Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil Papel da Sociedade Brasileira de Matemática Marcelo Viana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
Advertisements

Biblioteca Digital da Memória Técnico-Científica do INPE
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Programa de Pós-Graduação em Física PPG-Física UFRGS Junho de 2010 Sérgio Ribeiro Teixeira (Coordenador) Kepler de S. Oliveira Filho (Coordenador Substituto)
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
A Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos na formação do Engenheiro de Pesca na Amazônia Antonio José Inhamuns – Coordenador do PPG-CIPET Novembro.
GT CORRUPÇÃO Grupo de Trabalho de Combate à Corrupção de Verbas Federais por Municípios C Criado em – 2ª CCR Integrantes: Procuradores Regionais.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação U F B A.
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
II - UFRGS Grupo de Computação Gráfica e Processamento de Imagens Instituto de Informática - UFRGS Outubro 2000.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
II FÓRUM NACIONAL DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA IMPACTO DA AVALIAÇÃO CAPES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE Geraldo Brasileiro Filho.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O CHAMADO TERCEIRO SETOR E O CONTROLE SOCIAL ABONG – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu PRIORIDADES PARA O ANO DE 2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
CAE.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
O PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DA ANJ. O que é ? Programa que reúne as iniciativas de leitura realizadas pelos associados: com prioridade para os alunos.
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
PL 757/2011 Política Nacional de Cultura Viva Contribuições da SCDC/MinC e IPEA set/2012.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
Vagas: Ampliação, preenchimento, e matrículas dos cursos presenciais na UFSC.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Ufrn balanço e perspectivas Seminário Auto-Avaliação da UFRN 24 de agosto de 2006.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
App mobile de voluntariado com Geolocalização
DESAFIO TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM. Madson ferreira Fase 2: apresentação do projeto 15/04/13 GRAVIDAP P.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Aluno: Israel Paulo Araujo Carvalho Mat.: Professor: Luis Sebastião – 2010/02 ESTÁGIO SUPERVISIONADO Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica
Transcrição da apresentação:

Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil Papel da Sociedade Brasileira de Matemática Marcelo Viana

Um pouco de História : Joaquim de Souza (Escola Militar do Rio de Janeiro) final do século 19: Escolas Politécnicas 1934 : Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP 1951 : Criação do CNPq e da CAPES 1952 : Criação do IMPA 1954 : Entrada do Brasil na IMU - União Matemática Internacional 1957 : Primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática 1967 : Lançamento da Escola Latino-Americana de Matemática 1969 : Fundação da Sociedade Brasileira de Matemática

Anos 70 : Primeiro Programa Nacional de Pós-Graduação Início da Avaliação CAPES da Pós-Graduação Expansão do sistema nacional de pesquisa 2002 : Bienal de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática 2002 : Instituto do Milênio IM-AGIMB/INCTMat 2005 : Brasil no grupo IV da União Matemática Internacional 2009/2010/2011 : Colóquios de Matemática das Regiões 2010 : Projeto Klein em Língua Portuguesa 2010 : Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Um pouco de História

Breve panorama atual Cerca de 2 mil doutores em Matemática/Estatística ativos Cerca de 360 Bolsistas de Produtividade do CNPq 51 Membros Titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Matemática 21 Membros Titulares brasileiros da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) na área de Matemática Brasil pertence ao grupo IV da União Matemática Internacional (com Coréia do Sul, Holanda, Espanha, Índia, Polônia, Suécia, Suíça) 14 palestras proferidas por brasileiros no Congresso Internacional de Matemáticos, entre 1962 e 2010, sendo 2 plenárias

Principais áreas de pesquisa Ø Álgebra, Geometria Algébrica Ø Equações Diferenciais Parciais, Análise Funcional Ø Computação Gráfica Ø Geometria Diferencial Ø Matemática Discreta, Combinatórias Ø Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica, Folheações Ø Dinâmica dos Fluidos, Análise Numérica Ø Física Matemática Ø Otimização Ø Teoria da Probabilidade Ø Topologia, Teoria da Singularidade Ø Estatística

Evolução da produção científica Número de artigos de Matemática produzidos no Brasil (fonte: MathSciNet)

Evolução da Produção Científica Percentual dos artigos de Matemática produzidos no mundo (fonte: MathSciNet)

