PRÉ-EXAME REDAÇÃO Professora Maria Tereza Faria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Advertisements

Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
Os dez mandamentos para o bem planejar
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
01-Texto, Linguagem e a redação no ENEM – Eixos Cognitivos
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Qual é a função de um texto literário?
Abertura: o pequeno traço vertical interrompendo uma das extremidades indica o limite da abertura abertura: indica o local onde deverá ser feita uma abertura.
ENEM REDAÇÃO.
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Fazendo Slides no Power Point
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Objeções Fundamentos.
GUIA DO ENEM 2012 REDAÇÃO.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
O TCU e o controle dos gastos públicos
CONTROLE EXTERNO Convencionou-se denominar de Controle Externo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração.
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2009 Orientações Gerais.
Controle de Gastos Públicos
Argüição de descumprimento de preceito fundamental. Lei 9.882/99.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Matemática e Educação Ambiental.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Segurança de Dados no MAER.
7 ANOS ATRÁS. Foi Dito… Ao longo do tempo, mesmo face ao surgimento de meios mais tecnológicos, o jornal sempre manteve sua condição de meio informativo.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
GUARAPUAVA, 23 de outubro de Pe. Claudemir da Silveira Didek
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
LITERATURA NA ESCOLA.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
APRESENTAÇÃO DE PRODUTO Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Departamento de Engenharia Elétrica TE219-Comunicação e Expressão para Engenheiros Universidade.
CURSO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Dra. JOANA DOS SANTOS MEIRELLES Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
ESTRUTURA E FORMA DE FUNCIONAMENTO 17. PRESIDENTE DO COEP PRESIDENTES DAS ENTIDADES ASSOCIADAS NACIONAIS PRESIDENTES DO CONSELHO DELIBERATIVO COEP ESTADUAIS.
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Marco Antonio Montebello Júnior
REDAÇÃO OFICIAL A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
A ANÁLISE CRIMINAL E A INTELIGÊNCIA POLICIAL
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Transcrição da apresentação:

PRÉ-EXAME REDAÇÃO Professora Maria Tereza Faria

Texto dissertativo (opinativo/argumentativo)‏ Extensão: entre 24 e 30 linhas. Seu texto poderá conter breves passagens narrativas ou descritivas, mas nele deverão predominar suas opiniões. Mínimo de 15: só para não zerar.

Dê um título ao seu texto! Não use corretivo líquido. Retificações: (quizer) Faça letras de tamanho regular. Diferencie maiúsculas de minúsculas. Dê um título ao seu texto! Você pode utilizar a nova ortografia ou a antiga – desde que escreva corretamente. Afinal, a anterior vale até 2012.

Apresente o tema e as delimitações – o “caminho” que você seguirá ao longo dos desenvolvimentos – na Introdução, bem como seu POSICIONAMENTO. Seu texto deve ser objetivo, veiculando informações consensuais. Sua finalidade não é literária. Visa a convencer, a persuadir o leitor. Confira o(s) texto(s) de apoio, a fim de utilizá- lo(s) como referência, ou seja, apreenda o principal, mas não o(s) parafraseie.

Todos os parágrafos deverão conter, no mínimo, dois períodos. ESTRUTURA Importante Todos os parágrafos deverão conter, no mínimo, dois períodos. Cuidado: o período termina no ponto final. Introdução: breve = TRAILER (+/- 4 linhas) Desenvolvimento 1 (+/- 8 linhas) Desenvolvimento 2 (+/- 8 linhas) Conclusão: breve = REPLAY (+/- 4 linhas)

Introdução Conclusão 6 máximo 5 linhas Desenvolvimento 1

Introdução Apresentação do tema Delimitações (tese) Posicionamento

Introdução (+/- 4 linhas): FORMAS DE ARGUMENTAÇÃO COMO EXPOR E ANALISAR UM PROBLEMA Introdução (+/- 4 linhas): “Os recentes acontecimentos (CITAR) evidenciaram...” “A questão (CITAR) está novamente em evidência... Citação (argumentos de autoridade) Estatísticas Comparações etc.

