS

NORMA OPERACIONAL BÁSICA DO SUAS – NOB/SUAS Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social NORMA OPERACIONAL BÁSICA DO SUAS – NOB/SUAS Níveis de Gestão do Sistema Único de Assistência Social: Gestão inicial; Gestão básica; Gestão plena. Instrumentos de Gestão Plano de Assistência Social; Orçamento de Assistência Social; Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação; Relatório de Gestão. Instâncias de Articulação, Pactuação e Deliberação: Comissões Intergestores e Conselhos de Assistência Social

NORMA OPERACIONAL BÁSICA DO SUAS – NOB/SUAS Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social NORMA OPERACIONAL BÁSICA DO SUAS – NOB/SUAS DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NO FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Sistema como referência; Condições gerais para as transferências de recursos; Mecanismos de transferência; Critérios de partilha e de transferência; Condições de gestão.

Fundos de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Fundos de Assistência Social São fundos especiais (Lei 4.320/64), por se constituírem na reunião de recursos financeiros para determinadas ações; Unidades orçamentárias por representarem importante mecanismo de captação e apoio financeiro aos programas orçamentários e às ações de sua área de atuação; Não possuem personalidade jurídica própria; São vinculados ao órgão gestor da assistência social em cada esfera de governo;

Fundos de Assistência Social (cont.) Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Fundos de Assistência Social (cont.) conjunto de contas que identificam as origens e as aplicações de recursos de uma determinada política pública; o fundo passa a ser um instrumento permanente e responsável pela gestão dos recursos de toda a política de assistência social, não só de programas ou ações pontuais. (Cunha, 2000)

Ações de Assistência Social Modalidade de Co-financiamento Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Sistema Único de Assistência Social Co-financiamento da União Ações de Assistência Social Transferência Regular e Automática (pisos) Modalidade de Co-financiamento Sistema Operacional SUASWeb SISFAF SERVIÇOS Convênios SISCONWeb PROGRAMAS E PROJETOS Transferência direta MDS/INSS/ Bancos BENEFÍCIOS (BPC E BENEFÍCIOS EVENTUAIS)

Operacionalização da Transferência de Recursos Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Operacionalização da Transferência de Recursos SUASWeb - Sistema de Gestão do SUAS (Plano de Ação e Demonstrativo Físico-Financeiro) SISFAF - Sistema de Transferência Fundo a Fundo SISCON - Sistema de Acompanhamento de Convênios SIAORC - Sistema de Acompanhamento da Execução Orçamentária e Financeira Agilidade Transparência Visibilidade Reduzida margem de erro de informações

Co-Financiamento dos Serviços de Ação Continuada Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Co-Financiamento dos Serviços de Ação Continuada - Portaria nº 385, de 26 de julho de 2005, que estabelece regras complementares de transição e expansão dos serviços socioassistenciais co-financiados pelo Governo Federal, no âmbito do Sistema Único da Assistência Social - SUAS para o exercício de 2005; - Portaria nº 440, de 23 de agosto de 2005, que regulamenta os Pisos da Proteção Social Especial estabelecidos pela Norma Operacional Básica do SUAS; - Portaria nº 442, de 26 de agosto de 2005, que regulamenta os Pisos da Proteção Social Básica estabelecidos pela Norma Operacional Básica do SUAS - NOB/ SUAS, sua composição e as ações que financiam; - Portaria nº 225, de 23 de junho de 2006, que estabelece regras da expansão 2006 dos serviços sócio-assistenciais;

Co-Financiamento dos Serviços de Ação Continuada Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Co-Financiamento dos Serviços de Ação Continuada Portaria nº 459, de 09 de setembro de 2005, que dispõe sobre a forma de repasse dos recursos do co-financiamento federal das ações continuadas da assistência social e sua prestação de contas, por meio do SUAS Web, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; Portaria nº 236, de 30 de junho de 2006, que estabelece regras excepcionais de prestação de contas do exercício de 2005.

