Antonio Carlos Simões acsimoes@usp.br COMPORTAMENTO INSTITUCIONALIZADO: UMA VISÃO SOBRE AS COMPETÊNCIAS HUMANAS ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS. Antonio Carlos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
A questão das mudanças nas organizações
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
PSICOLOGIA.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
O que é uma instituição social?
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
O processo Grupal UNIFRA.
O DESAFIO DA QUALIDADE DE VIDA
Bases da Doação Energética na Irradiação e no Passe
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
POR QUE PLANEJAR!.
Desenvolvimento organizacional
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Psicologia da Aprendizagem
Inteligência Espiritual
Provocação e reflexão Crítica ao mito da Ciência e Tecnologia:
EDUCAÇÃO e seus sentidos
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Psicologia Positiva e os Movimentos que Mudaram a Humanidade Por: Profa. Dra. Mônica Portella
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
Os Objetivos do Estado e as Justificativas do Poder Estatal
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
Maria Luiza C. E. Programa de Formação de Professores
Inteligência Espiritual Dana Zohar
Teorias do conhecimento
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
Processos Fluídicos na
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Emile Durkheim e o fato social
Teoria Geral dos Fluidos Unidade Prática 06 do COEM II
A Sociedade humana: generalidades
Profª. Taís Linassi Ruwer
RODA DA VIDA Qual o grau de satisfação que você tem nestas áreas?
Ética.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Carla Maria R. Alves Elisangela de Souza Santos
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Psicologia Institucional
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Fundamentos das Ciências Sociais
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
O Positivismo.
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
IDENTIDADE.
Psicopatologia do Trabalho
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido
PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA EU 29 ANOS, 15 DIAS, TANTOS MINUTO, SEGUNDOS....
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Positivismo Observação e Experiência. Uma reação contra aos grandes sistemas idealistas do século XIX: –Idealismo: Primazia da ideia; O homem é espírito,
Émile Durkheim
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Transcrição da apresentação:

Antonio Carlos Simões acsimoes@usp.br COMPORTAMENTO INSTITUCIONALIZADO: UMA VISÃO SOBRE AS COMPETÊNCIAS HUMANAS ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS. Antonio Carlos Simões acsimoes@usp.br

SOCIEDADE MACROSSISTEMA MACROSSISTEMA MICROSSISTEMA MICROSSISTEMA INSTITUIÇÃO MACROSSISTEMA MACROSSISTEMA GRUPO MICROSSISTEMA INDIVÍDUO MICROSSISTEMA

Eu tenho que...fazer as vontades da instituição senão... Eu tenho que ser produtivo, senão.... Eu tenho que dar exemplo, senão ... “Eu tenho que..” “Eu tenho que...” “Eu tenho que...”

COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI ? A SAÚDE FÍSICA E MENTAL NAS INSTITUIÇÕES SERIA UM ESTUDO REFLEXIVO DOS CONHECIMENTOS - DAS ATIVIDADES TÉCNICAS E RECURSOS PSICOLÓGICOS DA SAÚDE HUMANA E DA “DOENÇA” COMO FENÔMENOS SOCIAIS E COLETIVOS.

RELACIONADOS À SAÚDE DOS INDIVÍDUOS E DAS INSTITUIÇÕES META PENSAMENTO PSÍQUICO EMOCIONAL SOCIAL ORGÂNICO RELACIONADOS À SAÚDE DOS INDIVÍDUOS E DAS INSTITUIÇÕES

O COMPLEXO INSTITUCIONAL ORGANIZAÇÃO SUBJETIVA DO PODER INSTITUIÇÃO INDIVÍDUO A NEGAÇÃO DO DESEJO

IDEAL PRÓPRIO E CONDUTA: - TRANSFORMADA NO ESFORÇO DE REPRODUZIR AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO EXISTENTES E NA REPRODUÇÃO DOS FENÔMENOS IDEOLÓGICOS. SAÚDE PSÍQUICA X SAÚDE MORAL RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DAS NEUROSES – A VISÃO DO SER HUMANO PASSOU A SER OBJETIVADA EM TORNO DAS NECESSIDADES PESSOAIS.

FUNDAMENAL PARA A INSTITUIÇÃO E PARA O FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE SAÚDE MENTAL E MORAL SAUDE MENTAL E MORAL A MORAL NECESSÁRIA E FUNDAMENAL PARA A INSTITUIÇÃO E PARA O FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE EXPRESSÃO PARA FACILITAR O CONCEITO DE INTEGRAÇÃO DO CHAMADO MACRO E MICROSSOCIOPSICOLÓGICO CERTO/ ERRADO É O REPRESENTANTE DA ESTRUTURA MORAL SOCIAL – REFERENCIA PARA A ORIENTAÇÃO DO COMPORTAMENTOS, PENSAMENTOS E ANSEIOS.

“DOENÇA” INSTITUCIONALIZADA DESENHADA PELA ESPECIFICIDADE DAS FUNÇÕES COM O AMBIENTE INSTITUCIONAL PRÁTICAS POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS ESTABELECIDAS PELO PODER MAIOR EM RELAÇÃO AO MENOR AUTORIDADE CONFIGURAM A VERDADE DAS RELAÇÕES QUE ACONTECEM NAS OPERAÇÕES DE AJUSTAMENTO INSTITUCIONAL INDIVÍDUOS GRAU DE AJUSTAMENTO

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL NA MODERNIDADE “QI” “QE” “QS” INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

EVIDÊNCIAS > programado para fazer perguntas < CERÉBRO HUMANO > programado para fazer perguntas < “quem sou eu?” “por que nasci? “ o que torna a vida digna de ser vivida? “PONTO DE DEUS OU MODULO DE DEUS” ACIONA A NECESSIDADE HUMANA DE BUSCAR UM SENTIDO DE VIDA” Espírito de cooperação seria a forma mais elevada de inteligência espiritual

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL EGOCENTRISMO MATERIALISMO INTELIGÊNCIA QUE LEVA O INDIVIDUO A CRIAR SITUAÇÕES NOVAS – A PERCEBER A NECESSIDADE DE MUDAR DE RUMO, DE INVESTIR MAIS NUM PROJETO DE VIDA – DEDICAR MAIS TEMPO À FAMÍLIA (ZOHAR, 2001)

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL LIGADA A NECESSIDADE DO SER HUMANO EM ENCONTRAR UM SENTIDO NA VIDA – CAPACIDADE DE APLICAR, NAS AÇÕES DO COTIDIANO, PRINCÍPIOS E VALORES ESPIRITUAIS COM OBJETIVO DE ENCONTRAR PAZ E TRANQUILIDADE