Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente

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Transcrição da apresentação:

Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Pesquisa sobre um artigo referente a tutores inteligentes

Fale-me e eu esqueço. Mostre-me e eu lembro. Envolva-me e eu entendo. - Provérbio chinês.[2]

Interessante[3]: Foi em Maceió - Brasil ITS 2004 - é a sétima a ser realizada. Foi em Maceió - Brasil 200 participantes vindos de vários países Austrália, Brasil, Rússia, USA, Japão, China, Argentina, Canadá, Reino Unido, Colômbia, Uruguai, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal, Coréia do Sul, Taiwan e Espanha Taiwan - ITS 2006

Qual? Um Modelo de Sistema de Tutoria Inteligente Baseado em Princípios Pedagógicos para a Educação de Adultos.- ITA [1]. An Intelligent Tutoring System Incorporating a Model of an Experienced Human Tutor - HEFFERNAN [4]. MathTutor-Uma Ferramenta de apoio a Aprendizagem - BITTENCOURT [5].

MathTutor - Uma Ferramenta de apoio a Aprendizagem [5]. Resumo: MathTutor é um Sistema Tutor Inteligente desenvolvido pela equipe do projeto Math net, na Universidade Federal de Santa Catarina, que pretende apresentar os principais conceitos de abstração de dados e de procedimentos aos alunos de Fundamentos da Estrutura da Informação, aplicada no curso de Engenharia de Controle e Automação. Industrial. MathTutor utiliza a tecnologia dos agentes cognitivos que permitem gerar um sistema mais perceptivo, aumentando a qualidade sob o ponto de vista pedagógico. Para a inserção dos agentes, assim como, outras funcionalidades ao sistema, utiliza-se um conjunto de ferramentas disponíveis que serão apresentadas durante a descrição do MathTutor.

MathTutor - Uma Ferramenta de apoio a Aprendizagem [5]. 1. Introdução: IA CAI ICAI - STI´s. 1.1 Motivação: assistir às aulas, auto-avaliação, exercícios e livre navegação. Baseado no Mathema.

2. Modelo Mathema [5].

3. Sistema MathTutor [5]. Navegação Busca Índice Conteúdo

MathTutor [5].

MathTutor [5].

MathTutor [5].

MathTutor [5]. 3.1 - Módulo do Estudante 3.2 - Módulo do Especialista 3.3 - Módulo Pedagógico

MathTutor [5]. 4- Ferramentas ambiente para troca de mensagens: JAVTLite através da linguagem KQML, armazenados na máquina JESS. Servlets geram conteúdo das páginas HTML que serão mostradas. Mensagens:

MathTutor [5]. 4.1 - JATLITE camadas: abstrata, de base, KQML, do roteador e de protocolo. 4.2 - JESS Muito pesado Applets e JESS. Usar no servidor. CLISP. Exemplo:

MathTutor [5]. 4.3 - Java Servlets Aplicações Java que rodam dentro de um servidor Web.

MathTutor [5]. 4.4 - Banco de dados: PostgreSQL 4.5 - Integração: Java possibilitou tudo. 5 - Conclusão Desenvolver STI não é tarefa simples. STI pode se tornar um grande aliado. Futuramente novos domínios, ferramentas, Melhor caracterização do estudante.

Referências bibliográficas 1. KAWASAKI, Evelise Izumi. OMAR, Nizam. FERNANDES, Clóvis Torres. Um Modelo de Sistema de Tutoria Inteligente Baseado em Princípios Pedagógicos para a Educação de Adultos. XI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2000. 2. ______________. Intelligent Tutoring Systems. Disponível em:<http://www.aaai.org/AITopics/html/tutor.html>. Acesso em: 3 de março de 2005. 3. ______________________. ITS 2004 . Disponível em: <http://www.itsconference.com.br >. Acesso em: 3 de março de 2005.

4. HEFFERNAN, Neil T. KOEDINGER Kenneth R 4. HEFFERNAN, Neil T. KOEDINGER Kenneth R. An Intelligent Tutoring System Incorporating a Model of an Experienced Human Tutor. Intelligent Tutoring System Conference. France, 2002. 5. FRIGO, Luciana Bolan. BITTENCOURT, Guilherme. MathTutor - Uma Ferramenta de apoio a Aprendizagem. Florianópolis - SC, 2002.