Co-Financiamento dos Programas e Projetos Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Co-Financiamento dos Programas e Projetos Portaria nº 177, de 11 de maio de 2006, que estabelece o manual de cooperação financeira - convênios no âmbito do FNAS; Instrução Normativa n° 1/1997, da Secretaria do Tesouro Nacional, que disciplina a celebração de convênios de natureza financeira que tenham por objeto a execução de projetos ou realização de eventos e dá outras providências; Portaria nº 199, de 31 de maio de 2006, que regulamenta, em termos percentuais, a contrapartida a ser exigida dos entes federados para as ações de Assistência Social financiadas pelo Fundo Nacional de Assistência Social;

Co-Financiamento dos Programas e Projetos Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Co-Financiamento dos Programas e Projetos - Portaria nº 137, de 25 de Abril de 2006, que estabelece normas de Cooperação técnica e financeira de Projetos para Estruturação da Rede de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social em 2006;    - Portaria nº 138, de 25 de Abril de 2006, que estabelece normas para o co-financiamento de projetos de Estruturação da Rede dos Serviços Socioassistenciais de Alta Complexidade da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social – SUAS;   - Portaria nº 136, de 24 de Abril de 2006, que estabelece normas para cooperação técnica e financeira em Projetos de Promoção da Inclusão Produtiva, do Programa Economia Solidária em Desenvolvimento, no âmbito do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, em 2006.

Co-Financiamento dos Serviços de Ação Continuada Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Co-Financiamento dos Serviços de Ação Continuada Pisos de Proteção Social Básica: Piso Básico Fixo Piso Básico de Transição Piso Básico Variável Pisos de Proteção Social Especial de Média Complexidade: Piso de Transição de Média Complexidade Piso Fixo de Média Complexidade Pisos de Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Piso de Alta Complexidade I Piso de Alta complexidade II

Proteção Social Básica Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Proteção Social Básica PAIF Piso Básico Fixo - Agente Jovem - Revisão BPC - Incentivar novas ações Piso Básico Variável Piso Básico de Transição TIPOS Continuidade das ações anteriormente financiadas (CCI, CEI, PAC-Asef e Conviver) AÇÕES FINANCIADAS Piso Básico

Proteção Social Especial de Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Proteção Social Especial de Média Complexidade Rede Sac de Média Complexidade atualmente co-financiado (APAE, Pestalozzi, centro-dia, etc.) Piso de Transição de Média Complexidade Piso Fixo de Média Complexidade TIPOS Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); AÇÕES FINANCIADAS Piso Especial

Proteção Social Especial de Alta Complexidade Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Unidades de acolhimento e abrigos Piso de Alta Complexidade I Piso de Alta Complexidade II TIPOS Ações de proteção para usuários em situações de elevado grau de dependência e serviços altamente qualificados (custo elevado). AÇÕES FINANCIADAS Piso Especial

Observações Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Observações Prestação de Contas referente ao co-financiamento dos programas e projetos: Instrução Normativa n° 1/1997 da Secretaria do Tesouro Nacional; Relação entre Fundos Estaduais, do DF e Municipais e entidades e organizações de assistência social quanto aos serviços, programas e projetos: regulação local que dispõe sobre a relação público-privado; Co-financiamento (LOAS, PNAS, NOB/SUAS) x Contrapartida (LDO, LOA, IN-STN 1/97); Utilização de recursos: finalidade da ação (exceção: pagamento de pessoal com vínculo com qualquer das partes convenentes; encargos sociais; taxas administrativas; manutenção da entidade).