Em 2007 : 45 programas credenciados pela CAPES: 19 Mestrados Acadêmicos 3 Mestrados Profissionais 23 de programas de Mestrado+Doutorado No triênio 2008 – 2010 foram credenciados 13 novos cursos: Doutorado: UEM, UFG, UFPR Doutorado em Associação UFAL+UFBA, UFAM+UFPA, UFCG+UFPB Mestrado Acadêmico UNESP-PP, UFJF, UFMA, UFPI, UFS, FGV Mestrado Profissional em Rede SBM Em 2010 : 55 programas credenciados pela CAPES: 22 Mestrados Acadêmicos 4 Mestrados Profissionais (um dos quais em Rede) 29 programas de Mestrado+Doutorado (3 Doutorados em Associação) Evolução da Pós-Graduação

Classificação CAPES dos programas de pós-graduação Distribuição dos conceitos CAPES

Formação da Pós-Graduação MestresDoutores

Ø Mercado universitário muito aberto: carência de candidatos qualificados. Ø Programas de bolsas pós-doutorais: CAPES, CNPq, FAPs e outras agências. Ø Programas de bolsas no pais e no exterior. Ø Diversas saídas profissionais para o setor não-acadêmico. Mercado de Trabalho

Ø Crescer, para alcançar a dimensão adequada ao desenvolvimento nacional! Ø Melhorar a distribuição no território nacional! Ø Contribuir significativamente para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis! Ø Aumentar a capacidade de formação da pós-graduação (cerca de 120 doutores e 400 mestres/ano atualmente) Ø Continuar diversificando as áreas científicas (teoria dos números, matemática discreta, diversas áreas de aplicações, etc) Ø Expandir a cooperação científica com os países vizinhos Principais desafios

Iniciativas da Sociedade Brasileira de Matemática Ø Publicação de livros e revistas: Boletim da SBM Ensaios de Matemática Eureka! Matemática Contemporânea Matemática Universitária Revista do Professor de Matemática Ø Reestruturação e revitalização da Editora da SBM Parceria com a SBMAC Criação de novas coleções Ø Reestruturação administrativa e informática Loja Virtual Novo website, mais bonito e funcional Espaço do Associado Espaço do Representante de Vendas

Iniciativas da Sociedade Brasileira de Matemática Ø Noticiário Eletrônico Ø Política de apoio à realização de eventos Ø Apoio à participação brasileira em Olimpíadas internacionais Ø Bienal de Matemática: 5 a Bienal – UFPB, João Pessoa, outubro a Bienal – UNICAMP, Campinas, setembro 2012 Colóquios de Matemática das Regiões Centro-Oeste:Campo Grande-MS, outubro 2009 Cuiabá-MT, novembro 2011 Sul:Santa Maria-RS, abril 2010 Norte:Belém-PA, setembro 2010 Nordeste:Aracaju-SE, março 2011 Sudeste:São João del Rey-MG, abril 2011

Iniciativas da Sociedade Brasileira de Matemática Ø Apoio a prêmios matemáticos Prêmio Carlos Gutierrez ICMC/USP-SC Ø Obras Selecionadas dos grandes matemáticos brasileiros Parceria com IMPA e Springer Verlag Primeiro volume: Manfredo P. do Carmos Em preparação: Leopoldo Nachbin e Djairo de Figueiredo Ø Criação do Forum de Pesquisa e Pós-Graduação Ø Atuação política junto de órgãos governamentais (CAPES, CNPq, MEC), em parcerias com SBPC, ABC, e outras sociedades Ø Participação em grandes eventos da ciência nacional Reuniões da SBPC Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia

Iniciativas da Sociedade Brasileira de Matemática Ø Revitalização das Secretarias Regionais Objetivo – presença da SBM em todas as unidades federativas e em todas as cidades com pós-graduação em Matemática Projeto Integrando a Amazônia Parceria com 8 universidades federais da Regão Norte e todos os programas conceitos 6 e 7 Projeto Klein em Língua Portuguesa Parceria com SBEM, SBMAC, SBHMAT, OBMEP e a Sociedade Portuguesa de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)

Muito importante: A Sociedade Brasileira de Matemática precisa de você: Associe-se à SBM! e beneficie de descontos na compra de livros descontos na participação em eventos informações e notícias atualizadas além de participar no esforço nacional em prol da Matemática brasileira. Formulário online em