Desenvolvimento Provar sua tese por meio de exemplos. Usar exemplos diferenciados Questionar, julgar, comentar o que foi exposto.

DESENVOLVIMENTO 1 (+/- 8 linhas): DESENVOLVIMENTO 2 (+/- 8 linhas): É preciso, em primeiro lugar, lembrar... É preciso, primeiramente, considerar... DESENVOLVIMENTO 2 (+/- 8 linhas): É necessário frisar também... Nota-se, por outro lado, que... É imprescindível insistir no fato de que... Não se pode esquecer que...

Conclusão Reforçar opinião. Não ser contraditório. Usar uma ideia a mais.

Conclusão (+/- 4 linhas): Em suma,... Dessa forma,... Definitivamente,... Obs.: a citação – o assunto por ela tratado – deve ser retomada.

LINGUAGEM Nem pense nisto: coloquialidade “coisa”, “fazer com que”, gírias, “ter” no lugar de “haver”...; abreviações; pleonasmos; abstrações; clichê; diálogo com o avaliador (uso de imperativo, “tu”, “você”...); “Na minha opinião”; “Concluímos”; “De acordo com os argumentos citados...”.

LINGUAGEM Atenção: Esse + substantivo = retoma assunto. Este: anuncia assunto ou expressão. Mesmo NÃO retoma nome. Depois de dois-pontos: letra minúscula.

Fuja das ambiguidades, redundâncias e obviedades. “O acusado terá de explicar a venda da droga ao delegado.” “Ela foi morta pelo seu assassino” “Ela contraiu a doença na época em que estava viva”

Não seja preconceituoso. Mulheres são fúteis. Pobres falam errado.

Faça um planejamento. Faça um texto de autoria (sua opinião). Evite formas preestabelecidas. Apresente abordagem coerente com a proposta formulada. Divida/organize o texto e os parágrafos, hierarquizando-os. Faça referência a fontes de informação (reflexão articulada com a realidade), contextualize. Use adequadamente o vocabulário. Obedeça à norma culta da Língua Portuguesa.

REDAÇÃO TÉCNICA O texto oficial mais abordado em concursos é o OFÍCIO. Em segundo lugar, o memorando. As correspondências oficiais se distinguem mais pela finalidade do que pela forma, ou seja, a estrutura é muito semelhante. Três delas juntas formam o padrão ofício: memorando, ofício e aviso ou circular.

OFÍCIO: correspondência externa usada por órgãos do governo e autarquias (ato administrativo); quando se numeram os parágrafos, o primeiro e o fecho não são numerados.

MEMORANDO: comunicação interna, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

CIRCULAR: correspondência dirigida a várias repartições ou pessoas – multidirecional. Seu objetivo é transmitir ordens, normas, avisos, pedidos, ou seja, delimitar comportamentos e homogeneizar condutas.

CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO TÉCNICA Impessoalidade Uso do padrão culto formal da língua Clareza Concisão Formalidade Uniformidade

USO DOS PRONOMES DE TRATAMENTO 1. Vossa Excelência a) Poder Executivo: Presidente e Vice da República; Ministros de Estado; Governadores e Vice de estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Secretários-Executivos de Ministérios e de estados; Prefeitos e demais ocupantes. b) do Poder Legislativo: Deputados Federais e Senadores; Ministros; Deputados Estaduais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais; Vereadores. c) do Poder Judiciário: Ministros dos Tribunais Superiores; Membros de Tribunais; Juízes; Auditores da Justiça Militar.

Vossa Excelência e Vossa Senhoria – com quem se fala. 2. Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. Vossa Excelência e Vossa Senhoria – com quem se fala. Sua Excelência e Sua Senhoria – de quem se fala. Obs.: concordância na terceira pessoa. O gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere. “Vossa Excelência, mesmo atarefado, conhece o assunto”.

UDO DOS VOCATIVOS 1. Chefes de Poder: Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal. 2. Demais autoridades: Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador,

Esse é o desejo de seus professores da Tranquilidade! Boa Prova! Esse é o desejo de seus professores da