T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALTERNATIVAS INSTITUCIONAIS: FLEXIBILIDADE NECESSÁRIA À INOVAÇÃO Seminário Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006.
Advertisements

NOVA LEI DA FILANTROPIA – DESVENDANDO O TERCEIRO SETOR – FUNCRAF
MINISTÉRIO PÚBLICO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROCURADORES E PROMOTORES DE JUSTIÇA DE FUNDAÇÕES E ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL.
Entidade da Administração Indireta; Instituída pelo Poder Público;
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Curso de Especialização em Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu)
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Auditoria no Terceiro Setor
Atividades e atos administrativos
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA
Médica Previdenciária
Maria Alice Pereira da Silva
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Tribunal de Contas da União Ministério Público Federal
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
O QUE É OCB/RO?. O QUE É OCB/RO? Órgão que representa e defende os interesses do Sistema Cooperativista no Estado de Rondônia.
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Estrutura Organizacional da Administração Pública
A LEGISLAÇÃO E O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES DO 3° SETOR (Filantrópicas) LUIS EDUARDO PATRONE REGULES.
CAOFURP CAOFURP MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DOS REGISTROS PÚBLICOS, DAS FUNDAÇÕES E DAS ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Estratégia e Plano de Negócio Social
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Crédito, Cadastro e Cobrança.
Estrutura Administrativa
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
Instituto Nacional de Identificação
ORGANIZAÇÃO SOCIAL Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos\ ONGs OCIPs- Organização da sociedade Civil de Interesse Público – Lei 9.709/99.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
AS MODALIDADES DA RELAÇÃO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO NA SAÚDE
TERCEIRO SETOR – PARAESTATAIS – ENTES DE COOPERAÇÃO
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI Avançar.
A Qualidade no Serviço Social junto ao Terceiro Setor.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO.
Al. Lorena, 800/1405 – Jardins - São Paulo - SP Tel.: +55 (11) Gustavo.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
Fundações públicas 1. Conceito: é a personificação de um patrimônio ao qual é atribuída uma finalidade não lucrativa e que a depender de sua forma são.
Entidade Sem Fins Lucrativos
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Ficção jurídica? Conveniência de não confusão com pessoas físicas: o Eficiência - melhor coletivamente do que individualmente; o Estabilidade - melhor.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
Rodrigo Mendes Pereira FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 PLANO DE AÇÃO -Parâmetros da Resolução CNAS 16.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor. Palestra: Participação do Ministério Público brasileiro no acompanhamento e fiscalização do terceiro setor. José Eduardo Sabo Paes

origem, valores, forma de atuação situação no Brasil e importância estratégica conceito Terceiro Setor

Conceito de Terceiro Setor É o conjunto de organismos, organizações ou instituições sem fins lucrativos dotados de autonomia e administração própria que apresentam como função e objetivo principal atuar voluntariamente junto à sociedade civil visando ao seu aperfeiçoamento.

Pessoas Jurídicas de Direito Privado (art. 44 do CC) Associações Sociedades Fundações Organizações Religiosas Partidos Políticos

Pessoas Jurídicas de direito privado sem fins econômicos/lucrativos Fundação Universalidade de bens destinados à consecução de fins sociais Associação União de pessoas que se organizam para fins não econômicos

Federação Confederação Consórcio público Sindicato Serviço social autônomo 1- Pessoas Jurídicas de direito privado que se revestem sob forma de associação Cooperativa 2 - Pessoas Jurídicas de direito privado que se revestem sob a forma de sociedade:

Instituídas por pessoas físicas ou jurídicas Instituídas por empresas Instituídas por partido político Instituídas pelo poder público de apoio à instituições de ensino superior de previdência privada ou complementar 3 – Pessoas Jurídicas de direito privado que se revestem sob a forma de fundação

Origens e posição atual Conformação e funções institucionais Atuação por intermédio de Procuradorias e Promotorias especializadas (art. 127 da CF/88) Velamento das Fundações - art. 62 a 69 do CC e art a do CPC Acompanhamento das Entidades de Interesse Social Entidades de interesse social Ministério Público Brasileiro

Entidades de interesse social Conceito: São todas aquelas associações sem fins lucrativos que apresentam em seus estatutos objetivos de natureza social e assistencial. Previsão legal: art. 44 do C. Civil

Lei n° de 13/12/51 L.D.O Decreto n° 93872, de 13/12/86 Decreto-Lei n° 41, de 18/11/66 Lei n° 1.617/97 c/ alterações Portaria do Procurador- Geral de Justiça Enunciado n° 1 da Câmara de Coordenação e Revisão da Ordem Jurídica Cível (art. 167 da LC n° 75/93) Atestado de regular funcionamento

Dados estatísticos Cadastros Qualificação, títulos e Certificados Gestão, Planejamento e Sistema Contábil Profissionalização trabalho remunerado trabalho não remunerado Situação atual do Terceiro Setor

Manutenção captação de recursos projetos doações e patrocínios incentivos fiscais transferências orçamentárias subvenções auxílios contratos convênios regime tributário Situação atual do Terceiro Setor