1384 - Proteção Social Básica do SUAS DE   PARA 1093 - Sistema Único de Assistência Social 4915 - Atenção Integral à Família 2A60 - Serviços de Proteção Social Básica às Famílias - Piso Básico Fixo 11LM - Construção, ampliação e modernização dos CRAS 2B30 - Estruturação da Rede de Serviços da Proteção Social Básica 2272 - Gestão e Administração do Programa 0065 - Proteção Social à Pessoa com Deficiência 0575 - Pagamento de Benefício de Prestação Continuada à Pessoa com Deficiência - LOAS 0575 - Benefício de Prestação Continuada à Pessoa com Deficiência - LOAS 0565 - Pagamento de Renda Mensal Vitalícia por Invalidez 0565 - Renda Mensal Vitalícia por Invalidez 2584 - Serviço de processamento de dados do BPC à pessoa com deficiência e da RMV por invalidez 2583 - Serviço de processamento de dados do BPC e da RMV à pessoa com deficiência e à pessoa idosa 2590 - Serviço de concessão e revisão de BPC à pessoa com deficiência 2589 - Serviço de concessão e revisão de BPC

1384 - Proteção Social Básica do SUAS Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social 1384 - Proteção Social Básica do SUAS DE   PARA 1282 - Proteção Social ao Idoso 2559 - Serviços de Proteção Socioassistencial à Pessoa Idosa 2A61 - Serviços Específicos de Proteção Social Básica - Piso Básico de Transição 0573 - Pagamento de Benefício de Prestação Continuada à Pessoa Idosa - LOAS 0573 - Benefício de Prestação Continuada à Pessoa Idosa - LOAS 0561 - Pagamento de Renda Mensal Vitalícia por Idade 0561 - Renda Mensal Vitalícia por Idade 2583 - Serviço de processamento de dados do BPC à pessoa idosa e da RMV por idade 2583 - Serviço de processamento de dados do BPC e da RMV à pessoa com deficiência e à pessoa idosa 2589 - Serviço de concessão e revisão de BPC à pessoa idosa 2589 - Serviço de concessão e revisão de BPC

1384 - Proteção Social Básica do SUAS Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social 1384 - Proteção Social Básica do SUAS DE   PARA 1380 - Proteção Social à Criança, ao Adolescente e à Juventude 2556 - Serviços de Proteção Socioassistencial à Criança e ao Adolescente 2A61 - Serviços Específicos de Proteção Social Básica - Piso Básico de Transição 0087 - Capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social 2A61 - Serviços Específicos de Proteção Social Básica - Piso Básico Variável 0886 - Concessão de bolsa para jovens de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade e, ou, risco social 0886 - Concessão de Bolsa para Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social 869L - Serviços de concessão, manutenção, pagamento e cessação de bolsas à jovens de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social

1385 - Proteção Social Especial do SUAS Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social 1385 - Proteção Social Especial do SUAS DE   PARA 0065 - Proteção Social à Pessoa com Deficiência 2561 - Serviços de Proteção Socioassistencial à Pessoa com Deficiência 2A69 - Serviços Específicos de Proteção Social Especial - Piso de Transição de Média Complexidade e Piso de Alta Complexidade I 1380 - Proteção Social à Criança, ao Adolescente e à Juventude 2556 - Serviços de Proteção Socioassistencial à Criança e ao Adolescente 2A65 - Serviços de Proteção Social Especial à Família - Piso de Alta Complexidade I 1282 - Proteção Social ao Idoso 2559 - Serviços de Proteção Socioassistencial à Pessoa Idosa 2A65 - Serviços de Proteção Social Especial à Família - Piso de Transição de Média Complexidade e Piso de Alta Complexidade I 2B31 - Estruturação da Rede de Serviços da Proteção Social Especial 2272 - Gestão e Administração do Programa

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social 0068 - Erradicação do Trabalho Infantil Ação 2060 - Ações Socioeducativas para Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho 09JB - Concessão de Bolsa à Criança e Adolescentes em Situação de Trabalho 869K - Serviços de concessão, manutenção, pagamento e cessação da bolsa do PETI 1133 - Economia Solidária em Desenvolvimento Ação 4963 - Promoção da Inclusão Produtiva 0073 - Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Ação 2383 - Proteção Social às Crianças e aos Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias - Piso Fixo de Média Complexidade

1006 - Gestão da Política de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social 1006 - Gestão da Política de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ação 0A28 - Apoio à Organização do Sistema Único de Assistência Social - SUAS 6877 - Capacitação de Agentes Públicos e Sociais em Políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome 8249 - Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social